Roda de Chimarrão discute Direitos Humanos
23/05/2013 08h27 - última modificação 18/05/2016 16h37

A 1ª Roda de Chimarrão Conversando sobre Direitos Humanos foi realizada na noite da terça-feira, dia 21 de maio, no Auditório da Faculdade Metodista de Santa Maria. O lançamento do livro Sistema Punitivo e Gênero, autoria do professor da FAMES Felipe da Veiga Dias e co-autoria de Marli Marlene Moraes da Costa, norteou o bate-papo conduzido pelo professor Felipe com a participação das professoras Rogéria Lourenço e Carla Castro.
O clima frio e a companhia do tradicional verde amargo tornaram o momento aconchegante e propício para discussões sobre direitos femininos e sistema punitivo.
Dentre os pontos abordados, um dos destaques foi a conquista dos direitos da mulher ao longo da história. Na visão do professor, apesar do visível progresso nas conquistas femininas, ainda existem lacunas a serem supridas. O iluminismo serviu como abertura, mas acontecia uma deturpação para a inclusão da mulher na sociedade, comenta.
Outra reflexão relevante foi a cerca da legislação. Ela tem papel fundamental no avanço ou retrocesso de algumas práticas sociais. De acordo com o professor Felipe, muitos são os discursos defendidos e criados. Ao serem interpretados de maneira errada, o sistema punitivo nem sempre é a solução. A intervenção punitiva não é o melhor caminho. Muitos problemas da sociedade as leis não abrangem, analisa.
A Roda de Chimarrão foi uma iniciativa da FAMES através da sua Cátedra de Direitos Humanos e do curso de Direito da Faculdade. Em sua primeira edição reuniu acadêmicos(as), professores(as) e a comunidade em geral.
Assessoria de Imprensa