Aquele período que você destina a estudar sozinho, em casa, em uma biblioteca ou outro lugar reservado, é fundamental para assimilação e aprofundamento do conteúdo visto em sala de aula.

A disciplina nessa prática, sobretudo quando consideramos as tantas distrações disponíveis nos dias de hoje, torna-se um desafio para todos nós. Ainda assim, diversas pessoas bem-sucedidas apontam como fundamental o estudo sozinho.

Listamos quatro dicas fundamentais para te ajudar a melhorar o seu rendimento e produtividade durante o tempo de estudos:

Não se limite a ler

A possibilidade de você fixar o conteúdo apenas lendo é menor do que quando utiliza recursos como fichamentos, marcações e resumos. Prepare caneta, papel, marcador de texto, post-its. Não seja econômico com recursos que podem te ajudar.

Revise a matéria

Não acumule o conteúdo visto em sala de aula por muito tempo. Se possível, poucas horas depois já estude aquilo que foi ministrado pelo professor. Você vai ter fresco na sua memória detalhes que podem ser esquecidos com o passar dos dias.

Desligue o celular

Talvez esse seja o grande desafio da nossa geração. Se desconectar das distrações eletrônicas enquanto estuda pode fazer a diferença na efetividade do seu tempo de estudos. Por isso, foco no conteúdo e distância do celular!

Local e rotina organizada

Ter um local organizado, limpo e confortável é mais um recurso que pode contribuir com o sucesso da sua preparação. Um horário definido para estudar também pode evitar problemas com a sua rotina e otimizar a sua produção.

E você, o que faz para se concentrar nos estudos? Essas dicas funcionam tanto para alunos do ensino superior quanto para quem ainda quer entrar em uma universidade. Se está no segundo grupo, conheça os nossos cursos e faça agora a sua inscrição!

Leia também