Marketing estratégico é tema de aula inaugural na pós-graduação
por Faculdade Metodista de Santa Maria
—
publicado
26/05/2009 13h11,
última modificação
18/05/2016 16h35
Quinta turma do MBA RH e Marketing iniciou as aulas no dia 22 de maio
26/05/2009 13h11 - última modificação 18/05/2016 16h35

Em sua quinta edição o curso de MBA RH e Marketing iniciou as aulas com uma palestra sobre marketing estratégico como diferencial competitivo. A coordenação de pós-graduação da FAMES e do curso junto a pastoral universitária, deram as boas-vindas aos(às) alunos(as). Com a razão você pode ir longe, mas se conciliá-la com a fé você pode ir muito mais longe, destacou o Reverendo Nivaldo Dias.
Durante a palestra, o Prof. Dr. Flavi Ferreira Lisboa Filho conversou com os(as) alunos(as) sobre questões gerais do tema e apresentou exemplos em fotos e vídeos para ilustrar o assunto. Como conceito inicial, ressaltou que marketing não é publicidade, não é venda e nem mera intuição e que ver a publicidade como marketing é uma visão reducionista da área.
Para o professor, o marketing na atualidade é visto como uma exigência do mercado, algo que está incorporado ao dia a dia das pessoas e que pode melhorar os resultados das organizações. Tudo passa por um processo de escolha. O mercado é um espaço para trocas e um produto é um objeto de troca, explicou.
O entendimento básico de marketing segundo Flavi Filho é o de que ele visa satisfazer a necessidade do cliente. Marketing significa trabalhar com mercados, que, por sua vez, significam a tentativa de realizar as trocas em potencial com o objetivo de satisfazer as necessidades e os desejos humanos.
Mas para efetivar esse conceito e colocá-lo em prática é preciso conhecimento e pesquisa. A nossa visão tem que ser ampla, é preciso saber história, economia, entre outros assuntos. Pois se eu não conseguir mapear isso como é que eu vou pensar em estratégia, questionou.
Assuntos como formas de segmentação, comportamento do público e mix de marketing também foram tratados. No sábado (23/05), a palestra com o Prof. Ms. Jaime Peixoto Stecca abordou os Perfis profissionais para o século XXI.
Jornalista responsável e fotos: Ana Paula Nogueira
Durante a palestra, o Prof. Dr. Flavi Ferreira Lisboa Filho conversou com os(as) alunos(as) sobre questões gerais do tema e apresentou exemplos em fotos e vídeos para ilustrar o assunto. Como conceito inicial, ressaltou que marketing não é publicidade, não é venda e nem mera intuição e que ver a publicidade como marketing é uma visão reducionista da área.
Para o professor, o marketing na atualidade é visto como uma exigência do mercado, algo que está incorporado ao dia a dia das pessoas e que pode melhorar os resultados das organizações. Tudo passa por um processo de escolha. O mercado é um espaço para trocas e um produto é um objeto de troca, explicou.
O entendimento básico de marketing segundo Flavi Filho é o de que ele visa satisfazer a necessidade do cliente. Marketing significa trabalhar com mercados, que, por sua vez, significam a tentativa de realizar as trocas em potencial com o objetivo de satisfazer as necessidades e os desejos humanos.
Mas para efetivar esse conceito e colocá-lo em prática é preciso conhecimento e pesquisa. A nossa visão tem que ser ampla, é preciso saber história, economia, entre outros assuntos. Pois se eu não conseguir mapear isso como é que eu vou pensar em estratégia, questionou.
Assuntos como formas de segmentação, comportamento do público e mix de marketing também foram tratados. No sábado (23/05), a palestra com o Prof. Ms. Jaime Peixoto Stecca abordou os Perfis profissionais para o século XXI.
Jornalista responsável e fotos: Ana Paula Nogueira