Retrospectiva: relembre os momentos marcantes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis em 2020
22/12/2020 11h09
O ano de 2020 foi extremamente desafiador para todos os setores, não obstante, a educação passou pelo desafio de se qualificar. Assim, mesmo com todos os desdobramentos da pandemia a Faculdade Metodista Centenário não parou, ao contrário, se reinventou diariamente.
Com aulas online desde o princípio, os cursos de Administração e Ciências Contábeis buscaram inovar nas metodologias de ensino, se adaptaram à nova realidade rapidamente e puderam proporcionar aos seus alunos o melhor ensino. Tudo isso sem esquecer a construção do ser humano, característica principal da Instituição.
Neste momento, quando o semestre está no fim, fazer uma retrospectiva se torna importante para que possamos ver o quanto crescemos, o que foi realizado e principalmente o quanto conseguimos evoluir enquanto curso.
A coordenadora dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, Luciana Scarton, explica que o objetivo sempre foi manter a qualidade do ensino e nunca deixar de dar assistência aos alunos. Desta forma, as aulas nunca pararam, elas se adaptaram. Os docentes, em um esforço conjunto, se capacitaram e, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA, que dentre as ferramentas, apresenta a plataforma interativa Moodle, mantiveram suas rotinas de aulas nos mesmos dias e horários às presenciais e, por ser ao vivo, conseguiram um maior engajamento e um melhor aproveitamento por parte dos alunos: “As aulas ao vivo permitiram a interação e a troca de ideias, bem como abriram um leque de opções para tornar as aulas mais atrativas”, diz a Coordenadora.
Outro fator importante de ressaltar foi a maior interação entre as unidades da Rede Metodista, onde os nossos alunos tiveram aulas com professores de Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte e nossos docentes ministraram aulas para o Brasil todo. “A troca de experiências entre os alunos foi muito rica. É importante ter contato com realidades e práticas diferentes”, diz a professora Márcia Maggioni, que ministrou a disciplina de Gestão de Pessoas para alunos de Santa Maria e da cidade de Taquaral/São Paulo.
O maior desafio foi manter e adaptar as disciplinas de cunho prático, como a disciplina de Projetos Interdisciplinares, que tem como objetivo a cada semestre inserir os alunos no mundo do trabalho, fazendo a relação teoria x prática unindo os três pilares básicos: ensino, pesquisa e extensão. Porém, com criatividade e parcerias, os projetos desenvolvidos foram um sucesso. Cita-se como exemplo o curso de Ciências Contábeis com a parceria firmada com a Prefeitura de Santa Maria e Receita Federal através do Programa Municipal de Educação Fiscal, onde a Faculdade Metodista Centenário recebeu Menção Honrosa pela participação no desenvolvimento do projeto. Os alunos, divididos em grupos estabeleceram diretrizes para captação e destinação de parte do Imposto de Renda – IR aos projetos sociais instituídos em Santa Maria, principalmente os voltados às crianças e idosos.
Ainda no primeiro semestre, destaca-se o aprofundamento da relação entre a graduação e a pós-graduação da Instituição. As aulas síncronas (ao vivo) permitiram que o networking e a troca de conhecimentos fosse realizada através de webinares com temas de interesse comum e com profissionais renomados de outras cidades. Podemos citar três exemplos: 1) o webinar promovido pela professora da disciplina de Marketing de Relacionamento Taisa Dalla Vale da Pós-graduação em Marketing e Vendas com a participação dos alunos da disciplina de Administração Mercadológica do curso de Administração, com o Fundador e CEO CRM da PipeRun de Porto Alegre, Cezar Augusto Gehm Filho; 2) o webinar promovido pelo MBA em Gestão de Pessoas também em conjunto com o curso de Administração com a analista de cores e gestão de marca pessoal, Gisele Rubert e 3) o webinar promovido pelo MBA em Agronegócios sobre as relações comerciais, precificação e valorização nos elos da cadeia produtiva da bovinocultura com o Zootecnista e Doutor em Produção Animal, Prof. Ricardo Zambarda Vaz da UFSM.
As lives também fizeram parte das estratégias adotadas para transmitir o conhecimento de uma forma atrativa. Ainda no primeiro semestre ocorreram várias, exemplo disso foi o momento com a contadora Cristiane Santana, que, através do Instagram, falou sobre os desafios iniciais da profissão contábil, além de aula aberta, que através do Facebook, palestrou a Destinação do Imposto de Renda, com a participação do Programa Municipal de Educação Fiscal.
Os cursos, que contam com seus Grupos de Estudos chamados de Grupo de Estudos em Contabilidade da FMC (GECONF) e Grupo de Estudo Gestão, Empreendedorismo e Comunicação (GEC), que não pararam de produzir e obtiveram destaque em vários eventos. Unindo discentes e egressos, ambos grupos tiveram artigos e resumos aprovados e apresentados em eventos internacionais como Fórum internacional Ecoinovar e ISMA-BR 2020, bem como eventos locais como na Semana Acadêmica e Jornada de Pesquisa e Extensão dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.
Fechando os momentos marcantes do ano, é factível lembrar da realização da Semana Acadêmica e Jornada de Pesquisa e Extensão dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Estas, foram capazes de agregar estudantes e pesquisadores de todo o Brasil, tais como, Airton Roldan, Diretor Comercial da Johnson & Johnson e Rodrigo Feltrin, Gerente de Desenvolvimento de Mercado Coca-Cola Brasil.
É com este nível de comprometimento, engajamento e acolhida, que nós da Faculdade Metodista Centenário – FMC, vos convidamos para fazer parte deste cenário, a fim de trocar experiências e construir um futuro ainda mais promissor, sendo um administrador(a) ou cientista contábil.