Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Retrospectiva: relembre tudo o que aconteceu no curso de Direito em 2020

Retrospectiva: relembre tudo o que aconteceu no curso de Direito em 2020

por Admin publicado 07/01/2021 10h38, última modificação 07/01/2021 15h24

07/01/2021 10h38 - última modificação 07/01/2021 15h24

Retrospectiva: relembre tudo o que aconteceu no curso de Direito em 2020
Arquivo (evento realizado antes da pandemia)

Desde o início do ano de 2020, o Curso de Direito buscou proporcionar, aos seus discentes e à comunidade de Santa Maria e região, atividades cujos objetivos eram informar e fomentar um pensamento crítico e reflexivo sobre assuntos de caráter atual e de discussão necessária, contribuindo, assim, para a efetividade da missão almejada pela Faculdade Metodista Centenário (FMC), qual seja, promover o conhecimento para o exercício pleno da cidadania. Por isso, mesmo em um momento atípico e desafiador ocasionado pela pandemia de Covid-19, o Curso conseguiu alcançar  seus objetivos e proporcionar uma formação de qualidade ao seus alunos. 

Reveja a partir de agora as principais atividades realizadas pelo Curso de Direito em 2020: 

  • Eventos do 1º semestre: 

10/03/2020 - Aula Magna do Curso de Direito – ministrada pelo Professor Dr. Iuri Bolesina, que abordou o tema “Direito à Extimidade no âmbito da Responsabilidade Civil”, buscando trazer informação, sobretudo, em face dos riscos e descontroles do ciberespaço.

10/06 – 17/06 e 26/06/2020 - III Semana de Carreiras Jurídicas – o evento teve como objetivo apresentar o leque de oportunidades que a formação de Bacharel em Direito pode proporcionar no âmbito profissional. Na ocasião, foram entrevistados profissionais de renome em suas áreas, os quais contaram sobre suas histórias de vida pessoal e profissional até a chegada na carreira tão sonhada, bem como sobre suas atividades práticas diárias. Os profissionais entrevistados nessa edição foram: Jorge Pozzobom (Advogado e Prefeito de Santa Maria), José Carlos Sallet (Tenente Coronel e Comandante do 4º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar do RS), Débora Dias (Delegada da Delegacia de Proteção ao Idoso e Combate a Intolerância).

O primeiro evento foi realizado de forma presencial, pois ocorreu antes da pandemia. Já o segundo foi realizado por meio de lives no Instagram do Curso de Direito.

  • Eventos do 2º semestre: 

19/08/2020 – Aula Magna do Curso de Direito – ministrada pelo advogado Ricardo Munarski Jobim, o evento abordou o tema “Preparando o aluno para a Advocacia 5.0: da sala de aula ao novo agora do profissional de direito”. O palestrante chamou atenção dos discentes para a importância de um ensino de qualidade que se preocupe com as inovações que estão se insurgindo nessa área profissional e para a qualificação cada vez mais exigida no mercado profissional que está atento às mudanças, em especial, às tecnológicas. Enalteceu e parabenizou a FMC pela sua qualidade no ensino, que desde os bancos acadêmicos, traz informações para seus alunos sobre o “novo agora” inevitável aos profissionais do Direito.

19 a 21/10/2020 – XI Jornada de Pesquisa e X Jornada de Extensão do Curso de Direito da Faculdade Metodista Centenário – o evento tem como objetivo proporcionar aos discentes e à comunidade acadêmica regional, Estadual e Nacional, a troca de conhecimento e experiências, embasados nos pilares ensino, pesquisa e extensão. Na edição de 2020, que ocorreu de maneira on-line, o tema principal “Direitos Humanos, inovação e tecnologias” foi debatido por meio de palestras, oficinas e bancas de apresentações de trabalhos científicos, nas quais foi possível o compartilhamento de conhecimento, com a participação, inclusive, de pesquisadores de outros estados brasileiros. Além disso, a Jornada ocorreu em concomitância com o Congresso Metodista, oportunidade em que os alunos de toda a Educação Metodista tiveram para apresentar suas pesquisas e trocar experiências sobre suas realidades, diminuindo fronteiras e criando maior interatividade entre os docentes e discentes.

Embora todos os eventos acadêmicos sejam de extrema relevância, é preciso destacar que a aula magna do 2º semestre foi um marco na história do Curso de Direito da FMC. Isso porque foi a primeira vez que um evento promovido por essa graduação foi transmitido ao vivo em um canal de TV (HVINTE TV), por meio do Programa HVinte Legal, no YouTube. O encontro registrou o maior número de público de todas as atividades já realizadas pelo Curso, ultrapassando mais de 1.000 visualizações. Essa foi uma forma que a Graduação em Direito da FMC encontrou para se reinventar, mantendo sua qualidade de ensino e alcançando sua comunidade discente e a comunidade de Santa Maria e região. 

"No Curso de Direito da FMC, a afetividade entre docentes e discentes é um dos nossos grandes marcos. Nunca reconhecemos nossos alunos como um número, mas, sim, como partes de uma grande família. Esse tempo nos mostrou o quão importante são os momentos perto dos seus. Sempre valorizamos cada instante ao lado dos nossos queridos alunos, seja na sala de aula, biblioteca, corredores e até mesmo no cafezinho da cantina. Cremos que, igualmente para eles, esse foi o momento mais desafiador da vida acadêmica, pois, foi preciso reorganização para se adaptar a um novo formato de ensino, ao qual não estavam acostumados, o que exigiu ainda mais comprometimento e disciplina por parte destes.", afirmou a coordenadora do Curso, professora Patrícia dos Reis. 

