O Curso de Bacharelado em Turismo, iniciou suas atividades no ano de 2000. Em maio de 2004 obteve conceito máximo no reconhecimento de curso pelo Ministério da Educação – MEC. Em 2006, por ocasião do Exame Nacional de Avaliação do Desempenho Estudantil, o ENADE, obteve 4 no índice de valor agregado, ficando acima da média nacional. É marca do curso oferecer as condições para que o/a estudante aprenda a planejar, empreender e administrar a atividade Turística e Hoteleira, bem como seus principais produtos. Através do conhecimento de áreas como Hospitalidade, Lazer, Alimentos e Bebidas, Transportes, Eventos, Marketing e Gestão, o/a estudante é habilitado a entender as relações sociais, econômicas, políticas, culturais e ambientais que influenciam o contexto da atividade Turística e Hoteleira e a atuar de forma crítica e estratégica no mercado de trabalho.
O objetivo geral do bacharelado em Turismo é formar um profissional apto a atuar em um mercado altamente competitivo e em constante transformação, cujas opções possuem um impacto profundo na vida social, cultural, econômica e ambiental das sociedades onde são desenvolvidas.
O curso tem como função preparar o/a estudante para o planejamento e a gestão da atividade, com um programa curricular que oportuniza não somente assimilar rotinas de trabalho, mas principalmente as relações humanas e ambientais envolvidas entre aqueles que viajam e aqueles que recebem visitantes. Para isso, estabelece uma relação de ensino e de aprendizagem aliando teoria e prática a partir da realidade atual, valorizando de forma crítica o conhecimento e priorizando desenvolvimento de uma sociedade melhor.
Conheça a infraestrutura:
PERFIL DO EGRESSO
Conforme orientações da Resolução CNE/CES nº 013/2006, e as políticas norteadoras das práticas pedagógicas da Instituição, o Curso de Turismo proporciona a formação de um profissional apto a compreender as questões científicas, técnicas e sociais relacionadas com o mercado turístico.
Considerando a visão da dinâmica social, o perfil desejado do egresso é de um profissional ético, com postura crítica e autocrítica, que priorize o respeito às diferenças, o compromisso com a cidadania e solidariedade nas relações coletivas de trabalho. No que tange aos aspectos técnico-científicos é desejado do egresso uma postura autônoma e criativa em relação aos métodos de trabalho, inovação na aplicação dos conhecimentos como fundamentos ao exercício da liderança.
Em conformidade com as bases filosóficas da educação metodista, o Curso de Turismo propõe-se a formar um/a profissional que seja capaz de desenvolver atividades como empreendedor/a, gestor/a ou consultor/a com forte cunho na responsabilidade socioambiental e em políticas de inclusão nas seguintes áreas:
- Agenciamento e operação de viagens;
- Gestão de meios de transporte turísticos;
- Planejamento, organização e execução de eventos;
- Planejamento e gestão de meios de hospedagem;
- Animação turística e lazer;
- Gestão de serviços de alimentação;
- Planejamento e organização do Turismo;
- Gestão e comercialização de produtos turísticos;
- Treinamento e desenvolvimento de recursos humanos para o Turismo.
Na concepção deste Curso, as áreas supracitadas são consideradas linhas mestras para atuação do/a bacharel/a em Turismo, entretanto é previsto que podem se extrapolar em virtude da complexidade e condição sistêmica do fenômeno turístico.
Principais Atividades:
- Missão Internacional Anual;
- Projeto Usina do Turismo;
- Semana Acadêmica do Turismo - Seminário Científico;
- Parcerias com instituições internacionais;
- Fomento à pesquisa, à extensão e à produção acadêmica;
- Participação efetiva em eventos e projetos de sustentabilidade turística;
- Utilização da agência escola IPATUR;
- Parcerias publico-privadas;
- Operação dos principais sistemas de distribuição turístico-hoteleiros (SABRE, Quéops);
- Saídas de campo periódicas;
- Fomento à realização de estágios curriculares e estágios não-obrigatórios nas principais organizações turísticas (Agências de Turismo, Hotéis, Eventos, Restaurantes e Secretarias de Turismo) de Porto Alegre e região.
ATOS AUTORIZATIVOS
Criação do Curso
Portaria Nº 181, de 23 de fevereiro de 2000.
DOU Nº 39-E, de 24 de fevereiro de 2000.
Reconhecimento
Portaria Nº 1.711, de 19 de maio de 2005.
DOU Nº 96, de 20 de maio de 2005.
Última Renovação de Reconhecimento
Avaliação
Enade: 3 / CPC: 3. Entenda as notas
Nº de Vagas Ofertadas: 80 Anuais
Mensalidade: consulte o valor na Central de Atendimento ao Calouro
IMPORTANTE: Os cursos podem ter aulas aos sábados ou em horários alternativos para o devido cumprimento da carga horária. As aulas e as atividades dos cursos poderão ocorrer, nos endereços da Unidade Central IPA, na Rua Coronel Joaquim Pedro Salgado, Nº 80 e na Rua Dr. Lauro de Oliveira, Nº 71 (Unidade Central IPA/Americano).