Notícias
Egresso de Administração é aprovado no mestrado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Os docentes do Centro Universitário Metodista – IPA não apenas capacitam, mas também inspiram estudantes de todos os cursos de graduação. Para Arthur Gehrke Martins Andrade, de 27 anos, a dedicação e conhecimento dos professores em sala de aula resultou no desejo de prosseguir na carreira acadêmica. Hoje, aprovado no Mestrado em Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Andrade relembra que os trabalhos e atividades realizados na graduação o auxiliaram a desenvolver suas capacidades.
“Ao longo do curso, pretendendo vencer a timidez e me aprimorar na maneira de me expor verbalmente, busquei me preparar para cada apresentação de trabalho, fazendo delas uma oportunidade de testar a carreira que já tinha em mente. Dessa forma adquiri o vício da leitura e o gosto por estudar e apresentar trabalhos. Já no final da graduação tive a oportunidade de publicar um artigo com o trabalho de conclusão de curso (TCC) que havia escrito; experiência essa que me deixou convicto acerca de seguir profissionalmente para a linha acadêmica”, relata o egresso que se formou em Administração em 2016.
No mestrado, Andrade se dedicará ao estudo da inserção de jovens formados em pedagogia do Rio Grande do Sul no mercado de trabalho. Apesar de ter alterado a linha de pesquisa da graduação, o estudante afirma que o desenvolvimento do projeto final do IPA foi fundamental para sua aprovação: “O aprendizado obtido durante a realização do TCC acerca dos diversos fatores comportamentais existentes, e, principalmente, o aperfeiçoamento de minha escrita acadêmica foram de extrema importância para conseguir a aprovação no processo de seleção da UFRGS”.
A escolha da universidade onde daria continuidade aos estudos não foi difícil, já que além da qualidade da UFRGS em si, o programa de pós-graduação em Administração possui excelente avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com nota 5, em escala que vai até 7.
Pronto para essa nova etapa, o mestrando agradece aos docentes e colegas do IPA por todo o aprendizado proporcionado ao longo desses anos. “Os professores são de fácil acesso aos alunos e permitiam que os mesmos sempre obtivessem feedbacks relativos aos seus trabalhos entregues e apresentados, o que diversas vezes me motivou em razão dos elogios recebidos. No final do curso tive ainda a oportunidade de publicar em duas revistas acadêmicas o meu TCC, por contar com o incentivo e ajuda de diversos professores, principalmente com o meu orientador, professor Carlos Artur Lencini, o qual revisou o trabalho diversas vezes”, conclui.
Projeto Internacionalização
A coordenadora do curso de Administração do IPA e Conselheira Regional de Administração, professora Lourdinha Guimarães, participou da Missão Internacional Alemanha - CeBIT 2017 e do 1º Seminário Internacional de Gestão Pública - SEIGESP sobre novas Tecnologias de Comunicação e Informação, realizados entre os dias 21 e 25 de março.
A experiência possibilitou a professora pensar na internacionalização do curso de Administração do IPA e assim estender a experiência aos alunos e egressos do curso.
Colação de grau - Formandos de Administração
Na última quinta-feira, dia 30 de março, aconteceu a colação de grau em gabinete do curso de Administração do IPA.
Os formandos são Eduardo Novaes Moscao Pinto, Osias de Oliveira, Franciely Jardim Vianna, Gabriel Almada Bragagnolo, Mônica Smith, Andreia Josiane Camargo Alves, Fernanda de Lima Cerolini, Daniel Fantinel da Silva e Luis Carlos Prestes Torres.
Eduardo Novaes Moscão Pinto foi homenageado como aluno destaque, premiação dada pelo Conselho Regional de Administração ao estudante que possui a melhor média. Eduardo recebeu o prêmio da coordenadora do curso, professora Lourdinha Guimarães.
Aula externa de Comportamento do Consumidor
Na foto, as turmas de "Comportamento do Consumidor" dos cursos de Administração e Publicidade e Propaganda.
A proposta é gerar impacto na comunidade acadêmica, falando a respeito de consumo.
