Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Terceira edição do Winner 2019 promoveu roda de chimarrão entre os cursos de Direito e Educação Física

Terceira edição do Winner 2019 promoveu roda de chimarrão entre os cursos de Direito e Educação Física

por Caroline Oliveira da Costa publicado 24/05/2019 13h56, última modificação 28/05/2019 13h42

24/05/2019 13h56 - última modificação 28/05/2019 13h42

Na última segunda-feira, 20 de maio, o curso de Educação Física da Faculdade Metodista Centenário (FMC), realizou a terceira edição do Winner 2019: Roda de Chimarrão - atividade interdisciplinar dos cursos de Educação Física e Direito.

Com o tema “Menor de idade Infrator e Maioridade Penal”, a palestra foi ministrada pelos professores do curso de Direito, Patrícia dos Reis e Leonardo Kurtz e recebeu como convidados a Juíza de Direito do tribunal de Justiça do Estado, Luana Schneider; O Promotor de Justiça do Ministério Público do RS, Éder Fernando Kegler e a Diretora do Fase Santa Maria – Fundação de Atendimento Sócio-Educativo, Magali Marques da Rocha.

                                          

A palestra foi iniciada pela professora Patrícia, que também é coordenadora da Cátedra de Direitos Humanos da Faculdade Centenário. Inicialmente, Patrícia fez um apanhado histórico sobre o “Direito dos Menores”, quando as crianças e adolescentes carentes eram considerados criminosos e recolhidos, uma vez que não se enquadravam no padrão desejado de sociedade naquela época. A professora também comentou sobre a Doutrina da Proteção Integral, que prevê a criança e o adolescente como responsabilidade da Família, da Sociedade e do Estado.

Em seguida, a Diretora do Fase Santa Maria, Magali da Rocha explanou sobre o trabalho realizado na instituição, na qual ela trabalha há dois anos. Magali salientou que além da Fase possuir uma escola estadual, dispõe de diversos projetos pedagógicos e voltados ao esporte. Além disso, a diretora esclarece que os adolescentes atendidos na Fundação recebem acompanhamento psicológico. Segundo ela, essa é uma maneira reabilitá-los antes de retornarem à sociedade.

                                         

Na sequência, o Promotor de Justiça, Eder Kegler fez alguns esclarecimentos sobre as medidas socioeducativas, assim como também apresentou quais medidas são adotadas atualmente.  Após, a Juíza de Direito, Luana Schneider, salientou que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é resultado de uma construção histórica e de muita reinvindicação. Para Luana, o ECA proporciona o acompanhamento do adolescente em prol de reinseri-lo na sociedade, o que aumenta as chances de ressocialização, ao invés de incentivar a cultura punitivista.

Para finalizar a palestra, o professor do curso de Direito da Faculdade Centenário, Leonardo Kurtz comentou que, na sua opinião, a prisão não é o melhor meio de amenizar a criminalidade do país.

Confira abaixo a programação da próxima edição do Winner 2019:

13/06 - Palestra “Realidade virtual, videogames e o e-sports na Educação Física, às 19h, no Auditório Alice Denison.

 Assessoria de Imprensa

registrado em: ,