Dezembro Vermelho
por Caroline
—
última modificação
06/12/2016 15h19
Entenda mais sobre uma das doenças que mais matam no mundo
06/12/2016 15h19
O Centro Universitário Metodista - IPA divulga a campanha Dezembro Vermelho, com o objetivo de conscientizar a população sobre uma das doenças que mais matam no mundo. O principal intuito da campanha é informar sobre sintomas, perigos e formas de contágio e prevenção da AIDS, além de combater o olhar preconceituoso sobre os portadores da doença.
Em 1987, a ONU criou esta campanha e, em 1991, a fitinha vermelha surgiu com artistas de Nova York, para lembrar a luta contra a AIDS e transmitir compreensão, solidariedade e apoio aos portadores do vírus HIV. No Brasil, o projeto foi adotado em 1988, pelo Ministério da Saúde.
Transmissão: O vírus pode ser transmitido através de relações sexuais sem proteção; compartilhamento de seringas contaminadas; e de mãe para filho durante a gestação ou amamentação.
Prevenção: Utilizar seringas e agulhas descartáveis; Sempre fazer o uso do preservativo durante as relações sexuais; Mães contaminadas pelo vírus devem usar antirretrovirais (medicamento para impedir a multiplicação do vírus no organismo) durante a gestação.
Tratamento: O tratamento da Aids é feito com medicamentos antirretrovirais que são fornecidos gratuitamente pelo SUS. Estes medicamentos combatem o vírus e fortalecem o sistema imunológico, mas não curam pois a cura ainda não foi descoberta.
registrado em:
home