Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Faculdade Metodista tem cursos de graduação estrelados no Guia do Estudante

Faculdade Metodista tem cursos de graduação estrelados no Guia do Estudante

por Raissa Melo Ferreira publicado 01/09/2017 14h49, última modificação 01/09/2017 18h41
Ciências Contábeis, Direito e Educação Física foram considerados bons pela publicação

01/09/2017 14h49 - última modificação 01/09/2017 18h41

Faculdade Metodista tem cursos de graduação estrelados no Guia do Estudante

Três cursos de graduação da Faculdade Metodista de Santa Maria foram estrelados pelo Guia do Estudante, da editora Abril. A avaliação realizada em 2017 foi divulgada nesta semana e concedeu, ao todo, 9 estrelas à Faculdade. Os cursos de Educação Física e Ciências Contábeis receberam 3 estrelas, sendo considerados bons, repetindo o desempenho que apresentaram no ano passado. Além disso, o curso de Direito teve uma melhoria na avaliação e também recebeu 3 estrelas do Guia neste ano.

A coordenadora de Ciências Contábeis, Márcia Bandeira Landerdahl Maggioni, conta que "ter o curso sendo reconhecido pelo Guia vem reforçar nossa qualidade e vem somar a outras avaliações positivas que recebemos dos meios oficiais, especialmente considerando que este é o segundo ano em que o curso está habilitado à avaliação do Guia, e é o segundo ano consecutivo que obtemos resultado positivo de 3 estrelas. Ainda, o reconhecimento pelo Guia é importante pois dá respaldo ao trabalho desenvolvido pela instituição e pelo curso e serve de elemento de incentivo à Coordenação, docentes e técnicos administrativos para que continuem desenvolvendo o melhor trabalho possível".

A docente ressalta que o curso busca desenvolver ações que ampliam o alcance e os resultados do aprendizado, além da sala de aula. "Temos ofertado atividades em forma de oficinas aos alunos, que permitem uma abordagem mais prática dos aspectos relacionados à contabilidade, além de termos ampliado as atividades do Grupo de Estudos em Contabilidade - GECONF, que visa estimular a pesquisa e as publicações científicas de alunos e professores. Recentemente foi criado institucionalmente o Núcleo de Práticas Empreendedoras - NPE, que vem sendo espaço para o desenvolvimento de uma série de atividades em que os acadêmicos são os protagonistas, sempre com suporte de professores", declara.

Educação e direitos humanos

Todos os cursos de graduação da Faculdade Metodista de Santa Maria contam com corpo docente qualificado, projetos de extensão que permitem prática da profissão aliada ao trabalho com a comunidade local e projetos pedagógicos baseados em formação humanista. "Temos uma equipe qualificada e comprometida com a qualidade do curso, sendo que nossas ações são todas permeadas pela discussão dos direitos humanos. Desenvolvemos projetos de extensão que têm o propósito de inserir o estudante em um prática de inclusão social. Isto amadurece, sensibiliza e desenvolve habilidades e competências essenciais ao futuro profissional do Direito", relata Karina Brunet, coordenadora de Direito.

Outros projetos em destaque no curso são o Fazendo Arte para Pensar Direito e Atividades Multidisciplinares, por meio dos quais o Direito é conhecido, compreendido de uma forma dinâmica e reflexiva, não restrita à dogmática da técnica jurídica. "Realizamos, também, viagens de estudos e visitas técnicas, o que contribui para o aprendizado acadêmico, e promovemos palestra e debates sobre temas relevantes e atuais, de modo que o estudante possa estar sempre atualizado frente a transformação dinâmica do Direito e da sociedade", completa.

Para o futuro, a docente destaca o planejamento em cursos de pós-graduação em direitos humanos e direito penal/processo penal, o que qualificará também a graduação, pela troca de experiências e compartilhamento de docentes. "Buscaremos, ainda, implementar a política de internacionalização do ensino no âmbito do curso, com intercâmbios acadêmicos e docentes. Por fim, temos o projeto de oferecer cursos de aperfeiçoamento nas mais diversas áreas do Direito", conclui.

Extensão

Esta é a quinta vez que o curso de Educação Física da Faculdade Metodista recebe a avaliação do Guia, o que consolida sua qualidade. "Como os critérios de análise são detalhistas, o GE é uma forma de colocar os cursos mais qualificados em evidência. Nosso curso tem se fortalecido a cada ano com o comprometimento da equipe de docentes", comenta Tatiana Trevisan, coordenadora da graduação.

A graduação organiza diversos cursos de extensão, como o Projeto Inclusão Social pelo Esporte, IMC Saudável e Recreação Reabilitadora. "Com isso, formamos profissionais instigados ao processo de formação permanente, solidários e sensíveis às causas sociais. Possuímos vários projetos de extensão que atuam na promoção, quanto na manutenção e reabilitação da saúde da população. Os acadêmicos participam como bolsistas ou voluntários ativamente da gestão de eventos acadêmicos, no qual o curso realiza, apoia ou sedia, aprimorando, deste modo, a atividade de gestão, atuações em parceria e trabalho em equipe", enfatiza.

Avaliação

O Guia do Estudante é uma das mais tradicionais avaliações de cursos superiores do Brasil. A publicação da Editora Abril analisa graduações de todo o País e cada curso recebe conceitos de pelo menos seis pareceristas, convidados entre coordenadores de cursos, diretores de departamentos e professores. As notas representadas significam excelente (5), muito bom (4) e bom (3).

Confira os cursos estrelados pelo Guia:

Curso Estrelas
Ciências Contábeis 3
Direito 3
Educação Física 3
registrado em: