FAMES promoveu Seminário de Direito e Gerontologia Social
05/10/2012 05h44 - última modificação 18/05/2016 16h36
A inserção do idoso nas novas concepções familiares da atualidade, foi o tema da palestra do Seminário de Direito e Gerontologia Social que aconteceu no dia 1º de outubro, no auditório da Faculdade Metodista de Santa Maria. A atividade fez parte da programação da Semana Municipal do Idoso, e foi organizada pela Cátedra de Direitos Humanos da FAMES, com o apoio dos cursos de Direito e Educação Física da instituição.
A abertura da atividade foi realizada pelo Coral Adultos EnCanto, da projeto de extensão Escola para Adultos, da FAMES. Na seqüência, o pastor Nivaldo Dias conduziu os presentes em um momento de oração e reflexão. Finalizou proferindo uma benção.
Em seguida, a professora Luciana Dias, diretora de unidade do instituto Metodista Centenário fez uso da palavra dando as boas vindas aos presentes e agradecendo a participação do coral Adultos EnCanto. A diretora ressaltou a importância da Escola para Adultos para a instituição. É um privilégio termos uma escola para Adultos tão viva, tão participativa e tão atuante, afirmou.
A professora Luciana ainda falou da importância dos(as) idosos(as) para a sociedade, tratando-os(as) como exemplos de sabedoria pelas experiências adquiridas ao longo da vida. Sabedoria só se tem quem passa pelas experiências e aprende com elas. A sociedade precisa de pessoas sábias, e a sabedoria só se adquirem com o tempo ressaltou a diretora.
Em seu pronunciamento, Roselene de Souza Glória, presidente do Conselho Municipal do Idoso(COMID) falou da importância da atividade para melhorar a vida dos(as) idosos. Hoje, é um dia muito importante para discutir sobre como melhorar a vida dos(as) idosos(as), afirmou. Também fez uso da palavra o presidente do SESC Santa Maria, Pedro Saccol, falando do respeito ao idoso. A sociedade tem que enxergar que precisa ter um respeito especial pela pessoa idosa, declarou.
Durante a palestra o professor Luis Carlos Gehrke abordou sobre o envelhecimento, a velhice e o idoso como contexto estudado pela Gerontologia, sendo a Gerontologia Social o processo de envelhecer com dignidade. Ainda falou sobre o contexto das famílias na atualidade e a participação da pessoa idosa na constituição dessas famílias.
Uma confraternização entre os(as) presentes encerrou a atividade.
Assessoria de Imprensa
