Representantes do IMC participam de cerimônia em Comunidade Israelita
01/04/2013 14h42 - última modificação 18/05/2016 16h36

Representantes do Instituto Metodista Centenário estiveram presentes na cerimônia judaica realizada, no dia 08 de março, em homenagem às vitimas da tragédia da boate Kiss. O Cabalat Shabat celebração tradicional do judaísmo reuniu membros de diversas religiões e autoridades dos diferentes setores que a cidade possui.
Dentre os participantes da cerimônia estiveram a diretora de Unidade do Instituto Metodista Centenário, Luciana Campos de Oliveira Dias, e o agente da pastoral Escolar e Universitária, pastor Nivaldo Francisco Dias. A celebração foi realizada na Sinagoga Itzhak Rabin e contou com a presença de 105 pessoas.
A madrugada do dia 27 de janeiro de 2013 ficará marcada pela tristeza e por caracterizar uma das maiores demonstrações de solidariedade que Santa Maria já vivenciou e protagonizou. Exemplo deste último foi a liturgia que aconteceu na sexta-feira 08 de março, quando diferentes crenças se uniram a favor de um único objetivo: orar e pedir paz para os jovens da tragédia que abalou a cidade e o mundo, totalizando 241 mortes.
O Cabalat Shabat é uma cerimônia religiosa judaica que acontece durante o anoitecer de sexta-feira para que haja um sábado próspero e feliz. O reconhecimento de Deus se dá através de orações e um brinde para que a semana seguinte seja elevada. É caracterizado, também, por ser um momento de cada um rezar pelas suas eventuais falhas, pelos que estão presente e pelos que já faleceram.
Para o presidente da Sociedade Beneficente Israelita de Santa Maria, Sergio Kliow, esta liturgia especial foi muito gratificante. Recebemos pessoas de todas as esferas. Entendemos que cada religião possui suas peculiaridades, mas foi uma reza coletiva em prol da solidariedade, afirma.
Jornalista responsável: Carina Bohnert
Contribuição: Natalia Apoitia - estagiária de Jornalismo
Foto: site da Sociedade Beneficente Israelita de Santa Maria