Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Seminário Pedagógico da Faculdade Metodista aborda Metodologias Ativas no Ensino Superior

Seminário Pedagógico da Faculdade Metodista aborda Metodologias Ativas no Ensino Superior

por Caroline Oliveira da Costa publicado 25/02/2019 17h51, última modificação 26/02/2019 12h55

25/02/2019 17h51 - última modificação 26/02/2019 12h55

A fim de capacitar o seu corpo docente para o ano letivo que se inicia, a Faculdade Metodista realizou o Seminário Pedagógico 2019, entre os dias 11 e 14 de fevereiro. Na abertura do Seminário, os professores foram reunidos no miniauditório A114 para um momento de acolhida e confraternização. Na sequência, os participantes foram direcionados ao Auditório Alice Denison, onde o Agente da Pastoral, Ideifle da Silva Júnior realizou uma oração e a benção das atividades. Logo após houve a apresentação dos novos professores e funcionários da instituição. Para finalizar, o diretor Marcos Wesley também fez uma exposição das atividades realizadas ao longo de 2018 e propôs as metas e objetivos para o novo ano letivo. “São grandes os desafios que temos para 2019, mas que possamos enfrentá-los para daqui a um ano, olharmos para trás da mesma forma que olhamos para 2018, cheios de esperança e de alegria”, desejou o diretor.

                              

                              

Dando continuidade às atividades da programação, entre os dias 12 e 14 de fevereiro, os professores da Faculdade realizaram as reuniões segmentadas dos cursos, com o intuito de planejarem as aulas e as atividades do semestre. Além disto, os docentes também participaram de uma Oficina sobre Metodologias Ativas no Ensino Superior, ministrada pela Assessora de Tecnologias Educacionais da instituição, Aline Bairros Soares.

                                                                                      

De acordo com Aline, a oficina foi dividida em duas etapas. Na primeira ela apresentou cinco situações que fazem parte do cotidiano do professor em sala de aula, sugerindo que os participantes observassem quais situações já teriam colocado em prática com os seus alunos. Após, ela revelou que todas as situações se tratavam de Metodologias Ativas, além de explicar as características de cada uma e ainda dar dicas de como é possível utilizá-las. De acordo com Aline o objetivo da atividade era fazer com que os participantes identificassem o que é a Metodologia Ativa e como ela pode ser aplicada. “Eu quis instigá-los a se identificarem com essas situações e perceberem do que se trata uma Metodologia, uma vez que muitos professores as utilizam, mas nem mesmo reconhecem”, enfatiza.

Na segunda parte da oficina a professora solicitou que os participantes realizassem o planejamento de determinado conteúdo de alguma disciplina que ministram, utilizando alguma das cinco Metodologias expostas anteriormente. Ao final, a Assessora também deu dicas de ferramentas tecnológicas digitais para os docentes utilizarem ao longo do ano letivo, como aplicativos, sites, repositórios, etc.

 

Assessoria de Imprensa