Seminário dos cursos de Administração reúne mais de 400 participantes
por Faculdade Metodista de Santa Maria
—
publicado
13/09/2007 11h26,
última modificação
18/05/2016 16h36
Evento iniciou na quarta (12/09) e vai até sábado (15/09), com a proposta de debater os novos desafios da Administração
13/09/2007 11h26 - última modificação 18/05/2016 16h36

Grandes decisões requerem emoção. Foi com o destaque da subjetividade na atuação profissional que o Administrador Nei Sena iniciou a sua palestra na abertura do Seminário dos cursos de Administração da FAMES na quarta-feira (12/09), no auditório Alice Denison. O vice-presidente do Conselho Regional de Administração RS abordou o perfil do profissional diante dos novos desafios globais e apresentou o cenário presente e futuro em relação ao mercado de trabalho para os (as) mais de 400 inscritos(as) no evento.
Segundo Sena, o cenário mundial aponta para uma pequena queda no crescimento econômico, dúvidas quanto à economia norte-americana, aquecimento global e sustentabilidade. Frente a isso, ele aponta os seguintes desafios: obter um desenvolvimento sustentável, ter uma competitividade responsável, reduzir as desigualdades sociais e modificar a visão reducionista dos governos.
A partir dessas observações Sena destacou a fragilidade das instituições públicas provenientes, conforme ele, da má gestão, corrupção e impunidade. A mudança está na sociedade, ressaltou.
Quanto a inserção no mercado de trabalho, o Administrador apontou algumas formas de ingresso como o emprego na iniciativa privada, o profissional empreendedor, o liberal e o cooperativado. Ainda foram destacados aspectos desejáveis no perfil do(a) atual profissional, que compreendem talento, alto desempenho, criatividade, inovação, comprometimento, tolerância, ética, respeito às diferenças, responsabilidade, visão de longo prazo e comunicação.
Características como cooperação e o bom relacionamento foram apresentadas como básicas para o êxito do trabalho em equipe. Para percebermos a realidade de forma mais ampla precisamos da percepção de outras pessoas, justificou Sena. Também na quarta-feira (12/09) o Administrador Décio Agnes, do Grupo Hospitalar Conceição e Hospital Cristo Redentor, ministrou uma palestra sobre os desafios para o desenvolvimento.
Abertura oficial do seminário foi marcada por apresentação de música erudita
Os (As) participantes do seminário também puderam prestigiar uma apresentação do Quinteto de Metais Santa Maria na solenidade de abertura. O grupo, formado por músicos da Orquestra Sinfônica da cidade, apresentaram 4 canções a partir dos instrumentos de trompete, trompa, trombone e tuba.
A cerimônia contou com a presença da reverenda Fatima Martins, Agente da Pastoral Escolar e Universitária, que salientou a importância dos(as) alunos(as) para a FAMES e para o sucesso do evento. Já o vice-presidente do CRA-RS, Nei Sena, disse estar vivendo um momento de vitória, lembrando o incêndio que atingiu a instituição em maio deste ano. Esse evento é a prova de que o episódio foi superado.
Encerrando a solenidade, a coordenadora dos cursos de Administração da FAMES, Ingri Pozzobon, ressaltou a importância de realizar atividades que propiciem a ampliação do conhecimento. O Seminário sobre os Novos Desafios da Administração: Globalização, Empreendedorismo e Responsabilidade Social segue até sábado (15/09). As palestras acontecem no Auditório Alice Denison do Instituto Metodista Centenário. Confira abaixo a programação:
13/09
19h - IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO - DESAFIOS DO MERCADO ATUAL - Adm. Antônio Aydos Celiberto
21h - CASE GRUPO ORIUM COMUNICAÇÃO E MARKETING INTEGRANDO AÇÕES E GERANDO RESULTADOS - Alexandre Monteiro Chequim
14/09
19h - CASE CVI RESPONSABILIDADE SOCIAL - Adm. Emerson Vontobel
20h30 - APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM FORMA DE PÔSTER - Acadêmicos dos Cursos de Administração da FAMES.