Para diminuir a distância, as aulas foram realizadas de maneira ao vivo, por meio de plataformas digitais. Com isso, o curso nunca parou. "Mantivemos nossas atividades com empenho e responsabilidade por meio de aulas on-line, as quais ocorreram nos dias e horários estipulados no calendário acadêmico. A Instituição investiu massivamente em um novo ambiente de aprendizagem e oportunizou capacitação para os docentes. Eis outro grande desafio, pois, em um curto espaço de tempo, os professores precisaram reestruturar os planos de ensino pensando em metodologias atrativas e inovadoras que pudessem dar conta de transmitir os conteúdos teóricos e práticos de forma efetiva e contar com a participação dos alunos no processo democrático de ensino e aprendizagem.", contou a coordenadora. 

Aula práticas

Embora a teoria seja de extrema importância para os futuros profissionais, a FMC investe fortemente em aulas práticas que não só intensificam o conhecimento obtido em sala de aula, como promovem um atendimento de qualidade à comunidade. Por conta da pandemia de Covid-19 e do isolamento social,  somente no segundo semestre foi autorizada a retomada das atividades práticas do Núcleo de Prática Jurídica - NPJ, respeitando todos os protocolos e Decretos relativos à pandemia. Esse momento é um dos mais aguardados pelos discentes, que puderam colocar em prática, por meio da vivência no NPJ, todos os conteúdos recebidos em sala de aula.

Ainda, cumpre destacar que os assistidos pelo NPJ são pessoas em situação de vulnerabilidade, as quais aguardam ansiosamente pelas decisões relativas aos seus processos. Esse tempo sem atendimento presencial e com a realização dos trâmites processuais em casa desafiou os professores e alunos a se reinventar e remodelar o ensino e aprendizagem da prática jurídica.

Mensagem da coordenadora 

A professora Patrícia dos Reis, coordenadora do Curso de Direito, faz uma balanço positivo de 2020 e deixa uma mensagem especial para calouros e veteranos. Confira a mensagem: 

A palavras que se destacam no Curso de Direito no ano de 2020 são: qualidade de ensino, afetividade e inovação. Enfrentar uma situação atípica e pensar em formas de soluções rápidas e efetivas, só é possível quando há empenho, comprometimento, responsabilidade, trabalho em equipe, visão e missão. Muitos foram os desafios tanto para os docentes quanto para os discentes, mas não podemos deixar de mencionar os pontos positivos evidenciados pelo “novo normal”.

Os docentes do Curso de Direito foram grandes guerreiros, pois, mesmo diante das adversidades, foram comprometidos, responsáveis, inovadores e criativos na construção de novas metodologias que atendessem às necessidades das aulas on-line. Andaram de forma conjunta, com solidariedade e apoio mútuo, auxiliando um aos outros e os alunos. Demonstraram que a docência vai além da profissão, mas é, em sua essência, uma missão de vida. Os alunos descobriram um novo formato de ensino e aprendizagem, bem como uma nova forma de organização para seus estudos, fomentando outras competências necessárias para o profissional do Direito. Foram pacientes, comprometidos, aprenderam, ensinaram e foram nossos grandes motivadores nesse período de distância e saudades.

A Instituição investiu massivamente em tecnologia para continuar mantendo a qualidade de ensino da Educação Metodista. Ganhamos um novo Ambiente de Aprendizagem – AVA, por meio do qual foi possível reinventar a forma de ensino, ministrar as aulas no formato on-line e interagir com os discentes de forma atrativa e inovadora.

Não há como falar em tecnologia, sem falar do quanto o Curso de Direito inovou nesse quesito. Desde o início do ano, todas as atividades foram realizadas no formato on-line, seja por meio de lives nas redes sociais do Curso, aulas e palestras pelo novo AVA e até mesmo pela transmissão ao vivo em programa televisivo com canal no YouTube, gerando nosso maior público em um único evento, mais de 1000 pessoas assistindo.

Buscamos inovar também no formato dos eventos, como não podemos nos encontrar presencialmente, pensamos em estratégias para estar mais próximos dos nossos alunos, com a afetividade que sempre tivemos. Criamos uma banda de música, onde os integrantes são formados por professores e egressos e demos um verdadeiro show de interatividade e alegria em um momento tão difícil como foi 2020. Ainda, em todas as nossas atividades, buscamos valorizar nossos egressos que muito nos orgulham e nos fazem perceber que cumprimos a nossa missão.

É inegável que o ano de 2020 foi desafiador para a educação brasileira. Contudo, o Curso de Direito da Faculdade Metodista Centenário demonstrou que, até mesmo nas adversidades, é possível encontrar oportunidades. Com isso, descortinou um novo tempo, quando foi preciso se reinventar e criar diferentes formas para manter a qualidade da educação Metodista. Sabemos que em 2021 novos desafios irão surgir e estamos prontos e preparados para enfrentá-los com o mesmo comprometimento, dedicação, união e responsabilidade com a educação Metodista e nossos alunos.

Que possamos estar juntos logo, presencialmente, para nos abraçar, matar a saudade e renovar a certeza de que juntos somos mais fortes!

Aguardo todos em 2021!!