Voluntários da FAMES participam de curso de Mediação e Conciliação
15/08/2012 12h49 - última modificação 18/05/2016 16h36

Entre os dias seis e dez de agosto voluntários(as) da Faculdade Metodista de Santa Maria participaram do curso de Mediação e Conciliação promovido pela Central de Conciliação e Mediação da Comarca de Santa Maria, juntamente com o Tribunal de Justiça do RS e em convênio com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Essa é a primeira turma do curso de mediadores(as) no interior do Rio Grande do Sul, contando com 24 participantes, dentre eles(as) acadêmicos(as), egressos(as) e professores(as) de Instituições de Ensino Superior de Santa Maria e profissionais de áreas ligadas às atividades jurídicas, como psicólogos(as) e assistentes sociais. O curso foi realizado no Fórum de Santa Maria e totalizou 40 horas de atividade. Os(As) participantes receberam certificados de Mediadores emitidos pelo CNJ.
Estiveram presente na atividade representando a FAMES o acadêmico de Direito Arnaldo Kisilar Carrião, os egressos do curso, bacharel Glauber Lavinski Perlin e bacharel Lidiane Baumart Nunes e a Assistente Social da Instituição, Valquíria Nunes Siqueira. A formação dessa primeira Turma de Mediadores atende a Resolução nº 125/2010 do Conselho Nacional de Justiça, a qual institui a Política Judiciária Nacional de tratamento dos conflitos de interesses, tendente a assegurar a todos o direito à solução de conflitos por meios adequados à sua natureza e peculiaridade.
Para a professora Angélica Cerdotes, coordenadora do projeto de extensão Mediação Familiar, da FAMES, a participação dos(as) voluntários(as) da instituição nesse Curso de Mediação e Conciliação, consagra a instituição como apoiadora da política nacional, implantada em todas as regiões do país, uma vez que, o projeto de extensão da FAMES desenvolve suas atividades de mediação desde o ano de 2009.
Atualmente o projeto de Mediação Familiar está sendo executado na Mitra Arquidiocesana Banco da Esperança - Centro Social Madre Francisca. O atendimento é realizado por acadêmicos(as) do curso de Direito da FAMES, sob orientação da professora Angélica.
Podem solicitar atendimento pessoas da comunidade santa-mariense que precisarem de auxílio para resolver questões de cunho familiar, como explica a professora Angélica: As pessoas podem procurar pelo atendimento através do projeto Mediação Familiar toda vez que estiverem passando por algum problema familiar, como por exemplo, um divórcio, cobrança de alimentos, guarda de crianças ou adolescentes, revisão de alimentos, nesse sentido o que se propõe é uma reaproximação das partes envolvidas com encontros de mediação juntamente com um profissional imparcial (advogado, psicólogo, assistente social) que conduzirá a mediação na tentativa de compor o conflito de uma maneira amigável, restabelecendo os vínculos afetivos entre as partes e o grupo familiar, ou seja, uma autocomposição do litígio.
Interessados em procurar atendimento do projeto de Mediação Familiar da FAMES devem se dirigir à Mitra Arquidiocesana Banco da Esperança - Centro Social Madre Francisca, na Rua Bartolomeu de Gusmão, número 20. Mais informações no local, ou pelo telefone fone 3025 6221. O atendimento ocorre todas às quartas-feiras das 14h às 16h.
Assessoria de Imprensa