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Programe-se! FAMES realizará avaliação institucional para docentes e acadêmicos(as)

por Faculdade Metodista de Santa Maria — publicado 23/10/2013 10h59, última modificação 18/05/2016 16h37
Avaliação institucional acontece entre os dias 28 de outubro e 11 de novembro.

23/10/2013 10h59 - última modificação 18/05/2016 16h37

Programe-se! FAMES realizará avaliação institucional para docentes e acadêmicos(as)

A Faculdade Metodista de Santa Maria realiza entre os dias 28 de outubro e 11 de novembro a avalição institucional 2013. O instrumento é coordenado pela Comissão Própria de Avaliação(CPA) e tem por objetivo avaliar os Cursos de Graduação nos aspectos didático-pedagógico, de infraestrutura e de serviços oferecidos. 

A participação da comunidade acadêmica será através do preenchimento de questionário on line, que estará disponível a partir do dia 28 de outubro no site da FAMES.

 A participação de acadêmicos(as) e professores(as)e é de grande relevância para a qualificação institucional.

Fique atento(a) ao prazo e participe!

 

Saiba mais:

Avaliação das Instituições de Educação Superior

A Avaliação Institucional é um dos componentes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e está relacionada:

  • à melhoria da qualidade da educação superior;
  • à orientação da expansão de sua oferta;
  • ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social;
  • ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

A Avaliação Institucional divide-se em duas modalidades:


Autoavaliação – Coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) de cada instituição e orientada pelas diretrizes e pelo roteiro da auto-avaliação institucional da CONAES.
 

Avaliação externa – Realizada por comissões designadas pelo Inep, a avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e os relatórios das auto-avaliações. O processo de avaliação externa independente de sua abordagem e se orienta por uma visão multidimensional que busque integrar suas naturezas formativa e de regulação numa perspectiva de globalidade.

Em seu conjunto, os processos avaliativos devem constituir um sistema que permita a integração das diversas dimensões da realidade avaliada, assegurando as coerências conceitual, epistemológica e prática, bem como o alcance dos objetivos dos diversos instrumentos e modalidades.

 

Assessoria de Imprensa