Jornada de Educação Física debate a pesquisa e a extensão no ensino superior
por Faculdade Metodista de Santa Maria
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publicado
04/06/2008 14h22,
última modificação
18/05/2016 16h36
Palestras e apresentações de trabalhos acadêmicos pelos(as) alunos(as) fazem parte da programação
04/06/2008 14h22 - última modificação 18/05/2016 16h36

Estamos desafiando os (as) alunos(as) a crescerem mais. A colocação do coordenador do curso de Educação Física da FAMES, Prof. Dr. Renan Sampedro, na abertura da Jornada Acadêmica nesta terça-feira (27/05) deu o tom do que seriam as palestras da noite: um incentivo a produção acadêmica e a participação dos(as) estudantes em projetos de pesquisa e extensão. As palestras de abertura, realizadas no auditório Alice Denison, foram ministradas pela Assessora de Pesquisa e Pós-graduação da FAMES, Andrea Reginatto, e pelo Assessor de Extensão, Thiago Kader.
Os docentes destacaram, cada um nas suas áreas de atuação, a proposta da FAMES para a pesquisa e a extensão, além de apresentar aos (as) acadêmicos(as) a produção existente na instituição, o número de alunos(as) e professores(as) envolvidos(as), além de quantas pessoas são beneficiadas pelos projetos.
A professora Andrea Reginatto explicou que faculdades isoladas, como a FAMES, não precisam ter foco na pesquisa e sim no ensino, mas que na perspectiva do crescimento e da transformação em Centro Universitário ou Universidade existe um fomento a pesquisa. Dessa forma, as metas da prática da pesquisa na FAMES são promover a iniciação científica, aperfeiçoar o exercício da pesquisa, qualificar a produção de trabalhos através das Jornadas Acadêmicas e da Mostra de Pesquisa e Extensão e envolver os (as) alunos(as) de graduação, enfatizando a importância da pesquisa para a sua formação acadêmica, tendo em vista o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). É somente exercitando que se consegue fazer um TCC fundamentado e de acordo com as exigências do curso, destacou Andrea.
Em sua fala o professor Thiago Kader destacou que a extensão hoje está bastante voltada para a responsabilidade social, que busca a sustentabilidade das organizações. A extensão é um instrumento de mudança. Ela contribui como agente facilitador à reformulação do conceito de sala de aula, que deixa de ser o lugar privilegiado ao ato de aprender.
Após a palestra sobre a pesquisa e a extensão no contexto do ensino superior, foi o momento dos(as) alunos(as) conhecerem um pouco mais sobre a evolução da pesquisa na área de Educação Física. A retrospectiva ficou por conta do coordenador do curso, Renan Sampedro, que fez um resgate histórico do tema. Há 100 anos a Educação Física visava a preparação dos homens para a guerra. Hoje visa condicionar o homem para saúde, trabalho, jogos e demais atividades que pode realizar.
O professor ainda enfatizou aos (as) estudantes que a educação física trabalha fundamentada na ciência e, para isso, é necessário pesquisa e muita leitura. A partir da pesquisa você produz uma nova informação e um novo conhecimento, justificou.
A jornada teve continuidade nesta quarta-feira (28/05) com a palestra do professor Cesar Belloli sobre Musculação: montagem de treinamento. À noite, a partir das 19h10, iniciam as apresentações de trabalhos dos(as) acadêmicos(as), que segundo o coordenador do curso superaram as expectativas em número de trabalhos inscritos.
Jornalista Responsável e fotos: Ana Paula Nogueira
Os docentes destacaram, cada um nas suas áreas de atuação, a proposta da FAMES para a pesquisa e a extensão, além de apresentar aos (as) acadêmicos(as) a produção existente na instituição, o número de alunos(as) e professores(as) envolvidos(as), além de quantas pessoas são beneficiadas pelos projetos.
A professora Andrea Reginatto explicou que faculdades isoladas, como a FAMES, não precisam ter foco na pesquisa e sim no ensino, mas que na perspectiva do crescimento e da transformação em Centro Universitário ou Universidade existe um fomento a pesquisa. Dessa forma, as metas da prática da pesquisa na FAMES são promover a iniciação científica, aperfeiçoar o exercício da pesquisa, qualificar a produção de trabalhos através das Jornadas Acadêmicas e da Mostra de Pesquisa e Extensão e envolver os (as) alunos(as) de graduação, enfatizando a importância da pesquisa para a sua formação acadêmica, tendo em vista o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). É somente exercitando que se consegue fazer um TCC fundamentado e de acordo com as exigências do curso, destacou Andrea.
Em sua fala o professor Thiago Kader destacou que a extensão hoje está bastante voltada para a responsabilidade social, que busca a sustentabilidade das organizações. A extensão é um instrumento de mudança. Ela contribui como agente facilitador à reformulação do conceito de sala de aula, que deixa de ser o lugar privilegiado ao ato de aprender.
Após a palestra sobre a pesquisa e a extensão no contexto do ensino superior, foi o momento dos(as) alunos(as) conhecerem um pouco mais sobre a evolução da pesquisa na área de Educação Física. A retrospectiva ficou por conta do coordenador do curso, Renan Sampedro, que fez um resgate histórico do tema. Há 100 anos a Educação Física visava a preparação dos homens para a guerra. Hoje visa condicionar o homem para saúde, trabalho, jogos e demais atividades que pode realizar.
O professor ainda enfatizou aos (as) estudantes que a educação física trabalha fundamentada na ciência e, para isso, é necessário pesquisa e muita leitura. A partir da pesquisa você produz uma nova informação e um novo conhecimento, justificou.
A jornada teve continuidade nesta quarta-feira (28/05) com a palestra do professor Cesar Belloli sobre Musculação: montagem de treinamento. À noite, a partir das 19h10, iniciam as apresentações de trabalhos dos(as) acadêmicos(as), que segundo o coordenador do curso superaram as expectativas em número de trabalhos inscritos.
Jornalista Responsável e fotos: Ana Paula Nogueira