Pesquisa e Iniciação Científica
A pesquisa e iniciação científica, inovação tecnológica e desenvolvimento artístico e cultural são ponto vital para a qualificação do ensino, tanto no âmbito da construção de novos conhecimentos e tecnologias, quanto no espaço destinado à interlocução com as comunidades locais. A pesquisa na Faculdade Metodista Centenário visa qualificar o ensino a partir de ações acadêmicas que fomentem a investigação no âmbito do currículo dos cursos. Entende-se como Prática de Pesquisa as contribuições de ampliação do conhecimento vigente e a busca da inovação técnica, científica e cultural, cujo objetivo é contribuir para a produção, sistematização e disseminação do conhecimento. Considerando os princípios filosóficos e metodológicos que norteiam a prática acadêmica na Instituição, as duas áreas temáticas que orientam as ações de pesquisa, tecnologia, arte e cultura na FMC são:
- Direito, Cultura e Sociedade – Refere-se ao estudo das questões legais, sociais, educativas e culturais, sob o ponto de vista da diversidade e da necessidade de construção de pilares que permitam a comparação, a aproximação e a solidariedade entre os povos e os Estados. Aborda os direitos especiais, tais como os dos idosos, dos afros descentes, indígenas, mulheres, crianças, adolescentes, pessoas portadoras de necessidades especiais e consumidores, bem como políticas da inclusão que tenham
como norte o intuito de minorar as consequências das desigualdades sociais, frente aos dilemas causados pela exclusão.
- Práticas Corporais, Esporte, Saúde, Sociedade e Lazer – Volta-se as práticas corporais e suas influências no desenvolvimento do ser humano, tanto no aspecto científico quanto artístico e cultural. Destina-se às práticas esportivas e que promovam um estilo de vida ativo, bem como os processos comportamentais e os aspectos socioculturais do movimento humano.