Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Instituições de ensino criam Fórum da Educação Superior de Santa Maria

Instituições de ensino criam Fórum da Educação Superior de Santa Maria

por joana.gunther — publicado 05/07/2018 17h07, última modificação 05/07/2018 17h22
Grupo de universidades santa-marienses formaliza articulação para atuação conjunta em prol do desenvolvimento regional

05/07/2018 17h07 - última modificação 05/07/2018 17h22

Discutir ações conjuntas visando à cooperação interinstitucional para a melhoria do ensino, da pesquisa e da extensão, com foco na discussão e na promoção do desenvolvimento regional. Este é o principal objetivo do Fórum da Educação Superior de Santa Maria, criado na manhã desta quinta-feira (05), em encontro realizado no Gabinete do Reitor da UFSM. Constituem o grupo inicial do Fórum: Universidade Federal de Santa Maria, Universidade Franciscana (UFN), Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Faculdade Metodista de Santa Maria (Fames), Faculdade Integrada de Santa Maria (Fisma) e Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma).

Iniciativa do reitor da UFSM, Paulo Afonso Burmann, a reunião desta manhã teve como objetivo provocar a aproximação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Maria, visando à construção de estratégias comuns de atuação junto à comunidade. “As instituições de ensino superior se constituem como instituições de referência e de confiança da sociedade. Nós não podemos frustrar essa expectativa. Nesse sentido é que propomos esse alinhamento de estratégias para que possamos contribuir de forma mais contundente para a região”, argumentou o reitor. Burmann lembrou que o compromisso com o desenvolvimento regional é uma missão comum entre as instituições de ensino, constante em seus respectivos Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI). 

 O vice-reitor da UFSM, Luciano Schuch, propôs a criação de um ecossistema de inovação e empreendedorismo em Santa Maria, que articularia as IES de forma orgânica com a sociedade. Ele ressaltou o caráter “exportador de cérebros” da educação superior santa-mariense, pois a maior parte dos egressos dos cursos deixa a cidade para trabalhar em outras regiões. “Queremos continuar exportando cérebros e ideias, mas também gerar crescimento econômico para Santa Maria”, defendeu Schuch.

Celebrando a iniciativa, a vice-reitora da Universidade Franciscana, Solange Binotto Fagan, destacou a importância das IES comprometerem-se não somente com a transformação da vida de seus estudantes, mas também com o seu entorno, e salientou o potencial das instituições para trabalhar em prol do fortalecimento da identidade de Santa Maria como um polo de educação e desenvolvimento. “Precisamos mudar o discurso de que esta é uma cidade pela qual as pessoas passam e não deixam nada. Precisamos de um discurso positivo, que ressalte o sentimento de pertencimento”, defendeu.

 Nesse sentido, o vice-diretor da Fisma, Marcos Hübner, lembrou do imaginário e da expectativa associada à cidade por jovens de diferentes regiões do estado que procuram Santa Maria para continuar seus estudos. “Como podemos fazer com que Santa Maria continue atrativa para esses jovens e que esse imaginário permaneça?”, provocou Hübner. Para ele, é preciso que se construam espaços nos quais seja possível discutir questões transversais sobre a cidade.

 Para o diretor da Fadisma, Eduardo de Assis Brasil, a grande questão a ser enfrentada pelas instituições de ensino é cultural. Para ele, há a necessidade de se desenvolver a cultura empreendedora, combatendo o comodismo. O caminho para isso estaria na capilarização das ações, por meio da sensibilização e engajamento de professores e estudantes.

 

Divulgação: Assessoria de Comunicação Gabinete do Reitor