Você está aqui: Página Inicial / Notícias / História do Direito no Brasil: uma aula com Antônio Carlos Wolkmer

História do Direito no Brasil: uma aula com Antônio Carlos Wolkmer

por Dara Luiza Hamann publicado 17/08/2017 09h01, última modificação 03/07/2018 09h42
Público lotou o Auditório da Faculdade Metodista para assistir o palestrante

17/08/2017 09h01 - última modificação 03/07/2018 09h42

Se proporcionar reflexão foi o objetivo da Cátedra de Direitos Humanos da Faculdade Metodista de Santa Maria ao propor o Seminário Integrado, com certeza a meta foi atingida. O público de mais de trezentas pessoas enfrentou o frio e chuva da noite de sexta-feira (11) para aprender de forma crítica sobre a história do Direito no Brasil, com o professor, pesquisador e escritor Antônio Carlos Wolkmer, que tem experiência nacional e internacional na área. A atividade teve início às 19h, no Auditório Alice Denison.

Seminário Cátedra

O diretor da Faculdade Metodista, professor Marcos Wesley da Silva, junto com a coordenadora da Cátedra, professora Daniela Richter, desejaram uma noite produtiva para todos. 

Na abertura, o diretor da Faculdade Metodista, professor Marcos Wesley da Silva, cumprimentou o palestrante e os participantes do Seminário e desejou uma noite proveitosa a todos. Em seguida, a coordenadora da Cátedra, professora Daniela Richter, reiterou os agradecimentos e chamou ao palco o convidado, juntamente com o professor do curso de Direito, Leonardo Kurtz, para a apresentação do currículo de Wolkmer e mediação da palestra.

Seminário Cátedra

Wolkmer enfatizou a importância de problematizar o Direito, tendo em vista que o mesmo está relacionado diretamente com a sociedade.

Os olhos e ouvidos da plateia se mantiveram atentos durante a explanação, que tratou sobre o tema “Para uma historicidade crítica do Direito no Brasil”. Wolkmer conduziu um “passeio através do tempo” e contextualizou e problematizou a história de mais de quatro séculos do Direito no país a partir de três momentos: o Brasil Colônia, o Brasil Império e o Brasil República. Juízes, advogados e tribunais são alguns dos personagens deste período.

Seminário Cátedra

Público diversificado acompanhou a palestra. 

Conforme o palestrante, o Direito está vinculado à sociedade civil e, sendo assim, é importante a problematização. “O Direito é produto das relações sociais”, declara. Wolkmer disse que existem leituras variadas sobre o Direito, como a técnica e a humanista. “O Direito é um fenômeno social e está relacionado a vários valores, é um objeto interdisciplinar, ou seja, está ligado à política, à história, à antropologia, etc. Por isso, a formação ética e cultural é muito importante no Direito”, reforça.

Seminário Cátedra

O palestrante trouxe algumas de suas obras publicadas na área do Direito.

Já chegado o horário de encerrar a palestra, ainda havia disposição e curiosidade para conhecer mais sobre a história do Direito no Brasil. O público, composto por professores e acadêmicos da Faculdade Metodista, especialmente do curso de Direito, além de profissionais da área da cidade e da região, aproveitou o espaço para perguntas e levantou aspectos da temática para debate. A noite terminou com reflexões e compartilhamento de experiências.

 

Assessoria de Imprensa