Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Projetos de Extensão da FAMES ganham “cara e forma” no Instituto Metodista de Ação Social

Projetos de Extensão da FAMES ganham “cara e forma” no Instituto Metodista de Ação Social

por Faculdade Metodista de Santa Maria — publicado 15/09/2010 09h51, última modificação 18/05/2016 16h36
Alunos(as) e professores(as) desenvolvem em conjunto diferentes atividades que visam a interação e a troca de conhecimentos entre a comunidade e o meio acadêmico<br> <br>

15/09/2010 09h51 - última modificação 18/05/2016 16h36

A extensão se constitui em um dos grandes diferenciais da formação acadêmica oferecida pela FAMES. Durante a graduação, os(as) alunos(as) tem a oportunidade de se inserirem em diferentes espaços de carência social, visando não só um conhecimento teórico e prático, mas também humanizado.

Muitos projetos de extensão são desenvolvidos no Instituto Metodista de Ação Social – IMAS, no bairro Noal. Lá, diferentes espaços atendem a demandas e ações igualmente diversificadas. “É uma oportunidade muito boa estar envolvido neste trabalho. Aqui dentro convivemos com pessoas de todas as idades, em diferentes oficinas”, conta o acadêmico de Educação Física da FAMES, Carlos Eduardo Costenaro.

Os espaços do IMAS foram reformados com o objetivo de tornar o local mais aconchegante e agradável para aprender e interagir. Salas foram pintadas, receberam mobiliário e também houve manutenção elétrica para deixar tudo nos “trinques”.

No projeto Mutirão da Inclusão Digital e Reciclagem de Computadores, por exemplo, as turmas de participantes são definidas por idade e as aulas de informática acontecem em dias e horários distintos. Os computadores utilizados no laboratório são, em sua maioria, fruto de doações. O conserto e a manutenção dos equipamentos é realizada pelos(as) professores(as) e alunos(as) do curso de Sistemas de Informação.

Outra atividade que tem conquistado adeptos(as) e feito muita gente mexer os quadris são as aulas de dança, que acontecem de segunda a sexta-feira na parte da tarde. “Aqui o pessoal se diverte. Pode escolher entre as modalidades de jazz e street”, explica Costenaro. Em torno de 12 senhoras também participam das aulas de ginástica do Programa de Exercícios para Pessoas com Depressão (PROED).

O acadêmico Sergio Luiz, também do apoio extensionista, ministra as aulas de fuxico. “Nas quartas e sábados à tarde, crianças e adultos aprender a fazer chaveiros e colares de fuxicos. Também trabalhamos com material reciclável montando luminárias com tampa de garrafa, puff's de garrafa, entre outros”, explica.

O local apresenta espaços, atividades e serviços para todas as idades. As crianças dispõem de uma sala bem colorida. Brinquedos, livros, giz de cera, massa de modelar e teatro animam e agradam a criançada.

Outra opção para quem gosta de ler e estar sempre atualizado(a) é a Biblioteca Comunitária, que funciona no IMAS de segunda a sábado. Uma parceria com o Colégio Fontoura Ilha, faz com que muitas crianças interajam e tomem gosto pela leitura. Interessados(as) em participar dos projetos e oficinas podem ir diretamente ao Instituto Metodista de Ação Social (Samuel Kruschin, 331) ou obter mais informações pelo telefone 3026.2826.

Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Estagiária de Jornalismo: Ingrid Bravo
Fotos: Arquivo