FAMES e ASENA realizaram Remada Cultural
30/09/2014 11h37 - última modificação 18/05/2016 16h37

Aos sábado a ASENA, comumente, recebe o público em geral para fazer aulas de canoagem e Stand Up Paddle ou apenas desfrutar da paisagem. Mas no sábado 13 de setembro, o dia foi especial para os(as) alunos(as) do Projeto Remar e para a comunidade do bairro Campestre. Durante a atividade denominada Remada Cultural, foi entregue a Biblioteca Móvel, projeto desenvolvido por acadêmicos(as) da Faculdade Metodista de Santa Maria FAMES. No momento também foram arrecadados livros, que ficarão disponíveis na Biblioteca. Aqueles(as) que realizaram doações, puderam praticar os esportes desenvolvidos pela ASENA.
Na abertura da atividade, o canoísta e campeão brasileiro Givago Ribeiro, que junto com sua mãe Cristina Bitencourt é responsável pela associação e pelo treinamento dos(as) participantes, agradeceu a presença de todos(as), e falou da sua satisfação em ver o esporte, a educação e a natureza reunidos num mesmo ambiente.
Após a fala do canoísta, o professor Thiago Kader, responsável pelo projeto da Biblioteca Móvel, afirmou ser uma grande satisfação poder contribuir com a formação da garotada. Satisfação não só como professor, mas como amigo, afirmou Kader. Ele também agradeceu a professora Simone Favieiro pelo grande apoio. A professora recebeu uma homenagem da FAMES e da ASENA pela sua contribuição de cerca de 520 livros para o projeto.
Também presente no evento estava a coordenadora de extensão e ação comunitária da FAMES, professora Tatiana Trevisan, que coordena um projeto realizado na ASENA. A professora parabenizou a ação do professor Thiago e dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.
Coberta por uma malha, a Biblioteca Móvel foi descoberta pelo mais jovem aluno do Projeto Remar e a presidente da ASENA, Cristina Bitencourt. Na sequência Givago realizou uma dinâmica para que os(as) alunos(as) de canoagem escolhessem um livro e, assim, estabelecer o primeiro contato deles com a Biblioteca Móvel. Pequenos grupos se encaminhavam até a biblioteca, escolhiam livros e em seguida eram apresentados, por Givago, ao público presente.
Além da prática de canoagem e Stand Up Paddle, comumente realizadas na barragem, durante a tarde foram oferecidos lanche e guloseimas para a garotada.
O projeto da Biblioteca Móvel surgiu na disciplina de Gestão Ambiental e Responsabilidade Social onde os(as) alunos(as) são estimulados(as) a desenvolverem projetos práticos visando a sustentabilidade. O objetivo da Biblioteca é proporcionar uma melhor qualidade de ensino aos indivíduos da comunidade local, propiciando o acesso à literatura infantil, infanto-juvenil e adulta.
ASENA clama por ajuda!
A equipe de canoagem velocidade crida a partir do Projeto Remar, representa a nossa cidade em competições por todo o país. No dia 23 de setembro o destino é Curitiba, Paraná, a equipe irá participar do Campeonato Brasileiro de Canoagem, principal competição da modalidade no Brasil.
A Associação não dispõe de nenhum patrocínio oficial para esta competição. Desta forma, os(as) integrantes estão juntando esforços de amigos(as) e apoiadores(as) do projeto para que Santa Maria seja representada neste campeonato, considerando que a cidade é um dos polos nacionais da canoagem e já exportou 10 atletas para a Seleção Brasileira.
A equipe é formada por 19 pessoas, sendo 17 atletas e 2 na comissão técnica. E demandam de R$ 13.780,00 para cobrir os gastos da viagem, hospedagem, alimentação, Inscrição/Cadastro dos atletas e aluguel de caiaque.
A Associação é uma entidade sem fins lucrativos criada em 2010 com o objetivo de difundir os esportes náuticos em Santa Maria. A ASENA mantém desde a sua criação o projeto social Remar, que atende cerca de 20 crianças e jovens do Bairro Campestre em Santa Maria-RS.
Como ajudar? Quem deseja contribuir com a viagem da equipe deve acessar o site http://10.vakinha.com.br/VaquinhaE.aspx?e=271799 e fazer sua doação.
Assessoria de Imprensa