Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Marketing estratégico é tema de aula inaugural na pós-graduação

Marketing estratégico é tema de aula inaugural na pós-graduação

por Faculdade Metodista de Santa Maria — publicado 26/05/2009 13h11, última modificação 18/05/2016 16h35
Quinta turma do MBA RH e Marketing iniciou as aulas no dia 22 de maio

26/05/2009 13h11 - última modificação 18/05/2016 16h35

Marketing estratégico é tema de aula inaugural na pós-graduação
Em sua quinta edição o curso de MBA RH e Marketing iniciou as aulas com uma palestra sobre marketing estratégico como diferencial competitivo. A coordenação de pós-graduação da FAMES e do curso junto a pastoral universitária, deram as boas-vindas aos(às) alunos(as). “Com a razão você pode ir longe, mas se conciliá-la com a fé você pode ir muito mais longe”, destacou o Reverendo Nivaldo Dias.

Durante a palestra, o Prof. Dr. Flavi Ferreira Lisboa Filho conversou com os(as) alunos(as) sobre questões gerais do tema e apresentou exemplos em fotos e vídeos para ilustrar o assunto. Como conceito inicial, ressaltou que marketing não é publicidade, não é venda e nem mera intuição e que ver a publicidade como marketing é uma visão reducionista da área.

Para o professor, o marketing na atualidade é visto como uma exigência do mercado, algo que está incorporado ao dia a dia das pessoas e que pode melhorar os resultados das organizações. “Tudo passa por um processo de escolha. O mercado é um espaço para trocas e um produto é um objeto de troca”, explicou.

O entendimento básico de marketing segundo Flavi Filho é o de que ele visa satisfazer a necessidade do cliente. “Marketing significa trabalhar com mercados, que, por sua vez, significam a tentativa de realizar as trocas em potencial com o objetivo de satisfazer as necessidades e os desejos humanos”.

Mas para efetivar esse conceito e colocá-lo em prática é preciso conhecimento e pesquisa. “A nossa visão tem que ser ampla, é preciso saber história, economia, entre outros assuntos. Pois se eu não conseguir mapear isso como é que eu vou pensar em estratégia”, questionou.

Assuntos como formas de segmentação, comportamento do público e mix de marketing também foram tratados. No sábado (23/05), a palestra com o Prof. Ms. Jaime Peixoto Stecca abordou os “Perfis profissionais para o século XXI”.

Jornalista responsável e fotos: Ana Paula Nogueira