Você está aqui: Página Inicial / Notícias / FMC termina o primeiro semestre letivo de 2020 e se prepara para o próximo adaptada ao “novo agora”

FMC termina o primeiro semestre letivo de 2020 e se prepara para o próximo adaptada ao “novo agora”

por Admin publicado 16/07/2020 17h17, última modificação 16/07/2020 18h17

16/07/2020 17h17 - última modificação 16/07/2020 18h17

FMC termina o primeiro semestre letivo de 2020 e se prepara para o próximo adaptada ao “novo agora”

A Faculdade Metodista Centenário (FMC) encerrou o primeiro semestre letivo de 2020. Embora tenha sido um semestre atípico e desafiador devido a pandemia ocasionada pelo Coronavírus, o calendário acadêmico foi cumprido e as atividades foram realizadas de forma remota, mantendo o nível educacional proposto pela FMC.
Em março, quando as atividades presenciais foram suspensas, rapidamente a Instituição se adaptou e por meio de plataformas on-line as aulas foram realizadas. Não foi possível seguir com o contato físico, mas a interação se manteve constante dentro dos cursos de graduação e pós-graduação da FMC.

O ensino presencial se reinventou e mudou a interação física para a interação on-line. A adaptação para as aulas remotas manteve ativa suas características e foi adaptado para o contato virtual.

As aulas e atividades remotas foram aplicadas pontualmente como uma solução rápida e acessível para esse momento que não permite o contato físico. Estas, foram realizadas com base nas metodologias do ensino presencial por meio plataformas digitais. Elas se diferem do EAD, que possuem metodologias de ensino diferenciadas, as quais têm na sua base o propósito do ensino à distância.

Além das aulas que passaram a ser ministradas de forma remota, a FMC também realizou diferentes atividades acadêmicas como palestras, lives, Webinars, aulas abertas entre outras propostas que foram construídas pelos cursos para esse momento diferenciado. Exemplos disso estão presente em todos os cursos de graduação e pós-graduação, dando a dimensão da Instituição.

Essa reinvenção, contou com o desenvolvimento de inúmeras e novas aprendizagens emocionais e cognitivas. O afastamento físico foi superado pelas interações e diálogos diários nas aulas virtuais. Os recursos tecnológicos deram suporte para que o processo de ensino e aprendizagem desenvolvesse a criatividade e a autonomia dos professores e dos estudantes. Além do conhecimento previamente projetado pelo cronograma das disciplinas, produções científicas inovadoras foram realizadas, dinâmicas e trabalhos utilizando-se de novos e diferentes recursos aconteceram. Esses e outros exemplos mostram a força e a união da comunidade acadêmica da FMC.

Os cursos de Administração e Ciências Contábeis debateram sobre diferentes assuntos em suas aulas abertas, com a presença de convidados e público externo. O curso de Direito realizou a sua tradicional “ Semana de Carreiras Jurídicas” de forma on-line, por meio do Instagram do curso, contando com a presença de palestrantes. Já o curso de Educação Física, tendo como sua característica principal a realização de atividades físicas, se readaptou inovando completamente. Várias foram as atividades práticas realizadas com a orientação virtual. Além disso, o curso também produziu o Webinars 20.0, que foi uma semana inteira de palestras em dois turnos por meio da plataforma Collaborate, as quais possibilitaram a interação dos participantes com os palestrantes. Já nos cursos de pós-graduação, lives e aulas abertas compuseram as atividades realizadas nesse “novo agora”.

Sobre os desafios superados no primeiro semestre e a preparação para o próximo, o diretor da FMC, professor Walter Chalegre, afirma a preocupação da instituição com a qualidade do ensino ofertado e agradece o empenho da comunidade acadêmica para superar os desafios. “É com o sentimento de dever cumprido em prol de um ensino de qualidade que a FMC se prepara para o segundo semestre de 2020. Mesmo em um momento atípico como esse, o ensino e aprendizagem seguirão no mesmo nível que a instituição se propõe. Deixo o agradecimento da instituição aos professores e estudantes que se reinventaram nesse primeiro semestre e, de forma coesa, entenderam esse novo agora e não mediram esforços para que as aulas fossem realizadas e o semestre finalizado da melhor maneira possível”, declarou o diretor.

O próximo semestre letivo já está planejado e a instituição está se adaptando aos protocolos legais para retomar o ensino presencial a partir do momento que os órgãos competentes fizerem essa liberação. Enquanto isso não for permitido, as atividades remotas desse “novo agora” seguirão, mantendo a preocupação com a qualidade do ensino que a FMC sempre se propôs e com a capacidade de adaptação e renovação que a instituição possui.

 Confira fotos de alguns eventos do primeiro semestre de 2020.