Se o seu objetivo é ingressar com o pé direito no ensino superior, em uma boa universidade e no curso que sempre sonhou, ir bem no Enem será o primeiro passo para o sucesso. Afinal, essa prova é o principal critério de seleção utilizado pelas melhores universidades do país.

Por isso, no post de hoje, selecionamos sete dicas para que você possa se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio. Confira!

1. FAÇA UM PLANEJAMENTO

Estudar sem planejamento é como sair em busca de um tesouro sem um mapa. O tempo é limitado até o dia da prova e a quantidade de conteúdo é extensa.

Portanto, o primeiro passo para um bom planejamento é montar um cronograma de estudos. Nele, você manterá registrado tudo o que precisa ser estudado, sem perder de vista o tempo disponível até o dia do exame. Além disso, essa estratégia deve auxiliá-lo a:

  • aprender tudo o que precisa antes do Enem;
  • evitar o estresse e a ansiedade, prejudiciais na vida de qualquer estudante;
  • calcular a quantidade de horas que estudará por dia;
  • estipular um tempo livre ao longo da semana para relaxar.

Fazer uma boa gestão do seu tempo antes do Enem colocará você à frente dos demais candidatos e otimizará a sua aprendizagem.

2. AUMENTE O SEU AUTOCONHECIMENTO

Existem algumas competências em nossa vida que não podem ser encontradas apenas em livros.

Conhecer a si mesmo, por exemplo, exige bastante reflexão acerca de questões como aspirações, desejos, sonhos e medos. É um trabalho árduo, mas que pode auxiliá-lo em sua jornada de estudos e êxito ao realizar o Enem.

Veja algumas áreas que podem ser beneficiadas ao trabalhar o autoconhecimento:

ESCOLHA CONSCIENTEMENTE O CURSO

Muitos jovens optam por um curso de graduação por influência da família, pela comodidade de estudar perto de casa ou tantos outros fatores que podem afastá-lo da sua vocação.

Ao longo da sua preparação para o Enem, você terá tempo de sobra para acessar portais de informação, conversar com profissionais das suas áreas de interesse, refletir bastante sobre a sua decisão e investir na escolha de um curso que realmente tenha significado para você!

REALIZE COM TRANQUILIDADE UMA PROVA TÃO EXTENSA

Investir em autoconhecimento pode ajudar você a manter a tranquilidade necessária para realizar uma prova extensa como o Enem!

Relaxe, aprenda a controlar a sua ansiedade, medos e outros desconfortos que possam tirar a sua concentração na hora da prova.

Ao estudar, procure sair da sua zona de conforto, estipule tempo ao realizar questões anteriores, simule possíveis imprevistos que podem ocorrer no dia da prova e treine a sua mente para não cair em nenhuma armadilha durante o teste.

3. RESERVE UM TEMPO PARA O DESCANSO

Claro que é importante se dedicar ao máximo para conseguir a tão sonhada vaga na universidade, mas tão importante quanto estudar é descansar. O relaxamento traz diversos benefícios, entre eles a maior memorização do conteúdo e o foco maior quando se retomam os estudos.

Use esse momento para realizar atividades físicas — além de fazerem bem para o físico, dando mais resistência a quem pratica, elas estimulam as atividades cerebrais. Você verá que, após o período de descanso adequado, tudo fluirá de maneira mais favorável e, com certeza, o seu aproveitamento será melhor.

4. CONTE COM A AJUDA DOS AMIGOS

Uma maneira de se preparar para a prova que virá é convidar os amigos e formar grupos de estudos. Como cada pessoa tem as suas habilidades, ficará mais fácil tirar dúvidas e entender aqueles conteúdos que são mais difíceis.

Esses grupos também são fontes de motivação, já que todos ali terão como objetivo central passar no vestibular. Aproveite essas reuniões para fazer revisões e até mesmo trocar ideias sobre os possíveis temas da redação e discutir sobre o assunto. Conhecer outros pontos de vista o ajudará a se expressar melhor.

5. FAÇA SIMULADOS

O conteúdo que é cobrado no Enem não costuma mudar de um ano para outro. Basicamente, você terá que interpretar textos, fazer cálculos, saber algumas fórmulas químicas e físicas, além de entender sobre história, geografia e sociologia. Por isso, vale a pena dar uma boa olhada nas provas aplicadas em anos anteriores.

Ao fazer isso, você terá uma noção melhor dos conteúdos mais cobrados e poderá priorizar o estudo das matérias com as quais tem mais dificuldade.

Logo, fazer simulados frequentemente contribuirá para o seu aperfeiçoamento e para maior familiaridade com a prova. Você ainda consegue treinar para o dia e saber o tempo médio gasto em cada questão, além de testar o seu aprendizado para manter o foco nos pontos de maior dificuldade.

6. ATUALIZE-SE

Estudar apenas as matérias tradicionais do exame não é garantia de sucesso na prova. Elas ajudam bastante, mas não são o único conteúdo que deve ser visto.

Vários textos de interpretação e a redação são embasados em temas atuais. Logo, é importante estar atento às notícias sobre política, economia e sociedade em geral.

Aproveite para pesquisar mais profundamente sobre os temas que têm aparecido nos noticiários com frequência. As chances de serem tema da redação ou fazerem parte de textos interpretativos são bem grandes.

E, mesmo que eles não apareçam na prova, o seu pensamento crítico será desenvolvido e você conseguirá escrever com mais propriedade o seu texto.

7. PRATIQUE E DESENVOLVA AS SUAS HABILIDADES

Parece óbvio, mas praticar uma habilidade é a melhor estratégia para alcançar a perfeição. Saber estudar é uma capacidade a ser desenvolvida e, assim que começar a praticar questões de provas anteriores e desenvolver a sua escrita para o momento da tão temível redação, você se sentirá confiante para enfrentar o dia do exame.

Por isso, vale a pena conferir algumas dicas práticas para quem deseja se preparar com eficiência para o próximo Enem:

  • não fique apenas na teoria. Após assimilar algum conteúdo, pratique-o por meio de questões de provas anteriores. Assim, perceberá na prática o que aprendeu e elencará os seus pontos fortes e fracos;
  • grandes escritores afirmam que escrevem todos os dias. É a prática constante que colabora na construção da excelência. Escrever não se trata apenas do correto uso da língua, mas do domínio de técnicas de argumentação, organização de ideias, além de coesão e coerência. E é justamente esse tipo de habilidade que o Enem espera dos candidatos. Escreva diariamente e aprimore a sua redação;
  • interprete textos de todos os gêneros e saiba extrair das entrelinhas tudo o que puder ajudá-lo a encontrar o sentido do conteúdo. Treine também a sua interpretação, leia bastante e certamente você será capaz de arrasar no dia da prova;
  • cronometre o tempo da redação. O ideal é que ela não dure mais de uma hora e meia. Assim, você terá tranquilidade para realizar os exercícios que faltam e ainda poderá fazer uma revisão detalhada do que foi escrito. Ao desenvolver essa técnica, no dia da prova você estará mais tranquilo;
  • faça revisões dos conteúdos. Use técnicas de memorização, como cartões com palavras-chave e resumos — eles o ajudarão a fixar melhor o que foi aprendido, além de esclarecerem os pontos de dúvidas das matérias mais complexas.

Gostou das nossas dicas para se preparar e ir bem no vestibular? Então, agora é com você: conheça mais sobre a Faculdade Metodista e venha estudar com a gente!

Leia também