Em um mundo globalizado, onde rapidamente novas informações surgem de todos os lugares, estar atualizado se tornou um pré-requisito para acompanhar as rodas de conversa e, principalmente, para o ambiente profissional.

Os dispositivos móveis e as novas tecnologias facilitaram o acesso a informação, embora em muitos momentos causem excessos que podem gerar vários problemas. Mas deixemos isso de lado, pelo menos por agora: hoje o nosso foco é tratar de como podemos nos manter atualizados – característica fundamental de profissionais que se destacam – de forma natural.

Para te ajudar a se manter atento às novidades, listamos algumas dicas para otimizar o seu tempo de forma prática e direcionada. Antes de continuar, um aviso: você não precisa (e nem possui condições) de saber tudo sobre tudo.


Sua rotina

A primeira dica é fazer com que as informações façam parte do seu cotidiano. Você pode, por exemplo, ler um livro ou acompanhar as notícias via internet enquanto se desloca até o trabalho (se você não fizer isso dirigindo, é claro).

Recursos on-line

Se a sua vida é muito corrida, existem recursos que enviam no seu e-mail, toda manhã, um resumo com as principais notícias do dia anterior – a partir disso você pode se aprofundar nos temas de maior interesse.

Redes Sociais

Outra possibilidade é otimizar o feed das suas redes sociais, optando por seguir páginas ou pessoas responsáveis por postagens que irão te acrescentar informações relevantes.  Desta forma, aquele período no qual você está “relaxando” nos canais digitais também será parte importante da sua constante atualização.

Conversas informais

Saindo do mundo digital, não podemos deixar de considerar as conversas informais com outras pessoas da área. É trocando experiências que fortalecemos laços, conceitos e entendimentos.

Capacitação

Por último, mas não menos importante, ficam aquelas dicas já conhecidas: cursos livres, pós-graduações, palestras e participações em eventos, que são fundamentais para sua reciclagem e possibilitam contato com o que há de mais novo dentro dos temas da sua área.

Gostou das dicas? Assine a nossa newsletter e receba as nossas novidades diretamente no seu e-mail.

Leia também