Jornadas de Pesquisa e Extensão do Curso de Direito da FAMES superam expectativas
09/05/2016 10h48
Com o intuito de promover a interação acadêmica entre várias instituições e divulgar os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos na Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES), o Curso de Direito realizou sua 9ª Jornada de Pesquisa e 8º Jornada de Extensão. O evento ocorreu nos dias 3 e 4 de maio, com palestras, oficinas e apresentação de trabalhos.
Na solenidade de abertura, após o canto do Hino Nacional, a Agente da Pastoral, pastora Ângela Dias realizou um momento de acolhida e reflexão. Em seguida, a coordenadora do Curso de Direito, professora Karina Brunet, deu início aos trabalhos, saudando o público presente e desejando bom proveito das atividades a serem proporcionadas no decorrer do evento. Ainda houve uma apresentação artística, do Coral Adultos Encanto, da Escola para Adultos da FAMES.
A primeira noite de programação teve como principal atração a palestra do professor da Universidade Estadual de Maringá (PR), Gustavo Noronha de Ávila. Em sua explanação, o profissional abordou o tema “Falsas Memórias e Prova Penal”. Ávila conduziu uma reflexão sobre o processo de formação de falsas memórias, que podem levar a um julgamento equivocado pelos órgãos Militar, Civil e Judiciário.
Segundo o professor, as falsas memórias são constituídas a partir da interpretação errada de um acontecimento. Por meio de exemplos do cotidiano, Ávila explicou alguns métodos para se chegar a verdade no processo penal, entre eles a entrevista com testemunha e reconhecimento pessoal.
O segundo dia de programação iniciou com apresentação de trabalhos acadêmicos.
Pela parte da tarde, foram realizadas três oficinas: “Nova Ortografia da Língua Portuguesa” – com a professora Rogéria Lourenço dos Santos; “Círculos de Construção de Paz: metodologia utilizada na Central Restaurativa Ivanise Jann de Jesus” – coordenada pela professora Isabel Cristina Martins Silva e “Perícia Criminal e Processo Penal” – com perito criminal do IGP Rafael Noal Moro.
O encerramento das Jornadas deu-se com a palestra “Avanços e retrocessos na aplicação e reformas do processo penal”, ministrada pelo professor Nereu José Giacomolli, às 19h, no Auditório da FAMES. O profissional trouxe para discussão temas polêmicos da área, como a audiência de custódia, o acordo criminal, o processo penal como substitutivo de políticas públicas, a crença na solução pelo cárcere, o juiz de garantias e o alto índice de litigiosidade. Durante a sua fala, Giacomolli trouxe dados sobre a quantidade de presos no Brasil. Conforme o professor, o país é o quarto em número de apenados, em comparação com outras nações. Ao final, ele apresentou as propostas de reformulação do processo penal.
A entrega da premiação da I Maratona de Argumentação Jurídica, realizada em abril pelo Curso de Direito, também integrou as atividades das Jornadas de Pesquisa e Extensão.
Equipe 3ª colocada.
Equipe 2ª colocada.
Equipe 1ª colocada.
Os trabalhos apresentados ao longo dos dois dias de programação estiveram relacionados aos seguintes eixos temáticos:
- Os perigos da liberdade de expressão na área do direito da criança e do adolescente;
- O direito civil no século XXI;
- Meios alternativos de resolução dos conflitos: mediação, arbitragem e práticas restaurativas;
- Ciências Criminais, Constituição e Democracia: aspectos contemporâneos;
- O direito à privacidade na sociedade da informação;
- Contemporaneidade e processo;
- Meio ambiente de trabalho e direitos fundamentais.
Os participantes das Jornadas, como ouvintes e apresentadores de trabalho, receberam certificado de participação.
Assessoria de Imprensa