Aprender e ensinar de uma forma diferenciada - sala de aula externa!
#repenseseuconsumo #somosIPA #somosMULTI #somosadmipa
Alunos de Administração visitam Conselho Regional de Administração
Estudantes do curso de Administração do IPA visitaram o Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul.
Os alunos foram recebidos pela Fiscal Administrativa Angela Pinto, que explanou aos universitários sobre a importância da profissão e a segurança jurídica que envolve o registro profissional para os futuros administradores.
A visita, que foi realizada por meio da disciplina de Consultoria Empresarial, proporcionou aliar teoria à prática.
Café com a Reitora
A segunda edição do "Café com a Reitora", foi realizada na quinta-feira, dia 6 de abril, às 16h30, na sala A003 da Unidade Central do IPA.
Neste dia, o bate-papo da reitora, professora Dra. Anelise Coelho Nunes, foi com os representantes do curso de Administração do IPA. Estiveram presentes os alunos Camila Adriana Rosa dos Santos, Felipe Balestrin, Thiago Olivera, Victor Fagundes Abianna, Gabriela Rodrigues, Israel Giacomuzzi, NicolaIvo Liotti Neto, Wagner Junior Marcansoni e Lucas Rodrigues.
A coordenadora do curso de Administração, Lourdinha Guimarães, e a coordenadora do Núcleo docente, discente e funcionários, Luciana Dorneles, acompanharam os alunos no Café com a Reitora.
O encontro foi uma experiência extremamente positiva e inovadora na percepção dos alunos.
Projeto Instituto do Câncer Infantil
"E ame o seu próximo como você ama a você mesmo.” Lucas 10:27b
A disciplina de Gestão de Projetos desenvolveu no segundo semestre de 2016 um projeto para levar crianças apoiadas pelo Instituto do Câncer Infantil, juntamente com seus familiares, para uma seção de cinema. Foi assim, praticando, que os alunos da turma aprenderam sobre a metodologia de Gestão de Projetos e ainda geraram uma oportunidade única para essas crianças.
O projeto deu tão certo, que sobraram recursos financeiros. Assim, ontem, dia 11 de abril de 2017, o professor da disciplina, Rafael Freitas Barbosa, e as alunas Rosana Andrade e Caren Elis Fortuna, entregaram ao Instituto do Câncer Infantil chocolates e o restante do dinheiro arrecadado para serem utilizados na organização das festas de Páscoa das crianças.
Foi um gesto lindo, por meio do qual conseguimos fazer o bem para o próximo e receber muito mais em troca!
Faz-se importante destacar os seguintes alunos, em nome de toda a turma, que estiveram à frente do projeto:
Rosana Andrade (Administração), Caren Elis Fortuna (Administração), Heron Adams (Administração), Felix Fischer (Publicidade e Propaganda), Luisa Kras (Administração), Rodrigo Camargo (Administração), Vinicius Vizorek Rodrigues (Administração), Andressa Goulart Bandeira (Administração), Marjorie Friedrich (Publicidade e Propaganda), Andressa Soares (Administração), Leonardo Valim (Publicidade e Propaganda), Thais Lenz (Administração), Ginges Iegali (Engenharia Civil), Douglas Keler Pacheco (Administração), Deise Dorigoni (Administração).
Visita Técnica Tramontina
Na última quarta-feira, 12 de abril, os alunos do curso de Administração do IPA participaram da visita técnica à empresa Tramontina - Cutelaria em Carlos Barbosa.
Os alunos visitaram a linha de produção e a área ambiental.
Bate-papo Empreendedor
Egresso do curso de administração do IPA, Leandro Pontes, diretor da BL Capital, conversa conosco no Bate-Papo Empreendedor. Assistam!
Visita Técnica na Dimed Medicamentos
A turma da disciplina de Logística do curso de Administração do IPA, coordenada pelo professor Carlos Artur Lencini, realizou uma visita técnica à Dimed Medicamentos, do grupo Panvel, no dia 20 de abril.
Esta visita teve como propósito trazer uma vivência prática aos discentes sobre as atividades logísticas de uma empresa distribuidora de medicamentos e produtos de beleza na região de Porto Alegre.
"Fiquei muito satisfeita com a visita, pois percebi que o sistema integrado de logística permite mostrar claramente todo o processo logístico da empresa", relata a aluna Gabriela Muniz.
A apresentação do processo, aliado aos sistemas integrados de comunicação de dados, permitiu aos alunos visualizarem a complexidade do processo desde o momento que o cliente faz o pedido do produto até a entrega em seu domicílio, conta o professor Lencini.
Oficina da Voz
No dia 27 de abril foi realizado no Centro Universitário - IPA a "Oficina da Voz". Organizada pelo curso de Administração e pelo NEPAD - Núcleo em Excelência de Práticas em Administração, a oficina teve como propósito ensinar aos alunos a importância da oratória, tanto na vida acadêmica, quanto em qualquer outra situação onde se precise falar em público. A palestra reuniu estudantes de Administração, Ciências Contábeis e Música.
A palestrante Luciana Franco Barbosa, Administradora e Fonoaudióloga, que também foi uma das precursoras do projeto NEPAD, antigo IPA Jr. na instituição, desenvolveu os conceitos de comunicação e como se aplica em uma boa oratória.
"Fiquei muito satisfeita com a oficina, pois percebi a importância de não ficar nervosa em uma apresentação e que também existe técnicas para conter a ansiedade e o nervosismo", comenta a aluna de Administração Rebeca Zeni.
As palestras organizadas pelo NEPAD têm como objetivo ajudar os alunos a desenvolverem suas competências, auxiliando-os e mostrando fora de sala de aula temas que fazem parte do dia a dia no mercado de trabalho.
Projeto Social na Spann
No dia 6 de maio de 2017, alunos do curso de Administração do IPA participaram do Projeto SocializAÇÃO, por meio da ação social na Spaan (Sociedade Porto Alegrense de Auxílio aos necessitados).
A iniciativa proporcionou experiências que vão desde a arrecadação de leite destinados a Spaan, além de momentos de integração junto aos idosos com os voluntários do Instituto Embelleze para as ações de barbear e esmaltar.
Essa atividade está relacionada à disciplina de Responsabilidade Social Corporativa, em que foram levados à realidade conceitos teóricos, associados às práticas de responsabilidade social do curso de Administração do IPA.
Agradecemos a Spaan pela oportunidade e o apoio da Armelin Zona Sul, Embelleze e da Professora Cristina Fogaça.
Visita Técnica na Fruki
Os alunos do curso de Administração do IPA visitaram, no dia 17 de maio, a empresa Fruki, em Lageado. A experiência proporcionou aos alunos, segunda a coordenadora do curso Lourdinha Guimarães, aprendizagens significativas em relação à teoria e à prática de gestão de marketing, e a visualização do processo produtivo. Para os alunos, as visitas são os diferenciais do curso.
Palestra Empreendedora Maitê
Os alunos do curso de Administração do IPA receberam na noite de terça-feira, 30 de maio, a empreendedora social Maitê Thaís Cidade de Angelis, que ministrou a oficina "Eu empresa, responsabilidade social e prática de cidadania".
O convite partiu do aluno Leonardo Vargas, um dos integrantes do Núcleo de Excelência e Práticas em Administração (NEPAD), integrando a teoria à prática, nas disciplinas de Responsabilidade Social, Seminário de Práticas I e Organização Sistemas e Métodos.
A empreendedora Maitê, que também trabalha na empresa Mercur, pode colaborar compartilhando suas experiências de mercado com os alunos do IPA.
Conversando com o Mercado
Na noite de segunda-feira, dia 5 de junho, o curso de Administração do IPA, em parceria com a Extensão Universitária, promoveu o evento "Conversando com o Mercado - Edição Carreira".
Para compartilhar sua experiência profissional, o curso de Administração recebeu o Economista com MBA na Thunderbird School of Global Management, Paulo Silva, Superintendente Executivo da Rede Sul Santander.
