Você está aqui: Página Inicial / Pós-Graduação / Presencial / Psicologia, Sociedade e Direitos Humanos

Psicologia, Sociedade e Direitos Humanos

por Stefanie Araujo publicado 18/07/2023 09h51, última modificação 03/08/2023 15h24

Apresentação

O curso de Especialização em Psicologia, Sociedade e Direitos Humanos, da Faculdade Metodista Centenário, modalidade presencial e aulas quinzenais, atende um campo em franca evolução no mercado de trabalho, qual seja, a interface entre Psicologia e o Direito. Se propõe viabilizar um espaço eminentemente interdisciplinar e que viabilize o constante diálogo entre os saberes oriundos de ambas as áreas do conhecimento, intentando formar profissionais mais conscientes, críticos e eticamente comprometidos com o papel de transformadores da realidade social, tendo como fundamento basilar o princípio da dignidade da pessoa.

As disciplinas ofertadas no Curso são independentes entre si, o que viabiliza o ingresso no nesta especialização a qualquer tempo.

Objetivo

O curso está voltado para formação interdisciplinar, a fim de possibilitar a compreensão mais completa possível dos elementos que conduzem a uma aproximação entre Direito e Psicologia. Para tanto, está centrado em dois grandes eixos: a) Psicologia e Direitos Humanos; e b) Psicologia Jurídica. Assim, atender a demanda do mercado de trabalho por profissionais capacitados para atuar tanto nas áreas de pesquisa e extensão, quanto no exercício da advocacia, na atividade de psicólogo perito, ou, em qualquer outra atividade prática vinculada ao Sistema de Justiça, mediante a sensibilização para o necessário conhecimento e atenção à subjetividade humana inerente aos conflitos jurídicos.

Matriz Curricular

Fundamentos da Psicologia e compreensões sobre o desenvolvimento humano

Fundamentos teóricos e práticos do Direito

Bioética

Psicopatologia e violência

Psicologia, Sintoma Social e Direitos Humanos

Psicologia e Direito Civil: capacidade mental e reparação por dano psíquico

Psicologia, Direito Penal e as contribuições da vitimologia

Psicologia e Direito da Criança e do Adolescente

Psicologia e Direito do Trabalho: condições de trabalho e saúde mental do trabalhador

Políticas Públicas: uma abordagem multidisciplinar entre Psicologia e Direito

Tópicos práticos - Aproximações entre Direito e Psicologia: formas de atuação no Sistema Judiciário e métodos alternativos de resolução de conflitos

Tópicos práticos - Avaliação Psicológica no contexto jurídico

 

Público-alvo

Destina-se aos profissionais com ensino superior completo nas diversas áreas que possuem afinidade com o objeto de estudo. Dessa forma, profissionais do Direito, Psicologia, Serviço Social e outras áreas relacionadas poderão aprofundar seus conhecimentos em psicologia jurídica e exercer seus ofícios com mais qualidade, possibilitando a constante transformação e aperfeiçoamento do Sistema de Justiça, sobretudo em prol de um tratamento mais sensível e humanizado dos evolvidos nos mais variados tipos de conflitos jurídicos.

 

Pré-requisito

Portadores de diploma de curso superior devidamente registrado nas diversas áreas do conhecimento.

 

Informações adicionais/dúvidas/esclarecimentos contatar: