Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Orientações sobre as aulas on-line a partir de 30/03

Orientações sobre as aulas on-line a partir de 30/03

por Admin publicado 25/03/2020 10h05, última modificação 25/03/2020 11h20

25/03/2020 10h05 - última modificação 25/03/2020 11h20

Estimados/as alunos/as e professores/as,

Muitas foram as atividades presenciais suspensas nos últimos dias, realizadas na primazia do senso de solidariedade, consciência social e valor à vida.

Essas ações de cuidado também têm sido respaldadas legalmente, pelas autoridades governamentais (Portaria MEC 343 – 17/03/2020).

No entanto, as atividades acadêmicas não foram suspensas, permanecendo ainda em processo, somente sem a possibilidade de permanecerem no ambiente presencial da Faculdade Metodista Centenário.

Mesmo vivendo uma ação desafiadora para a continuidade de seu processo acadêmico, Equipes Diretivas e Professores/as se empenharam com muita dedicação em busca de ações efetivas, capacitações de docentes e administrativos e um planejamento bem detalhado, contando com ferramentas tecnológicas pertencentes à Educação Metodista, ampliando então a infraestrutura de TI e a capacidade de nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle (AVA). Tudo para continuar atendendo neste momento específico às aulas presenciais de maneira virtual, com a qualidade tal que sempre nos comprometemos em oferecer.

Estamos construindo juntos um processo de aprendizagem e ensino, que permitirá a todos os/as alunos/as a continuação de sua formação, minimizando assim as dificuldades que esta crise de saúde pública nos proporciona impondo o isolamento social.

Usando as ferramentas tecnológicas que temos disponíveis, estamos atendendo a todos os alunos/as do presencial em aulas online ao vivo. Importante dizer que o desafio é grande e dessa forma podemos enfrentar algum problema no início, mas na certeza de que estamos trabalhando duramente para dar apoio aos discentes, principalmente durante a fase de adaptação, e conseguirmos assim propiciar um serviço de educação de qualidade.

Nos próximos dias, todos/as os/as alunos/as e docentes que não possuem Login e Senha no AVA receberão em seus e-mails essas informações de acesso. Importante manter sempre seus dados atualizados, pois o e-mail é a forma de contato com todos vocês. Para os alunos que já possuem Disciplinas de Formação Geral online no AVA, as disciplinas presenciais estarão listadas neste ambiente.

Algumas observações importantes:

1. O aluno do presencial terá todas as aulas teóricas programadas para o semestre. As aulas serão ao vivo com o/a professor/a do seu curso. Essas aulas serão ministradas no formato on-line, não presencial, e seguem a mesma carga horária e horários do presencial. Ou seja, a aula começará no mesmo horário da aula do presencial durando todo período de aulas de seu turno de estudo. Cada aluno/a deve observar o cronograma e horários de aula do seu curso.

2. O(a) aluno(a) terá aula online somente com a turma do seu curso, conforme é feito presencialmente, e com o(a) professor(a) da sua disciplina ou módulo.

3. Isto posto, reafirmamos que o contrato firmado está sendo cumprido dentro das melhores condições que o momento nos apresenta e orientado pelos órgãos regulatórios.

Dessa forma, também relembramos seus compromissos durante esse processo:

- Estabeleça uma rotina semanal, com a família, incluindo horários de atividades semanais em família (jogos, filmes, leituras, por exemplo), prática de movimento diário, e, claro, o cumprimento das atividades e a participação em aulas de sua turma

- Manter-se com a família reunida em casa, saindo somente para casos de extrema necessidade, cumprindo a atual máxima: “Quarentena não é férias”

- Manter os cuidados já amplamente divulgados para a prevenção contra o COVID19

Vale ressaltar que o compromisso financeiro com seu curso também precisa ser mantido, visto que nossas Equipes administrativas e Docentes, bem como nossos processos, ao contrário de outras realidades, continuam em pleno funcionamento.

Continuaremos somando toda a competência pedagógica de nossas Equipes, com a dedicação diária para a continuidade de nossos Calendários Acadêmicos, e, também, com atenção a todo o cuidado à sua saúde e a de seus familiares.

Pedimos a Deus que permaneça com cada aluno/a e cada família, de uma forma ainda mais especial nesse período, o qual esperamos que seja abreviado.

Que estejamos abertos aos ensinamentos enriquecedores que um momento tão desafiador como esse pode nos oferecer, quer em nossas famílias, quer em nosso trabalho pedagógico diário, agora adaptado e transformado.

Por fim, como Instituição Metodista, afirmamos a importância de comprometimento cidadão de todos nós em todas as dimensões da vida e nas relações sociais, diante de desafio tão grande que nossa geração enfrenta e há de superar neste 2020. É um desafio pedagógico, ético, comunitário, cidadão. A comunidade universitária, uma vez mais, será grandiosa e exemplar, a partir de cada um de nós, nessa caminhada.

Walter Chalegre dos Santos
Diretor

registrado em: