Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Literatura marginal é discutida em atividade do Projeto Fazendo Arte para Pensar Direito

Literatura marginal é discutida em atividade do Projeto Fazendo Arte para Pensar Direito

por Dara Luiza Hamann publicado 17/06/2016 11h38, última modificação 17/06/2016 11h38
Alunos de Direito da FAMES debateram o conto “No país das calças beges”

17/06/2016 11h38

Inserido nas atividades do Projeto Fazendo Arte para Pensar Direito, um debate sobre literatura marginal foi proporcionado aos alunos do Curso de Direito da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES). As discussões ocorreram em dois momentos, nos dias 25 de maio e 13 de junho, para os acadêmicos do diurno e noturno, respectivamente. Como objeto de análise, esteve o conto “No país das calças beges”, de Férrez, que trata sobre a saída do cárcere e as dificuldades enfrentadas para a reinserção na sociedade.

debate sobre literatura marginal

Conforme a coordenadora do Curso de Direito, professora Karina Brunet, o texto foi disponibilizado aos alunos com antecedência. As discussões englobaram as perspectivas de linguagem e literatura, bem como a criminologia cultural.

Além da coordenadora, participaram do debate no turno da manhã a professora de Redação Acadêmica, Liane Kist, os professores de Direito e Processo Penal, Tábata Mendonça e Raphael Peres, além das acadêmicas Angélica Correa, que pesquisa sobre a temática do conto, e Gabriela Menna Barreto, monitora da Cátedra de Direitos Humanos da FAMES. Ainda contribuiu a egressa Juliane Becker Freitas da Silva.

debate sobre literatura marginal

Já na discussão do turno da noite, fizeram parte novamente a coordenadora do Curso, Karina Brunet, juntamente com os professores Raphael Peres, Tábata Mendonça, Daniela Richter e Luiza Mota.  

debate sobre literatura marginal

O conto “No país das calças beges” é um relato de um ex-presidiário que retoma a liberdade após anos no cárcere. Nas entrelinhas, Férrez aponta as esperanças dos detentos pelo mundo que está “do lado de fora” e as dificuldades enfrentadas para a reinserção na sociedade.

O Projeto Fazendo Arte para Pensar Direito é realizado desde 2014 na FAMES, com o objetivo de compreender o Direito a partir das manifestações artísticas. Desta forma, busca-se desenvolver uma visão mais crítica e humanística do fenômeno jurídico. Por meio da literatura, do cinema, da música e por outras formas de manifestação da arte, os acadêmicos podem observar e refletir sobre como é retratado o Direito.

 

Assessoria de Imprensa