Você está aqui: Página Inicial / Notícias / NEAB da FAMES participa de Grupo de Trabalho que discute atividades do Mês da Consciência Negra

NEAB da FAMES participa de Grupo de Trabalho que discute atividades do Mês da Consciência Negra

por Faculdade Metodista de Santa Maria — publicado 08/10/2010 08h54, última modificação 18/05/2016 16h36
<br> GT também aborda a implantação da Lei 10639/2003 sobre a inclusão da história Afro-Brasileira nas grades curriculares da educação infantil e ensinos fundamental, médio e superior<br>

08/10/2010 08h54 - última modificação 18/05/2016 16h36

NEAB da FAMES participa de Grupo de Trabalho que discute atividades do Mês da Consciência Negra
Integrantes do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da FAMES e da UFSM se reuniram na sede na SEDUFSM (Seção Sindical dos Docentes da UFSM) para debater sobre a implantação da Lei 10639/2003, que trata da implantação da história Afro-Brasileira nas grades curriculares dos cursos superiores e nas propostas educacionais para os ensinos fundamental e médio, com abrangência para a educação infantil. O objetivo da lei é o de valorizar a cultura das comunidades negras no Brasil e erradicar o preconceito, dentro de uma abordagem transdisciplinar e dialógica.

As professoras Carmem Deleacil, Giane Vargas Escobar, Sandra Fontoura e o professor Júlio Quevedo pontuaram ainda sobre as tensões que permeiam as discussões acerca do cumprimento desta proposta no interior das instituições educacionais. Também foi pauta da reunião as propostas para a Semana da Consciência Negra no município.

O Projeto Cultura na SEDUFSM, que realiza atividades mensais com temáticas diferenciadas, realizará o "Novembro Negro", que terá os seguintes eixos temáticos: a importância de Zumbi no interior da cultura Afro-Brasileira, dos Lanceiros Negros na Revolução Farroupilha e da Revolta da Chibata, no processo de resistência à dominação, social, cultural, política e econômica imposta pelas elites brancas aos negros no decurso de construção e afirmação do Estado Nacional.

A 22ª Semana Municipal da Consciência Negra de Santa Maria em 2010 será promovida por diversas entidades do Movimento Negro, entre elas o NEAB da FAMES e da UFSM, a UNIPAMPA, a SEDUFSM e a Prefeitura Municipal de Santa Maria. Segundo os(as) integrantes do Grupo de Trabalho, as atividades previstas para esse evento procuram refletir sobre o processo de ações afirmativas conquistados pela comunidade negra, promovendo uma discussão sobre a permanência e o sucesso dos(as) alunos(as) cotistas na universidade, na perspectiva de que as políticas reparatórias para o povo negro devem ir muito além do ingresso às instituições educacionais.

Recentemente, em outra reunião realizada na FAMES, em 05 de outubro, a equipe organizadora da Semana da Consciência Negra em Santa Maria reafirmou os objetivos da das atividades ao finalizar a programação do evento.

Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Foto: Fritz Nunes
Fonte: GT de Etnia, Gênero e Classe (GTEGC)