Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Licenciatura: 14 cursos que você precisa conhecer

Licenciatura: 14 cursos que você precisa conhecer

por Renan Sales publicado 21/03/2019 14h29, última modificação 21/03/2019 14h29

21/03/2019 14h29

Da Revista QB - Quero Bolsa*

Os cursos de graduação do tipo licenciatura capacitam o formando a dar aulas para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio, em instituições de ensino públicas eprivadas, e a fazer pesquisas na área.

Embora a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) tenha apontado uma queda no interesse dos estudantes em se tornar professor de 5,5% para 4,2% em nove anos, um estudo feito pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) revelou que a demanda para a profissão é de quatro milhões até 2040.

Leia mais:
Qual a diferença entre Bacharelado e Licenciatura? Veja qual a melhor opção de Graduação para você
7 licenciaturas mais escolhidas, segundo o MEC


Dentre os motivos para esse aumento, que também eleva a empregabilidade da área, destacam-se o envelhecimento populacional e o aumento do número de matriculadosnas redes de ensino. 

Se interessou? Então veja a seguir as características de 14 cursos de licenciatura e descubra qual deles tem mais a ver com o seu perfil.

1. Pedagogia

O profissional dessa área atua na Educação Infantil e no Ensino Fundamental I. Ele é responsável por planejaravaliarcoordenar e desenvolver projetos pedagógicos.

Além disso, o pedagogo é o intermediário entre a comunidade escolar e as instituições familiares.

Leia mais:
Teste: Você tem perfil para cursar Pedagogia?
Saiba mais sobre o curso de Pedagogia


O curso de Pedagogia possui duração média de quatro anos e inclui em seus conteúdos o ensino de práticas pedagógicas, dos conteúdos programáticos direcionados para o Ensino Básico e da Língua Brasileira de Sinais.


2. Educação Física

O professor de Educação Física é responsável por ensinar e supervisionar práticascorporais para crianças e adolescentes, no Ensino Fundamental I, II e no Ensino Médio.

Leia mais:
Teste: Você tem perfil para cursar Educação Física?
50 melhores faculdades de Educação Física do Brasil, segundo o MEC

O conteúdo da graduação é distribuído em aulas teóricas e práticas, com duração de quatro anos. Disciplinas relacionadas a anatomia do corpo humano são comuns nesse curso, que faz parte das Ciências Biológicas.

3. Letras

O profissional licenciado em Letras possui a capacitação para entender o funcionamento da Língua Portuguesa, de outro idioma e suas respectivas obras literárias e passar esses conhecimentos para alunos do Ensino Fundamental I, II e Ensino Médio.

Leia mais:
Como escolhi a faculdade de Letras
Atenção, organização, leitura: como amadureci com o curso de Letras

O curso dura, em média, quatro anos. idioma estrangeiro a ser estudado é escolhidopelo aluno, e normalmente as opções são inglês, espanhol, francês e alemão.

O conteúdo programático aborda o estudo da estrutura da línguasua histórialiteraturae como funciona o processo de comunicação.

4. História

Como o próprio nome já diz, o historiador tem como função estudaranalisar e ensinar a respeito os processos históricos que compõem o mundo. O professor de História atua no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio.

O curso consiste no estudo e problematizações de documentospesquisas e conceitos e divide-se nos eixos Histórico, Especializado e Complementares, durante os quatro anos de graduação.

Eles abordam práticas de pesquisasatividades de outras áreas do conhecimento econteúdos voltados para áreas de atuação específicas, respectivamente.

5. Ciências Biológicas

O curso capacita o profissional para dar aula de Ciências no Ensino Fundamental II e de Biologia, no Ensino Médio.

Voltado para a área de Biológicas, a grade curricular do curso é voltada para o estudo dos seres vivos, da relação entre os seres e o meio ambiente, dos processos evolutivos e da ecologia. Além disso, conteúdos na áreas de Química, Física e da Saúde estão presentes ao longo da graduação, que possui duração média de quatro anos.

6. Matemática

O professor dessa área é habilitado para dar aulas sobre técnicas e cálculos matemáticos e lógicos para alunos do Ensino Fundamental II e Médio.

Durante os quatro anos da graduação, conteúdos sobre cálculosanálisegeometria e álgebra são estudados. Além disso, os universitários também aprendem sobre a prática de ensino.

7. Filosofia

O profissional licenciado em Filosofia trabalha com estudantes do Ensino Médio.

Ele tem como função provocar a reflexão sobre o homem, seu destino e destino domundo. Para isso, utiliza-se de conceitos clássicos sobre temas como éticamoral, política, cultura.

conteúdo do curso, que também possui duração de quatro anos, estrutura-se nas disciplinas de Ética, Lógica, Teoria do Conhecimento, História da Filosofia, Filosofia Geral e conceitos sobre a prática do ensino. Dentro das disciplinas abordam-se temas subjetivos.

8. Geografia

O geógrafo é capacitado para trabalhar com estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio por meio do ensino do espaço geográfico sob os aspectos socialeconômico e natural.

curso de Geografia estrutura-se nos eixos de Formação Específica, Complementar e Livre, assim como o de História.

 
9. Artes Visuais

O licenciado em Artes Visuais pode dar aulas para alunos do Ensino Fundamental I, II eEnsino Médio e também pode atuar em instituições como museus e centros culturais.

curso é dividido em níveis, que abordam a análise e reflexão de fenômenos visuaisestudos de outras áreas do conhecimento e aprofundamento em técnicas. Nas demais áreas do conhecimento, inclui-se o estudo de Filosofia, EstéticaSociologia e Comunicação.


10. Física

O profissional formado em Física é habilitado para dar aulas para estudantes do EnsinoFundamental II e Médio sobre princípiosconceitos e métodos da física.

graduação é dividida em duas partes: a de conteúdo curricular obrigatório e a voltada para qual segmento o universitário deseja seguir. O conteúdo curricular obrigatório é composto por cálculosteorias e aplicaçõespráticas laboratoriais e pelas áreas Ciências Naturais e Humanas.


11. Química

O licenciado nessa área é responsável por lecionar para alunos do Ensino Fundamental II Ensino Médio sobre metodologiasmateriaisexperiências e análises relacionadas a propriedades, composição e transformação de substâncias.

No curso, são feitos estudos sobre conceitosleis e princípios da Química, assim como propriedades físicas e químicas dos elementos e avanços científico-tecnológicos. Além disso, disciplinas pedagógicas e a relação entre Química e os contextos culturais e sociais também fazem parte do conteúdo programático.


12. Ciências Sociais

O cientista social pode dar aulas para alunos do Ensino Fundamental II Ensino Médio sobre estruturas e características das organizações culturais, sociais, políticas e econômicas.

O curso, com duração de até cinco anos, é composto por disciplinas como Antropologia e Sociologia e, assim como o de Geografia, ele é dividido em três partes, de forma semelhante aos cursos de História e Geografia: Formação EspecíficaComplementar e Livre.


13. Música

O curso de Música forma educadores que planejam cursosdesenvolvem pesquisascoordenam atividadesestudam e pesquisam música em escolas de músicaconservatórios, escolas privadas e projetos sociais.  

Leia mais:
5 cursos para quem gosta de música


As aulas da graduação são teórico-práticas, e abordam conteúdos relacionados a cultura artes e particularidades da área musical. 

registrado em: