Você está aqui: Página Inicial / Notícias / I Maratona de Argumentação Jurídica da FAMES superou expectativas

I Maratona de Argumentação Jurídica da FAMES superou expectativas

por Dara Luiza Hamann publicado 18/04/2016 17h30, última modificação 18/04/2016 17h30
Participaram acadêmicos e egressos do Curso de Direito

18/04/2016 17h30

Os objetivos da I Maratona de Argumentação Jurídica da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) foram atingidos. A atividade foi promovida pelo Curso de Direito, no sábado, dia 9 de abril. Três equipes, compostas por oito integrantes entre acadêmicos e egressos da graduação, disputaram os debates. O Auditório da FAMES sediou o evento.

Maratona

Casos envolvendo temas atuais da área cível foram as pautas dos enfrentamentos, definidos por sorteio, assim como o posicionamento a ser adotado por cada grupo (pró e contra). O desempenho dos debatedores foi avaliado por uma comissão técnica, a partir de critérios pré-estabelecidos, entre eles, argumentação e oratória. As disputas começaram no turno da manhã e seguiram no período da tarde. Ao final, foi divulgada a classificação e entregue a premiação. A equipe “Erga Omnes” ficou em 1º lugar, com 1224, seguida por “Os Politizados”, com 1221. O 3º colocado foi o grupo “Os Peleadores”, que somou 1196 pontos.

Maratona

Para a coordenadora do Curso de Direito da FAMES, Karina Brunet, a Maratona oportunizou aos alunos a saída da zona de conforto. “Eles toparam o desafio e se superaram”, enfatiza Karina. Ela acrescenta que o evento foi positivo por permitir a prática e desenvolvimento das habilidades de argumentação e oratória, além de possibilitar que o próprio acadêmico avalie suas condições nesses aspectos, que serão determinantes no mercado de trabalho e exercício da profissão.

Maratona

O professor Luís Carlos Gehrke esteve à frente da organização da Maratona. De acordo com ele, as equipes foram compostas por alunos de diversos semestres e também por egressos, pois uma das finalidades da atividade era a integração dos acadêmicos, bem como manter o vínculo dos ex-alunos com a FAMES. Segundo o docente, no momento inicial os participantes estavam receosos, pelo ineditismo da promoção. “No decorrer dos debates eles foram ficando mais confiantes e muitos que não se inscreveram nesta primeira edição já estão se organizando para a próxima”, salienta. A segunda Maratona deve ser realizada no próximo semestre, com assuntos da área trabalhista.

Estreantes avaliam positivamente a Maratona

O acadêmico do Curso de Direito, Robson Almeida, da equipe “Os Peleadores”, encarou a atividade como mais um desafio, objetivando aumentar as experiências acadêmicas e interagir com os colegas. Para ele, participar da Maratona foi de grande valia para a construção da formação, tendo em vista que teve a possibilidade de vislumbrar novas pesquisas e formular opiniões sobre temas que são alvo de discussões no Direito. “Contribuiu muito para o desenvolvimento da minha oratória”, acrescenta o estudante.

Já o egresso João Adelar Mallmann Godoi, que atualmente trabalha como funcionário público e coordenou o grupo “Erga Omnes”, destaca a importância de atividades como esta para manter o contato com a FAMES. “É gratificante retornar à FAMES, rever colegas, professores e a coordenadora, que estiveram comigo durante os cinco anos da minha formação”, comemora. De acordo com ele, a Maratona foi uma promoção interessante pelo fomento do debate e incentivo à oratória. “Falta na academia, iniciativas como essa”, finaliza.

Assessoria de Imprensa