A área de tecnologia nos últimos anos avançou de forma significativa e mudou completamente o comportamento e a vida das pessoas. Na última década, por exemplo, as coisas se transformaram muito rápido. Em 2009 as empresas estavam com foco em mineração de dados, colaboração virtual e tecnologia de busca. Hoje as empresas estão voltadas para internet das coisas, machine learning, inteligência artificial, entre outros avanços.

Mas, afinal, o que é Inteligência Artificial? O termo pode até causar a princípio um certo estranhamento. No entanto, esta tecnologia já faz parte do cotidiano e inovou a forma como as pessoas compartilham dados e tomam suas decisões

Os estudos sobre o tema e o desenvolvimento da área começaram após a Segunda Guerra Mundial. Alan Mathison Turing – hoje considerado o pai da computação – escreveu na época o artigo Computing Machinery and Intelligence. Ele disserta em sua publicação sobre como as máquinas podem desenvolver comportamento e habilidades semelhantes aos seres humanos.

Ele propõe um jogo denominado “Teste de Turing”. O objetivo é descobrir se a inteligência artificial é capaz de fazer o sujeito acreditar que máquinas podem ser pessoas. Em um diálogo entre um computador e um ser humano, os participantes determinam quais são as falas produzidas por computação e quais são as respostas humanas.

O filme “Jogo da Imitação” foi produzido em 2015 e é baseado na vida de Turing. A película mostra como ele liderou um grupo da inteligência britânica com o objetivo de decifrar códigos da máquina “Enigma” pertencente aos nazistas.

Você se interessa pela área de tecnologia, estatística avançada, programação e inteligência artificial? A Faculdade Metodista Centenário/ Campus EAD oferece o primeiro Curso Superior em Ciência de Dados e Big Data do Brasil. Uma grande oportunidade para quem deseja atuar em uma área nova e muito promissora.

Leia também