Editora Metodista lança seis livros durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo
07/08/2018 17h51 - última modificação 08/08/2018 14h05
Responsável pelas produções editorais das instituições da Educação Metodista, a Editora Metodista lançou no último sábado (4), durante a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, seis livros produzidos a partir de pesquisas científicas realizadas em programas de pós-graduação.
Três livros são de autoria de pesquisadores do Mestrado em Reabilitação e Inclusão do Centro Universitário Metodista IPA, enquanto as outras três obras são resultado de pesquisas ligadas aos programas de pós-graduação em Comunicação Social, Educação e Psicologia da Saúde, todos da Universidade Metodista de São Paulo.
O editor executivo da Editora, Sérgio Tavares, destacou a importância do momento. “Voltamos a publicar trabalhos de alunos e professores. Estar na Bienal Internacional do Livro de São Paulo traz uma grande projeção. Esperamos que o trabalho deste ano seja uma ponta de novas publicações e participações para os próximos anos”, disse. Tavares também revelou a intenção de lançar obras anualmente, especialmente em versões digitais.
Centenas de pessoas passaram pelo local e prestigiaram os lançamentos, realizados no estande da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU), que conta com um espaço exclusivo para os títulos da Editora Metodista. Os livros seguem expostos e serão comercializados até o final da Bienal, no dia 12 de agosto.
O que disseram os autores
"Meu livro foi lançado na Feira do Livro de Porto Alegre e já foi um evento muito importante. Estar na Bienal é o auge da carreira de uma escritora. Eu me sinto muito orgulhosa, porque essa obra construída com mais dois autores foi muito importante para a área de inclusão acadêmica e, com certeza, vai ajudar universidades e professores com deficiência a se inserirem melhor no mercado de trabalho".
Mariana Pinkoski de Souza
Autora do livro Ações Inclusivas na Academia: professores universitários com deficiência (IPA)
"Interessei-me em pesquisar histórias de vida de mulheres que dedicam seu trabalho para cuidar de outras pessoas. Lançar o livro na Bienal está sendo muito importante, porque é uma honra contar a história de mulheres e eu vejo que a história delas chegou até aqui. É algo que me afeta, me importa e me mobiliza. Mais do que isso, é a visibilidade para um maior número de pessoas. Quando entrei aqui me emocionei bastante e pensei em todas as pessoas que estão comigo e nas que eu consegui traduzir suas histórias, muitas vezes de sofrimento e superação".
Eliane S. Gonçalves Gibikoski
Autora do livro Mulheres cuidadoras: histórias de vida em um cotidiano institucional (IPA)
"O livro vem na área de Educação Física e da Psicologia do Esporte. Basicamente ele busca colocar em questão as situações do esporte na infância, que possui grande relevância social. Entretanto, a gente encontra uma série de demandas que devem ser melhor discutidas pelos professores, principalmente em relação as projeções psicológicas que os pais fazem sobre os filhos. Os treinadores esportivos muitas vezes esquecem que trabalham com crianças, dando ênfase a competição. Isso gera uma série de demandas em relação ao desenvolvimento motor, emocional e psicológico. A relevância de trazer para a Bienal do livro é fazer com que mais pessoas no país possam discutir esse tema e trazer essa problematização, que é um fator muito importante".
Daniel Andrade Geraldi
Autor do livro Programa Esporte-Educação: intervenções pedagógicas, educacionais e psicossociais para as aulas de Educação Física e Escola de Futebol (IPA)
"Eu queria agradecer a Editora Metodista por publicar o livro do Programa de Pós-graduação em Educação. Isso partiu de uma iniciativa dos professores do próprio Programa e nós queremos fortalecer o corpo docente. Nossa equipe é concisa, unida e dedicada. Esse é o nosso primeiro livro e a expectativa é lançar obras anuais. Estar na Bienal é um sonho de todos nós; isso traz uma relevância para o meio acadêmico e intelectual. Não teria um lugar melhor para lançar o livro".
Patrícia Margarida Farias Coelho
Co-autora e co-organizadora do livro Educação em pauta: múltiplos olhares (Metodista)
"A proposta do livro é bastante ampla: identificar, caracterizar e analisar as principais iniciativas de inovação e comunicação no Brasil e as relações dessas iniciativas com o ecossistema brasileiro de inovação. Ao todo foram pesquisadas 22 organizações, entre empresas de mídia, startups, fundos de investimento e organizações de fomento à inovação. É uma satisfação enorme lançar o livro na Bienal. Achei maravilhoso o número de pessoas e a troca entre leitores e autores".
Lucas Vieira de Araújo
Autor do livro Inovação em Comunicação no Brasil (Metodista)
"O livro que o professor Manoel e eu escrevemos tem uma grande importância no contexto da educação por pensar na necessidade da criança conviver com os seus pares para poder se desenvolver e superar problemas como dificuldades de aprendizagem. Nesse livro pretendemos discutir a partir de uma experiência real de intervenção, na qual as crianças discutiam e refletiam, por meio de situações-problemas e de jogos. Lançá-lo na Bienal atrai um público de fora da Universidade, principalmente de professores, que são o nosso público-alvo e fazem a diferença. Podemos disseminar esse conhecimento que sai da academia e pode ir para o dia a dia das escolas".
Camila Tarif Ferreira Folquitto
Co-autora do livro Trajetórias de desenvolvimento socioemocional de crianças: experiência grupal na escola (Metodista)
Confira as fotos dos lançamentos dos livros: