FAMES realizou a 7ª Jornada de Pesquisa e 6ª Jornada de Extensão do curso de Direito
22/05/2014 08h02 - última modificação 18/05/2016 16h37
Na quarta-feira, 20 de maio, teve início a 7ª Jornada de Pesquisa e 6ª Jornada de Extensão do curso de Direito. No período da tarde ocorreu a oficina Corpo e Expressão no Direito, ministrada por Susan Deisi Weisheimer, bacharel em Artes Cênicas e mestre em Ciências Sociais. Na oficina os(as) participantes foram estimulados(as) e perceber a movimentação de seu corpo e sua ocupação no espaço.
No turno da noite foi realizada a palestra de abertura, no auditório da instituição. Na abertura oficial do evento estavam presente a coordenadora do curso de Direito, Karina Brunet, demais professores(as) do curso, integrantes da comissão organizadora e a agente da pastoral universitária, pastora Ângela Margô Melo Dias.
Em sua fala, a pastora Ângela felicitou os(as) responsáveis pelo evento que há sete edições se comprometem com o enriquecimento da formação dos(as) acadêmicos(as) da FAMES e proporcionam o diálogo e a ampliação dos conhecimentos na área jurídica.
A coordenadora do curso, professora Karina, afirmou que o evento adota uma perspectiva humanista e crítica e acreditando que os dois dias de jornada proporcionam uma experiência muito produtiva e ricamente complementada pelas palestras e oficinas. O acadêmico Iuri Saccol compôs a mesa das autoridades representando os(as) discentes integrantes da comissão organizadora do evento.
Convidado para a palestra de abertura, o professor doutor Antônio Carlos Wolkmer propôs uma palestra com abordagem mais didática e direcionada aos(às) acadêmicos(as) a fim de estimular os(as) estudantes a ler e pesquisar. A partir do tema Tendências Contemporâneas do Costitucionalismo Latino-Americano, o professor explanou sobre o constitucionalismo em sua forma tradicional com origem nos Estado Unidos, França e Inglaterra, a sua aplicação na América Latina e o novo constitucionalismo, que segundo o professor, deve priorizar o cotidiano brasileiro e latino.
No segundo dia de jornada foram realizadas as oficinas: Corpo e expressão no Direito e Investigação do Direito Penal Militar. No turno da noite, o professor Salo de Carvalho ministrou a palestra: Aplicação da pena no Direito Penal Brasileiro: Análise da Ação Penal 470 caso mensalão. Num primeiro momento o professor, que foi aluno do Colégio Centenário, compartilhou com os(as) presentes a sua satisfação em retornar à instituição. Durante a palestra Carvalho explanou sobre a aplicação de pena e explicou que o sistema é escalonado em inúmeras fases, e ressaltou que a fase da circunstância e probabilidade é a mais importante. O professor também abordou sobre a aplicação das penas no caso mensalão.
Durante os dois dias de evento houve também apresentação de trabalhos que comtemplaram as temáticas: constitucionalização do Direito Privado; Direitos humanos e políticos na sociedade cosmopolita; A teoria da argumentação jurídica e a jurisdição constitucional; O estado e os meios de alternativos de resolução de conflitos; Os novos direitos e globalizações; e, Aspectos penais na contemporaneidade.
Assessoria de Imprensa
