Seminário Integrado de Administração e Ciências Contábeis propiciou debate de temas diversificados
por Faculdade Metodista de Santa Maria
—
publicado
24/10/2011 15h37,
última modificação
18/05/2016 16h37
Responsabilidade social, empreendedorismo, o mercado da moda e os desafios do século XXI foram assuntos abordados no evento
24/10/2011 15h37 - última modificação 18/05/2016 16h37

Com uma programação que abrangeu temas inerentes às áreas de Administração e Ciências Contábeis, o 1º Seminário Integrado de Estudos de Administração e Ciências Contábeis reuniu cerca de 200 participantes nos dias 17,18 e 19 de outubro na FAMES. Na abertura do evento, em 17 de outubro, a diretora da FAMES, Luciana Dias, falou sobre o diferencial proposto pelo seminário ao integrar os dois cursos e destacou o compromisso dos(as) docentes com os(as) alunos(as) e com os cursos em que atuam. Na FAMES, há um compromisso com o conhecimento e com a relação entre professor e aluno.
A primeira noite de palestras abordou os temas da responsabilidade social e governança corporativa e os desafios do empreendedor. O primeiro tema foi abordado pela coordenadora do curso de Ciências Contábeis do IPA, Neusa Monser. Em sua fala, ela destacou que a responsabilidade social nas empresas e instituições tem relação com diferentes áreas e segmentos como: fornecedores, meio ambiente, governo, clientes, stakeholders, colaboradores e a comunidade.
Também citou como tripé da sustentabilidade empresarial a questão ambiental (cuidado com o planeta), financeira (prosperidade) e social (dignidade humana). Em relação a governança corporativa, observou que é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitorasadas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas, cotistas, conselho de administração, entre outros. Já entre os princípios da governança corporativa estão o cumprimento de regras, a prestação de contas, a transparência e a equidade.
Mas uma das informações que mais animou os(as) participantes foi o vasto campo de trabalho nessas duas áreas, que englobam a gestão da responsabilidade social, a elaboração e a auditoria do balanço social, a gerência de diretorias na área de responsabilidade social e de projetos no campo sócio ambiental, a implantação de conselhos de administração e a atuação em conselhos fiscais e auditorias.
O segundo tema da noite foi abordado pelo professor da UFSM, Marcelo Trevisan. Ao falar sobre empreendedorismo, Trevisan destacou que o empreendedor, em geral, é uma pessoa pró-ativa. O empreendedorismo passa muito pelo autoconhecimento. Eu acredito que todos nós temos potencial empreendedor. Ser empreendedor é muito mais do que ser empresário, é ter atitude e não um negócio.
Entre as características do empreendedor e que também facilitam o empreendedorismo, o professor citou a iniciativa para criar o novo ou o diferente tendo paixão pelo que faz, ter uma rede de contatos, buscar o diferencial e ter ou encontrar o ambiente adequado. Como dica, Trevisan observou que sonhar é conceber o futuro, e que para tornar um sonho tangível deve haver planejamento.
O mercado da moda entrou em cena na segunda noite do evento. O empresário e escritor, Jorge Faccioni, falou sobre como ganhar dinheiro com moda. Como fatores âncoras do negócio, destacou fatores e sensações como a música, o cheiro, o pegar, a cor, a imagem, o som e o sabor, observando que vendas tem relação com emoção.
Para fazer dinheiro, o empresário, conforme Faccioni, precisa ter um produto de valor, comprar no volume certo, ter controle sobre o que está vendendo e com isso fazer uma reposição rápida do estoque, ter novidades sempre, ter baixo estoque e alto giro e saber o que o cliente precisa. Tudo isso, em função do novo consumidor, que para Faccioni é o mais exigente da história, está a cada dia mais insatisfeito e também mais informado, que sabe o valor das coisas, que é a cada dia menos fiel, que valoriza a sustentabilidade e que muda de comportamento constantemente.
Ao finalizar sua exposição, Jorge Faccioni ressaltou que a moda, o comportamento de consumo e o design estão vinculados a tudo. A moda não é mais do que uma epidemia induzida, declarou.
A última noite do evento teve a palestra do economista e também jornalista da empresa Exitus Treinamentos, Luiz Roberto Canello, que abordou o tema Século XXI Novos Tempos, Novos Desafios. Inicialmente, Canello contextualizou e comparou os aperfeiçoamentos que ocorreram durante a passagem dos séculos, sob os aspectos de tecnologia, do conhecimento e da informação.
Ainda comentou sobre o que um profissional precisa saber e fazer para ingressar e permanecer no mercado de trabalho do século XXI. O público, motivado pela sua fala, pôde ainda, através de clipes descontraídos, refletir sobre algumas atitudes do profissional que as empresas desse século buscam, como conhecimento, cortesia, boa educação, equilíbrio, planejamento, organização, autenticidade, criatividade e comunicação.
