Você está aqui: Página Inicial / Notícias / FAMES é parceira do Observatório Social em Santa Maria

FAMES é parceira do Observatório Social em Santa Maria

por Faculdade Metodista de Santa Maria — publicado 14/12/2010 15h55, última modificação 18/05/2016 16h36
Entidade que terá sede na Faculdade Metodista tem a missão de despertar o espírito de cidadania fiscal pró-ativa na sociedade

14/12/2010 15h55 - última modificação 18/05/2016 16h36

FAMES é parceira do Observatório Social em Santa Maria
Um movimento nacional em prol de uma postura cidadã no acompanhamento dos gastos e licitações públicas e de educação fiscal. Essa é a proposta do Observatório Social que foi instalado oficialmente em Santa Maria no dia 01 de dezembro de 2010.

O projeto é nacional e iniciou em 2006 em Maringá, no Paraná. Com a criação do Observatório Social do Brasil, o movimento foi institucionalizado e passou a disseminar a instalação de Observatórios Sociais no Paraná e em outros Estados, formando a Rede (OSB) de Controle Social, com metodologia padronizada e ações integradas.
Em Santa Maria, a sede do Observatório Social será na FAMES, através de uma parceria com os cursos de Administração, Ciências Contábeis e Direito.

No seminário de capacitação da diretoria e voluntários(as) do Observatório Social em Santa Maria, esteve presente o diretor institucional do Observatório Social do Brasil, Sir Carvalho, que destacou que a cidade foi o primeiro município do Estado a se dispor a esse trabalho. O trabalho do Observatório Social tem ainda o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância dos tributos para a construção da verdadeira justiça social e dotá-la de instrumentos capazes de assegurar a vigilância social da aplicação dos recursos públicos.

Edemar Castaman, que integra o grupo de educação fiscal estadual, observa a importância de despertar na sociedade essa postura cidadã de acompanhar o gasto público. “O Estado somos nós. Eu pago impostos, então eu preciso saber onde esse dinheiro está sendo aplicado. Em qualquer processo a sociedade tem que participar”.

O Vice-Presidente de Relações Institucionais do Conselho Regional de Contabilidade/RS e Vice-Presidente do Observatório Social do Brasil, Pedro Gabril Kenne da Silva, destaca a participação da Faculdade Metodista na implantação do Observatório Social em Santa Maria. “A FAMES, de fato, está participando de toda a vanguarda do processo. Isso é de suma importância, pois ela está abrigando o Observatório Social. Esse momento é histórico em Santa Maria e no Rio Grande do Sul. O curso de Ciências Contábeis também influencia muito. A contabilidade é a decisão do controle e é protagonista nesse processo todo que estamos vivenciando. A FAMES, junto de outras universidades, está inserida dentro deste Observatório Social”.

O Observatório Social não possui nenhuma vinculação político-partidária e é mantido por 25 conselhos de classe profissionais.


Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Fotos: Ana Paula Nogueira e Ingrid Bravo