Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Memórias e saberes são temas de aula na Escola para Adultos

Memórias e saberes são temas de aula na Escola para Adultos

por joana.gunther — publicado 15/06/2018 18h23, última modificação 03/07/2018 09h49

15/06/2018 18h23 - última modificação 03/07/2018 09h49

Memórias, saberes, identidade e amizades, foram algum dos temas abordados na tarde da quarta-feira, 13 de junho, durante o encontro do Programa de Extensão Escola para Adultos. As atividades idealizadas pelas professoras Cirlene Ereno e Amanda Diehl tinham como intuito trabalhar com a responsabilidade social e cultural dos cerca de 40 alunos presentes na sala A114 da instituição.

Em um primeiro momento, foi feita a leitura do livro “A parte que falta”, de Shel Silverstein, que aborda questionamentos sobre o que é o amor e quanto as pessoas dependem de um relacionamento ou parceiro para se sentirem plenamente felizes. A história desencadeou uma reflexão dos alunos, que compartilharam experiências pessoais, além dos motivos deles frequentarem a Escola. Durante os depoimentos, os participantes também fizeram agradecimentos ao acolhimento e a amizade de colegas e professores.

                         

A professora Cirlene, comenta sobre a importância da atividade para os alunos, que segundo ela, além de conhecimento, buscam trocas de saberes e gostam de desabafar e trocar experiências verbais durante os encontros. “Como trabalhamos a psicologia das inter-relações na disciplina de Psicologia e Criatividade e memória na disciplina de Artes, partimos do pressuposto que tudo que eles aprendem conseguem externar para as vivências contextuais e atuais”, explica.

A professora ainda salienta que as experiências vividas nas aulas são ligadas com as relações afetivas que o grupo desenvolve, portanto, o objetivo da atividade seria desencadear a reflexão dos alunos sobre o motivo deles presenciarem as aulas e o quanto a participação na Escola para Adultos tem mudado suas vidas. “Sempre buscamos nas atividades transformar o momento em grupo em horas agradáveis e produtivas. Chegamos à conclusão que além deles buscarem novos saberes, o que faz eles voltarem aqui todas as semanas é o carinho que o grupo troca, a afetividade do espaço da aula é o que mais elas sentem falta”, enfatiza

 Na segunda atividade proposta, os alunos da Escola para Adultos realizaram uma “troca de livros”. Cada aluno escolheu e levou para a aula uma ou mais obras que gostaria de doar ou trocar com a turma. Durante a atividade, eles escreveram mensagens que foram colocadas dentro dos livros que posteriormente foram expostos em uma mesa onde houve a troca entre os colegas.

                     

A última atividade da tarde foi a que exercitou a memória da turma. A partir de palavras sorteadas, a tarefa seria que eles pensassem em músicas com a expressão. O encontro proporcionou troca de conhecimentos musicais, reflexões e muitas risadas em meio as cantorias. Músicas sobre amor, alegria, amizade e felicidade fizeram parte do repertório da tarde, que foi encerrada com uma confraternização.    

                     

Assessoria de Imprensa

registrado em: ,