Proposta Educacional
A proposta educacional da Educação Metodista é norteada pelos conceitos e pressupostos estabelecidos pela Igreja Metodista, no cumprimento de sua missão educacional.
As Diretrizes para a Educação da Igreja Metodista (DEIM), consolidadas no Concílio Geral de 1982, ditam os princípios do Projeto Institucional/Administrativo/Pedagógico, cujas atividades e métodos devem concretizar:
- O papel social de nossa Instituição na perspectiva dos valores cristãos;
- O compromisso com o avanço técnico - tecnológico na perspectiva da ética;
- A discussão crítico - criativo dos processos e produtos administrativos e pedagógicos;
- A prática da participação efetiva dos envolvidos enquanto co-colaboradores;
- O redimensionamento no tempo e espaço de intenções e objetivos;
- A abertura à pluralidade das diferenças;
- O compromisso com as lutas solidárias em favor da justiça e do direito dos excluídos;
- A vocação a que todos fomos chamados: oposição a todos os sinais de morte em favor de todos os sinais de vida individual e coletiva.
Nesse sentido, a instituição desenvolve uma educação comprometida com a “formação melhor qualificada nas suas diversas fases, possibilitando às pessoas o desenvolvimento de uma consciência crítica e seu compromisso com a transformação da sociedade”, através do propósito de que “toda prática das instituições se caracterizará por um contínuo aperfeiçoamento no sentido de democratizar cada vez mais as decisões”. (DEIM, 1982).