Você sabe o que são os bullet journals? Apesar do nome diferente, eles não são nada mais do que cadernos que podem ser utilizados como lista de tarefas, agenda, diário e rascunho. Segundo o criador deste método, o designer Ryder Carroll, o bullet journal é uma forma de “acompanhar o passado, organizar o presente e preparar o futuro”. O bullet pode ser montado de forma simples, apenas com textos, ou de forma mais artística, com ilustrações, stickers, etc.

A estrutura básica consiste em algumas seções:

  • Índice – Como em um livro, no índice você deve indicar os temas e páginas onde se encontram.
  • Legenda – Como a proposta é a agilidade, você pode utilizar legendas para marcar, por exemplo, tarefas canceladas, tarefas mais importantes, tarefa a fazer, etc.
  • Log do futuro – Essas páginas reúnem compromissos, afazeres e metas de um futuro próximo especificados por mês.
  • Log mensal – Nele você coloca todos os dias do mês para ter uma visão geral de seus compromissos, de forma mais específica.
  • Logs diários – Nessa parte, você registrará por dia as tarefas feitas, as tarefas que serão passadas para o dia seguinte, utilizando as legendas planejadas anteriormente.
  • Collections – Essas são as páginas extras que você pode mesclar com seus logs diários. Você pode inseri-los em qualquer momento e, depois, anotar no índice as páginas onde estão.

Como usar o bullet journal para estudar?

Agora que você já sabe como é a base de um bullet journal, chegou a hora de aplicar às suas necessidades. Para quem estuda, ele pode ser uma boa ferramenta de planejamento, pois é totalmente customizável e não tem as limitações de uma agenda comum.

No log do futuro, anote todos os meses em que tem provas, entregas de trabalho, avaliações, etc. Isso ajuda a ter uma visão ampla dos prazos importantes de estudos.

Em seus logs mensais, defina os dias para todos os temas que quer estudar. Especifique bem cada matéria a ser estudada para não se perder em meio a todos os estudos. Não esqueça de anotar as datas de entrega de trabalhos e provas.

Também é um bom momento de registrar no log diário quais disciplinas estudou, os temas que ficaram para o dia seguinte, etc. Use os collections para fazer listas com conceitos que precisam de reforço e anotações importantes sobre os temas.

Lembre-se: o bullet journal é seu e deve atender às suas necessidades. Customize da melhor maneira para você e bons estudos!

Se você gostou deste post, assine nossa newsletter e receba muito mais informações no seu e-mail!

Leia também