Logística é uma atividade muito antiga, porém, aqui no Brasil, até 1994, não era tão comum muito por conta da inflação recorrente.

Sim! Esta influenciava nos processos logísticos, uma vez que havia muita oscilação de preços e os produtos não paravam tanto nos estoques e prateleiras dos depósitos e supermercados.  A intenção do consumidor era estocar produtos para garantir bons preços. Mas você sabe qual a finalidade desta função?

É importante entender que é uma ciência, e que estuda os processos, disponibiliza as ferramentas para otimizar a entrega de um produto ou serviço no local, tempo, condições e quantidades ideais, tornando o processo mais efetivo, eficaz e econômico. Contribui para aumentar o lucro das organizações e torna-se mais vantajoso para o cliente final. Todos ganham. Por isso é uma atividade tão necessária e relevante.

O ideal é que todo material que entra e que sai da empresa tenha o acompanhamento de um profissional e ferramentas da área. O processo da cadeia de suprimentos vai desde a compra, aquisição de materiais, estocagem de produtos e insumos, planejamento de produção, transportes e distribuição.

O profissional de Logística pode atuar em três áreas macro:

  • Entrega do Produto;
  • Transformação (resumidamente, tecnologia avançada aplicada em processos logísticos);
  • Distribuição e transporte do produto.

Que podem ser subdivididos em indústria com processos de armazenagem, gestão de estoque, planejamento de produção, distribuição, projeto de rede de distribuição e transportes, fornecimento de serviços logísticos e transportadora.

Além das competências técnicas, o profissional precisa desenvolver também algumas habilidades comportamentais. Capacidade de liderança, de adaptação, de negociação, de planejamento e organização, trabalho em equipe, inovação, habilidade para empreender novos negócios, desenvolvimento em comunicação, capacidade de gerenciar recursos escassos e valiosos, raciocínio lógico, senso de justiça, responsabilidade social e ética completam o perfil do profissional.

Se identificou com a função?

Inscreva-se no vestibular, acesse: https://vestibularcentenario.com.br/

 

Leia também