O palestrante foi convidado pelo aluno Felipe Dalla Porta Nascimento, iniciativa que o NEPAD está promovendo para fortalecer as futuras lideranças que estão sendo formadas no curso.
Conversando com o Mercado
Na noite de segunda-feira, 5 de junho, o curso de Administração do IPA, em parceria com a Extensão Universitária, promoveu o evento "Conversando com o Mercado - Edição Carreira".
Para compartilhar sua experiência profissional, o curso de Administração recebeu Domingos Cunha, palestrante sobre Eneagrama e Autoconhecimento.
O palestrante foi convidado pela egressa Lucélia Ouriques. O evento é uma iniciativa que o NEPAD está promovendo para fortalecer as lideranças formadas pelo curso de Administração.
Na oportunidade compareceram os egressos do curso.
Papo de RH
O curso de Administração do IPA realizou no dia 5 de maio de 2017 a segunda edição do "Papo RH", com o tema "A comunicação nas organizações como estratégia na Gestão de Conflitos e Feedback".
Participaram como palestrantes Alessandra Becker, sócia fundadora da FALE Consultoras e Maurício Silveiro, especialista em Comunicação e Endomarketing do Grupo Sabemi. O evento foi mediado pelas ex-alunas de Administração, Lucélia Ourique e Juliana Grimaldi.
Também estavam presentes gestores de Recursos Humanos e Marketing, estudantes e especialistas na área, em que, por meio de um papo descontraído, compartilharam experiências e informações relevantes para o mercado.
A coordenadora do curso de Administração, professora Lourdinha Guimarães, agradeceu pela contribuição dos palestrantes e público presentes pela noite de debates e trocas de ideias que contribuíram para a aproximação da academia ao mercado.
O evento foi realizado em parceria com a Ourique Treinamentos e a Flowrir Transformando Pessoas.
Alessandra Becker é sócia fundadora da FALE Consultoras, Crismeri Delfino, Diretora da Possibilitá e Vice Presidente de Desenvolvimento Humano e Inovação da ABRH-RS, Kellin de Mello, Psicóloga em formação e Facilitadora de Grupo de Pesquisa, Estudo e Prática de Comunicação Não-violenta em Porto Alegre. Já Maurício Silveiro é Especialista em Comunicação e Endomarketing do Grupo Sabemi.
Formandos 2017/1
Nesta sexta-feira, dia 25 de agosto, às 19h, na SOGIPA, colará grau a 19ª turma do curso de Administração do IPA.
A Coordenação do curso parabeniza aos alunos e alunas e agradece aos professores e professoras que contribuíram para a formação de profissionais da Administração que farão a diferença na sociedade.
ENANGRAD
Nos dias 26, 27 e 28 de agosto, a coordenadora do curso de Administração do IPA, Lourdinha Guimarães, participou do XXVIII ENANGRAD em Brasília, evento nacional que congrega os coordenadores e professores de Administração.
No evento foram discutidas metodologias inovadoras de aprendizagens relacionadas ao mundo do trabalho e as novas abordagens para o ensino da Administração com renomados palestrantes e autoridades ligadas ao Ministério da Educação
Semana Acadêmica do curso de Administração
Nos próximos dias 12, 13 e 14 de setembro será realizada a XVII Semana Acadêmica do Curso de Administração do Centro Universitário Metodista, IPA.
Neste ano a temática será “Inovação e Empreendedorismo”, assunto de grande relevância na área da gestão empresarial, pois a implementação de um novo método organizacional, aliado a novos produtos e/ou serviços nas práticas de negócios das empresas, contribui para o sucesso destas organizações.
O evento iniciará no dia 12 de Setembro, terça-feira, às 19h, no Auditório da Biblioteca, com a presença do administrador Fernando Milagre, presidente do Brasil no G20 Young Entrepreneurs' Alliance, que falará sobre o empreendedorismo associativo e sua relação com a inovação.
A Semana Acadêmica é organizada pelos alunos do NEPAD, com a coordenação do Professor Carlos Lencini.