O seminário teve seu fechamento com o case sobre transporte urbano da Viação Centro Oeste, de Santa Maria. A administradora Gisele Morais, falou sobre as estratégias da empresa nos transportes, em que aspectos têm investido como ações sociais, e ainda informou dados e como ocorre o funcionamento da empresa.
Jornalista responsável e fotos: Ana Paula Nogueira
Colaboração e fotos: Rafaeli Minuzzi
A primeira noite de palestras abordou os temas da responsabilidade social e governança corporativa e os desafios do empreendedor. O primeiro tema foi abordado pela coordenadora do curso de Ciências Contábeis do IPA, Neusa Monser. Em sua fala, ela destacou que a responsabilidade social nas empresas e instituições tem relação com diferentes áreas e segmentos como: fornecedores, meio ambiente, governo, clientes, stakeholders, colaboradores e a comunidade.
Também citou como tripé da sustentabilidade empresarial a questão ambiental (cuidado com o planeta), financeira (prosperidade) e social (dignidade humana). Em relação a governança corporativa, observou que é o sistema pelo qual as sociedades são dirigidas e monitorasadas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas, cotistas, conselho de administração, entre outros. Já entre os princípios da governança corporativa estão o cumprimento de regras, a prestação de contas, a transparência e a equidade.
Mas uma das informações que mais animou os(as) participantes foi o vasto campo de trabalho nessas duas áreas, que englobam a gestão da responsabilidade social, a elaboração e a auditoria do balanço social, a gerência de diretorias na área de responsabilidade social e de projetos no campo sócio ambiental, a implantação de conselhos de administração e a atuação em conselhos fiscais e auditorias.
O segundo tema da noite foi abordado pelo professor da UFSM, Marcelo Trevisan. Ao falar sobre empreendedorismo, Trevisan destacou que o empreendedor, em geral, é uma pessoa pró-ativa. O empreendedorismo passa muito pelo autoconhecimento. Eu acredito que todos nós temos potencial empreendedor. Ser empreendedor é muito mais do que ser empresário, é ter atitude e não um negócio.
Entre as características do empreendedor e que também facilitam o empreendedorismo, o professor citou a iniciativa para criar o novo ou o diferente tendo paixão pelo que faz, ter uma rede de contatos, buscar o diferencial e ter ou encontrar o ambiente adequado. Como dica, Trevisan observou que sonhar é conceber o futuro, e que para tornar um sonho tangível deve haver planejamento.
O mercado da moda entrou em cena na segunda noite do evento. O empresário e escritor, Jorge Faccioni, falou sobre como ganhar dinheiro com moda. Como fatores âncoras do negócio, destacou fatores e sensações como a música, o cheiro, o pegar, a cor, a imagem, o som e o sabor, observando que vendas tem relação com emoção.
Para fazer dinheiro, o empresário, conforme Faccioni, precisa ter um produto de valor, comprar no volume certo, ter controle sobre o que está vendendo e com isso fazer uma reposição rápida do estoque, ter novidades sempre, ter baixo estoque e alto giro e saber o que o cliente precisa. Tudo isso, em função do novo consumidor, que para Faccioni é o mais exigente da história, está a cada dia mais insatisfeito e também mais informado, que sabe o valor das coisas, que é a cada dia menos fiel, que valoriza a sustentabilidade e que muda de comportamento constantemente.
Ao finalizar sua exposição, Jorge Faccioni ressaltou que a moda, o comportamento de consumo e o design estão vinculados a tudo. A moda não é mais do que uma epidemia induzida, declarou.
A última noite do evento teve a palestra do economista e também jornalista da empresa Exitus Treinamentos, Luiz Roberto Canello, que abordou o tema Século XXI Novos Tempos, Novos Desafios. Inicialmente, Canello contextualizou e comparou os aperfeiçoamentos que ocorreram durante a passagem dos séculos, sob os aspectos de tecnologia, do conhecimento e da informação.
Ainda comentou sobre o que um profissional precisa saber e fazer para ingressar e permanecer no mercado de trabalho do século XXI. O público, motivado pela sua fala, pôde ainda, através de clipes descontraídos, refletir sobre algumas atitudes do profissional que as empresas desse século buscam, como conhecimento, cortesia, boa educação, equilíbrio, planejamento, organização, autenticidade, criatividade e comunicação.
O seminário teve seu fechamento com o case sobre transporte urbano da Viação Centro Oeste, de Santa Maria. A administradora Gisele Morais, falou sobre as estratégias da empresa nos transportes, em que aspectos têm investido como ações sociais, e ainda informou dados e como ocorre o funcionamento da empresa.
Jornalista responsável e fotos: Ana Paula Nogueira
Colaboração e fotos: Rafaeli Minuzzi