Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Qualificação de docentes agrega conhecimento à grade da FAMES

Qualificação de docentes agrega conhecimento à grade da FAMES

por Faculdade Metodista de Santa Maria — publicado 14/01/2016 13h53, última modificação 28/05/2018 11h25
Nove professores da instituição concluíram especializações em 2015

14/01/2016 13h53 - última modificação 28/05/2018 11h25

Cientes de que a busca pelo conhecimento é constante e fundamental para a qualificação profissional, nove docentes que integram o quadro de professores da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) concluíram especializações em nível de mestrado e doutorado, no ano de 2015.

As pesquisas, apesar de pertencerem a áreas e temáticas diferentes, possuem algo em comum – a inovação. As qualificações contribuem significativamente para o universo de ensino da FAMES. Ganham os docentes, com o aprendizado somado à experiência e estudos anteriores e também os acadêmicos, que passam a contar com profissionais cada vez mais preparados e com novos conhecimentos para transmitir em sala de aula.

Confira os sete professores qualificados em 2015:

Felipe da Veiga Dias – Curso de Direito: A defesa da tese de doutorado ocorreu no dia 6 de julho, na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). O título da tese é “O Direito Fundamental da Criança e do Adolescente à Informação e às Políticas Públicas de Comunicação Preventivas e Protetivas de Conteúdo Adulto na Internet no Brasil”. Segundo ele, a pesquisa teve o foco nos Direitos Fundamentais na Internet para a Infância e as Políticas Públicas, especialmente em relação à Criminalidade Digital. “Meu objetivo principal é a capacitação docente e a ampliação das possibilidades de atuação em nível de graduação e pós-graduação”, afirma o docente.

Evandro Dotto Dias – Curso de Educação Física: A defesa da tese de doutorado ocorreu no dia 17 de agosto, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O título da tese é “Políticas Avaliativas da Pós-Graduação em Educação Brasileira: uma Hermenêutica do Trabalho Docente”. Segundo ele, o foco da pesquisa é a produção científica brasileira e a formação avaliada pelo sistema CAPES, tendo como área de concentração a Educação.

Ezequiel Redin – Curso de Administração: A defesa da tese de doutorado ocorreu no dia 21 de agosto, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O título da tese é “Família Rural e Produção de Tabaco: Estratégias de Reprodução Social em Arroio do Tigre/RS”. Conforme ele, a pesquisa trata a reprodução social das famílias fumicultoras com base na perspectiva cronológica e na abordagem sócio histórica, apontando diferentes estratégias e fases do desenvolvimento no meio rural fumageiro. “Meu objetivo com este doutorado é tornar-me referência como professor e pesquisador dos estudos rurais, em especial da agricultura familiar no Brasil”, enfatiza o docente.

Daniela Richter – Curso de Direito: A defesa da tese de doutorado ocorreu no dia 30 de novembro, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O título da tese é “O Direito da Criança e do Adolescente: o Protagonismo e a Sustentabilidade Ambiental como Direito das Presentes e Futuras Gerações”. De acordo com ela, a busca pela qualificação profissional na academia, além de necessária, é um diferencial. “Não existe mais data para encerrar os estudos, pois estamos na era do conhecimento”, acrescenta a docente.

Gabriel Ivan Pranke – Curso de Educação Física: A defesa da tese de doutorado ocorreu no dia 30 de novembro, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O título da tese é “Efeito de Tarefas Cognitivas no Controle Postural Estático e Dinâmico de Adultas, Jovens e Idosas Caidoras e Não-Caidoras”. Conforme ele, a pesquisa trata de um grave problema de saúde pública: as quedas em idosos e as consequências destas quedas. “Meu objetivo é qualificar-me mais e aprender mais sobre a minha área de pesquisa, contribuindo para o meio acadêmico”, declara o professor. 

Elionai de Moraes Postiglione – Curso de Ciências Contábeis: A defesa da dissertação de mestrado ocorreu no dia 15 de dezembro, na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). O título da tese é “Integração das Tecnologias de Informação e Comunicação para Implementação da Resolução 6/2012 – CEB no Ensino Técnico de Nível Médio”. De acordo com ele, a pesquisa visa analisar a possibilidade de implantação de uma nova sistemática no Ensino Técnico, através da colaboração no meio científico e na prática escolar, com o objetivo de melhorar o processo de ensino-aprendizagem. 

Andrea Reginatto – Curso de Educação Física: A defesa da tese de doutorado aconteceu no dia 21 de janeiro, na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre. O título da tese refere-se à “Atividade Docente na Modalidade EAD”. De acordo com ela, a pesquisa objetiva analisar as práticas discursivas de professores envolvidos no trabalho de ensino à distância, a fim de refletir sobre suas práticas no ambiente laboral por meio da linguagem, observando as especificidades que envolvem esta prática.

Cati Reckelberg Azambuja – Curso de Educação Física: A defesa da tese de doutorado aconteceu no dia 22 de dezembro de 2014, no Departamento de Bioquímica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre. Entretanto, a docente recebeu o diploma em 2015. O título da tese é “Papel da Educação Física: Tema Transversal em Saúde”. Conforme ela, a pesquisa trata sobre a saúde no ensino público Federal em Santa Maria, sob os aspectos da transversalidade e da transposição didática. O objetivo do estudo, segundo Cati, foi investigar quais são as percepções e ações dos alunos do Ensino Médio e de professores e acadêmicos de Educação Física em relação ao estilo de vida, nível de atividade física, condições e comportamentos de saúde.

 

Assessoria de Imprensa