Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Veja as melhores dicas para preparar um currículo em inglês

Veja as melhores dicas para preparar um currículo em inglês

por Admin publicado 09/02/2021 12h05, última modificação 09/02/2021 12h05
Para quem busca oportunidades em empresas multinacionais ou mesmo um emprego fora do país, primeiro é importante saber construir um bom currículo em inglês.

09/02/2021 12h05

Veja as melhores dicas para preparar um currículo em inglês
Imagem: site Berlitz

Já sabemos que inglês é um dos idiomas mais requisitados pelas empresas, certo? E isso não muda na hora da busca por uma oportunidade fora do país. Existe também a possibilidade de você querer entrar em uma empresa que solicita o currículo em inglês por se tratar de uma multinacional, onde o RH ou os gestores da vaga podem ser/estarem em outro país e precisam ver seu currículo antes da contratação.

Normalmente, o currículo em inglês possui uma organização bem parecida com o currículo em português. Tome cuidado com tradução simples do currículo em português para inglês, pois isso pode ser um erro. Veremos detalhes sobre isso mais à frente.


Como organizar o meu currículo em inglês?

Nos Estados Unidos, por exemplo, é bem comum que o currículo siga a ordem abaixo:

  • Dados pessoais;
  • Formação acadêmica;
  • Cursos adicionais/profissionalizantes;
  • Experiência profissional;
  • Idiomas e fluência;
  • Conhecimentos em informática ou informações adicionais.


Outro fator que não é comum no currículo em inglês é o "Objetivo", que normalmente encontramos nos currículos em português. Isso porque se você enviou seu currículo para a vaga, para os gestores já está evidente que você quer assumi-la. Porém, em alguns casos, ainda é comum que algumas pessoas coloquem seu objetivo como algo bem curto. Como por exemplo: Área de Comunicação.

Por outro lado, algo que pode ser solicitado é uma carta de apresentação (ou carta de intenção), mas envie somente se for solicitado na vaga. Com isso, você poderá fazer uma breve apresentação sobre si e porquê quer assumir aquela vaga. Tente ser objetivo em sua carta.

Assim como os currículos no Brasil, não é exatamente necessário colocar foto no currículo. Os currículos em inglês geralmente não possuem fotos, idade ou mesmo estado civil. Você só precisa colocar seu nome, endereço e meios de contato, como um e-mail e telefone, por exemplo.


Por que não traduzir o seu currículo para inglês?

Saiba que nos currículos em inglês, algumas traduções não são ao pé da letra do que são em português. Por isso, como dito no início do artigo, é importante que você não traduza o seu currículo do português para o inglês!

O seu currículo é um documento importante. Por isso, a tradução dele deve ser cuidadosa. Além dos termos que podem ser diferentes do português ou da sua língua nativa, é necessário ter em mente a gramática do inglês.

Caso você já conheça o idioma, essa tarefa será mais fácil. Se não, peça a alguém que saiba inglês de forma mais avançada para te ajudar na revisão. De qualquer forma, é sempre bom saber alguns termos mais utilizados nos currículos em inglês. Para isso, vamos mostrar exemplos de currículo.


Onde encontrar modelos de currículo em inglês?

Tendo um modelo em mente, você já saberá como colocar as informações na melhor ordem possível, certo? Se você não sabe onde buscar modelos de currículos em inglês, saiba que existem inúmeras opções disponíveis hoje em dia. No Google Docs, por exemplo, você pode acessar alguns modelos prontos em “Resumes” (Currículos) e ir apenas adicionando suas informações. Também é possível alterar fonte e cores.

No site Canva também é possível encontrar modelos de currículos em inglês. Você só precisa acrescentar seus dados. Os modelos do site são mais focados em áreas de comunicação, mas é claro que existem modelos variados para áreas variadas e layouts bem modernos.


Termos utilizados nos currículos em Inglês

  • Resume: Currículo;
  • Profile: Perfil;
  • Personal Details: Informações Pessoais;
  • Professional Experience: Experiência profissional;
  • Personal Statement: Declaração Pessoal;
  • Qualifications: Qualificações;
  • Language Skills: Habilidades Linguísticas;
  • Professional Experience: Experiência Profissional;
  • Professional Training: Cursos Profissionalizantes;
  • Highlights: Destaques;
  • Achievements/Accomplishments: Conquistas;
  • Major Accomplishments: Principais Realizações.

 

Dessa forma, o ideal é que você tenha o seu currículo de forma organizada e bem objetiva. Utilize os termos corretos e aposte nas suas habilidades para ter um currículo em inglês que vai te levar à oportunidades incríveis! Saiba também como fazer uma boa entrevista remota em inglês.

Se você precisa de algumas dicas de inglês, veja nossos conteúdos gratuitos, inclusive para ter aulas de inglês de graça e conhecer nosso método.


*Esse conteúdo foi produzido pelo Berlitz, empresa parceira da Educação Metodista. Quer aprimorar seus conhecimentos e aprender outro idioma? Conheça nossa parceria com o Berlitz. Preços promocionais para alunos, docentes e funcionários da Educação Metodista.

registrado em: ,