21h - EMPREENDEDORISMO - Iuri Gustavo de Brito
15/09
8h30 - AUTO CONHECIMENTO UMA FERRAMENTA IMPORTANTE NO PROCESSO DE SELEÇÃO - Caroline Lúcia Cantarelli Rodhe
10h - RESPONSABILIDADE SOCIAL E EMPRESARIAL INTERNA E EXTERNA - Adm. Luciano Mai
Segundo Sena, o cenário mundial aponta para uma pequena queda no crescimento econômico, dúvidas quanto à economia norte-americana, aquecimento global e sustentabilidade. Frente a isso, ele aponta os seguintes desafios: obter um desenvolvimento sustentável, ter uma competitividade responsável, reduzir as desigualdades sociais e modificar a visão reducionista dos governos.
A partir dessas observações Sena destacou a fragilidade das instituições públicas provenientes, conforme ele, da má gestão, corrupção e impunidade. A mudança está na sociedade, ressaltou.
Quanto a inserção no mercado de trabalho, o Administrador apontou algumas formas de ingresso como o emprego na iniciativa privada, o profissional empreendedor, o liberal e o cooperativado. Ainda foram destacados aspectos desejáveis no perfil do(a) atual profissional, que compreendem talento, alto desempenho, criatividade, inovação, comprometimento, tolerância, ética, respeito às diferenças, responsabilidade, visão de longo prazo e comunicação.
Características como cooperação e o bom relacionamento foram apresentadas como básicas para o êxito do trabalho em equipe. Para percebermos a realidade de forma mais ampla precisamos da percepção de outras pessoas, justificou Sena. Também na quarta-feira (12/09) o Administrador Décio Agnes, do Grupo Hospitalar Conceição e Hospital Cristo Redentor, ministrou uma palestra sobre os desafios para o desenvolvimento.
Abertura oficial do seminário foi marcada por apresentação de música erudita
Os (As) participantes do seminário também puderam prestigiar uma apresentação do Quinteto de Metais Santa Maria na solenidade de abertura. O grupo, formado por músicos da Orquestra Sinfônica da cidade, apresentaram 4 canções a partir dos instrumentos de trompete, trompa, trombone e tuba.
A cerimônia contou com a presença da reverenda Fatima Martins, Agente da Pastoral Escolar e Universitária, que salientou a importância dos(as) alunos(as) para a FAMES e para o sucesso do evento. Já o vice-presidente do CRA-RS, Nei Sena, disse estar vivendo um momento de vitória, lembrando o incêndio que atingiu a instituição em maio deste ano. Esse evento é a prova de que o episódio foi superado.
Encerrando a solenidade, a coordenadora dos cursos de Administração da FAMES, Ingri Pozzobon, ressaltou a importância de realizar atividades que propiciem a ampliação do conhecimento. O Seminário sobre os Novos Desafios da Administração: Globalização, Empreendedorismo e Responsabilidade Social segue até sábado (15/09). As palestras acontecem no Auditório Alice Denison do Instituto Metodista Centenário. Confira abaixo a programação:
13/09
19h - IMPORTAÇÃO E EXPORTAÇÃO - DESAFIOS DO MERCADO ATUAL - Adm. Antônio Aydos Celiberto
21h - CASE GRUPO ORIUM COMUNICAÇÃO E MARKETING INTEGRANDO AÇÕES E GERANDO RESULTADOS - Alexandre Monteiro Chequim
14/09
19h - CASE CVI RESPONSABILIDADE SOCIAL - Adm. Emerson Vontobel
20h30 - APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM FORMA DE PÔSTER - Acadêmicos dos Cursos de Administração da FAMES.
21h - EMPREENDEDORISMO - Iuri Gustavo de Brito
15/09
8h30 - AUTO CONHECIMENTO UMA FERRAMENTA IMPORTANTE NO PROCESSO DE SELEÇÃO - Caroline Lúcia Cantarelli Rodhe
10h - RESPONSABILIDADE SOCIAL E EMPRESARIAL INTERNA E EXTERNA - Adm. Luciano Mai