Você sabia que o trabalho voluntário é muito bem visto por recrutadores? Durante os processos seletivos, muitos líderes dão preferência a candidatos que já realizaram trabalho comunitário. Esse tipo de experiência mostra que o profissional está engajado em causas sociais, tem habilidades práticas e sabe trabalhar com outras pessoas.

Além disso, de acordo com o estudo “Doing good is good for you”, da United Health Group, o trabalho voluntário reduz níveis de estresse e melhora o humor. Além, é claro, de ajudar a comunidade e fazer do mundo um lugar melhor.

Mas como eu posso atuar como voluntário?

Muitos jovens, ainda no ensino médio ou no início da faculdade, pensam que não têm nada a oferecer em um trabalho voluntário, mas isso não é verdade. Os projetos sociais, sobretudo os menos conhecidos, precisam do auxílio de voluntários com tarefas simples, que não requerem conhecimentos específicos.

Por exemplo, se você sabe utilizar as redes sociais, ainda que de forma básica, pode auxiliar um projeto a divulgar o trabalho on-line e conquistar mais abrangência. Se você gosta de esportes, pode organizar um pequeno time de futebol, vôlei ou basquete para inclusão de crianças e adolescentes.

Ou, ainda, pode ajudar na arrecadação de fundos, por telefone ou pessoalmente, auxiliar na triagem de doações, ensinar artesanato ou atuar na administração do espaço. O mais importante é ter vontade de ajudar e disposição para o trabalho!
Converse com familiares, amigos e vizinhos para descobrir projetos próximos de você que possam garantir boas oportunidades. Além disso, o site Parceiros Voluntários reúne vagas para voluntários em diversos lugares do País, em áreas diferentes.

Extensão

Os estudantes de graduação da Fames também participam de projetos sem fins lucrativos muito legais: são os projetos de extensão. Clique aqui e confira mais sobre cada um deles!