Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Jornadas de Pesquisa e Extensão do Curso de Direito da FAMES superam expectativas

Jornadas de Pesquisa e Extensão do Curso de Direito da FAMES superam expectativas

Programação oportunizou aos acadêmicos dois dias de informação e experiências

09/05/2016 10h48

Com o intuito de promover a interação acadêmica entre várias instituições e divulgar os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos na Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES), o Curso de Direito realizou sua 9ª Jornada de Pesquisa e 8º Jornada de Extensão.  O evento ocorreu nos dias 3 e 4 de maio, com palestras, oficinas e apresentação de trabalhos.

Jornada de Direito

Na solenidade de abertura, após o canto do Hino Nacional, a Agente da Pastoral, pastora Ângela Dias realizou um momento de acolhida e reflexão. Em seguida, a coordenadora do Curso de Direito, professora Karina Brunet, deu início aos trabalhos, saudando o público presente e desejando bom proveito das atividades a serem proporcionadas no decorrer do evento. Ainda houve uma apresentação artística, do Coral Adultos Encanto, da Escola para Adultos da FAMES.

Jornada de Direito

A primeira noite de programação teve como principal atração a palestra do professor da Universidade Estadual de Maringá (PR), Gustavo Noronha de Ávila. Em sua explanação, o profissional abordou o tema “Falsas Memórias e Prova Penal”. Ávila conduziu uma reflexão sobre o processo de formação de falsas memórias, que podem levar a um julgamento equivocado pelos órgãos Militar, Civil e Judiciário.

Jornada de Direito

Segundo o professor, as falsas memórias são constituídas a partir da interpretação errada de um acontecimento. Por meio de exemplos do cotidiano, Ávila explicou alguns métodos para se chegar a verdade no processo penal, entre eles a entrevista com testemunha e reconhecimento pessoal.

O segundo dia de programação iniciou com apresentação de trabalhos acadêmicos.

Jornada de Direito

Pela parte da tarde, foram realizadas três oficinas: “Nova Ortografia da Língua Portuguesa” – com a professora Rogéria Lourenço dos Santos; “Círculos de Construção de Paz: metodologia utilizada na Central Restaurativa Ivanise Jann de Jesus” – coordenada pela professora Isabel Cristina Martins Silva e “Perícia Criminal e Processo Penal” – com perito criminal do IGP Rafael Noal Moro.

Jornada de Direito

O encerramento das Jornadas deu-se com a palestra “Avanços e retrocessos na aplicação e reformas do processo penal”, ministrada pelo professor Nereu José Giacomolli, às 19h, no Auditório da FAMES. O profissional trouxe para discussão temas polêmicos da área, como a audiência de custódia, o acordo criminal, o processo penal como substitutivo de políticas públicas, a crença na solução pelo cárcere, o juiz de garantias e o alto índice de litigiosidade. Durante a sua fala, Giacomolli trouxe dados sobre a quantidade de presos no Brasil. Conforme o professor, o país é o quarto em número de apenados, em comparação com outras nações. Ao final, ele apresentou as propostas de reformulação do processo penal.

Jornada de Direito

A entrega da premiação da I Maratona de Argumentação Jurídica, realizada em abril pelo Curso de Direito, também integrou as atividades das Jornadas de Pesquisa e Extensão.

Jornada de Direito

Equipe 3ª colocada.

Jornada de Direito

Equipe 2ª colocada.

Jornada de Direito

Equipe 1ª colocada.

Os trabalhos apresentados ao longo dos dois dias de programação estiveram relacionados aos seguintes eixos temáticos:

- Os perigos da liberdade de expressão na área do direito da criança e do adolescente;

- O direito civil no século XXI;

- Meios alternativos de resolução dos conflitos: mediação, arbitragem e práticas restaurativas;

- Ciências Criminais, Constituição e Democracia: aspectos contemporâneos;

- O direito à privacidade na sociedade da informação;

- Contemporaneidade e processo;

- Meio ambiente de trabalho e direitos fundamentais.

Os participantes das Jornadas, como ouvintes e apresentadores de trabalho, receberam certificado de participação.

Assessoria de Imprensa