Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Exposição realizada pelo curso de Ciências Contábeis chamou a atenção da comunidade

Exposição realizada pelo curso de Ciências Contábeis chamou a atenção da comunidade

por Dara Luiza Hamann publicado 23/06/2017 17h17, última modificação 03/07/2018 09h46
Acadêmicos foram até as empresas para resgatar a história da contabilidade

23/06/2017 17h17 - última modificação 03/07/2018 09h46

Inserida nas atividades da disciplina de Teoria Geral da Contabilidade, do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Metodista de Santa Maria, a exposição “Resgate Histórico da Contabilidade” foi realizada na noite de sexta-feira, dia 9 de junho. No hall de entrada da Instituição, os acadêmicos das demais graduações, bem como a comunidade em geral, puderam conferir informações e objetos que fazem parte da história da profissão de contador. A atividade iniciou às 19h.

Exposição Contábeis

Acadêmicos de outros semestres do curso e das demais graduações da Faculdade Metodista aproveitaram para conferir a exposição. (Foto: Facebook Marcelo Medeiros)

De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Márcia Maggioni, a exposição vai ao encontro da proposta de formação complementar praticada na graduação. “Atividades como esta mobilizam os alunos para saírem do ambiente da sala de aula e manterem contato com a realidade da profissão”, destaca.

Exposição Contábeis

Objetos antigos como máquinas de escrever e caixas registradoras foram utilizados para recontar a história da contabilidade. (Foto: Facebook Marcelo Medeiros)

Conforme o professor Marcelo Medeiros, titular da disciplina, a atividade possibilitou o desenvolvimento, de forma prática, de um estudo e pesquisa sobre a evolução da contabilidade, a partir do contato com empresas de Santa Maria. Também foram aliados os contextos históricos nacionais e internacionais da contabilidade. Para a concretização da proposta, os acadêmicos realizaram um planejamento com a elaboração de um roteiro para a exposição. Em seguida foi feita uma busca de acervo nas empresas santa-marienses, por documentos, fotos, livros e equipamentos utilizados ao longo dos anos pelos profissionais. Também foram realizadas pesquisas bibliográficas para a obtenção das informações.

Exposição Contábeis

Além de reunir o material, os acadêmicos da disciplina tiveram que explicar para o público da exposição as informações reunidas. (Foto: Facebook Marcelo Medeiros)

Durante a exposição, os alunos organizaram visitações guiadas, ou seja, em grupos, as pessoas puderam conferir os materiais reunidos e, ao mesmo tempo, receber explicações sobre o conteúdo. Ao final do percurso, era exibido um vídeo informativo sobre a história da contabilidade, seguido de uma breve explanação da professora Sabrina Löbler, sobre a contabilidade na era digital.

Exposição Contábeis

A turma ficou satisfeita com o resultado da atividade. (Foto: Facebook Marcelo Medeiros)

A aluna do 7º semestre do curso de Ciências Contábeis, Rafaela Alves, avalia que a proposta de recontar a história da contabilidade por meio da busca de objetos e suas funcionalidades agregou novas informações para o conhecimento acadêmico. “A preparação para realizar uma exposição como essa exige empenho e dedicação”, observa.

 

Assessoria de Imprensa

registrado em: