Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Equipes investiram na preparação na II Maratona de Argumentação Jurídica da FAMES

Equipes investiram na preparação na II Maratona de Argumentação Jurídica da FAMES

Debate sobre temas atuais da sociedade ocorreu nos dias 2 e 3 de setembro

13/09/2016 10h43

A II Maratona de Argumentação Jurídica da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) teve a participação de duas equipes – Thémis e Alteridade no Direito. Os times, compostos por acadêmicos e egressos do Curso de Direito, debateram temas atuais da sociedade. O evento ocorreu em duas etapas, na noite de sexta-feira, 2 de setembro e na manhã de sábado, dia 3, tendo por local o Auditório Alice Denison. Os embates foram avaliados por uma comissão e a premiação – medalhas -, foi entregue no encerramento da atividade.

Maratona Jurídica 2016/2

Professor Luís Carlos Gehrke fez o sorteio dos temas e do posicionamento das equipes em cada debate.

A Maratona é promovida semestralmente pelo Curso de Direito em parceria com o Núcleo de Prática Jurídica da FAMES. Nesta edição, participaram como avaliadores profissionais que já estão inseridos e atuando no mercado jurídico, sendo eles Ariani Avozani Oliveira, Lauren Raquel Barbosa da Costa e Vitalínio Lannes Guedes, na sexta-feira à noite e Alberto Barreto Goerch, Gabriel Mariano Schneider e Rafael Friedrich, no sábado pela manhã. Entre os comentários gerais, os integrantes da banca, nos dois dias de evento, enfatizaram a oportunidade que a Instituição propicia aos acadêmicos, tendo em vista a importância da oratória e da argumentação como ferramenta de trabalho.

Maratona Jurídica 2016/2

Demais acadêmicos do Curso de Direito prestigiaram os colegas que estavam debatendo.

Conforme o professor do Curso de Direito e membro da comissão organizadora da Maratona, Luís Carlos Gehrke, os alunos tiveram uma preparação intensa para o evento, comprovada pelo empenho nos debates. “Eles trouxeram até dados estatísticos para dar credibilidade à argumentação”, acrescenta. A dinâmica da Maratona consiste na discussão de assuntos, sendo que um grupo se posiciona contrário e o outro favorável. Todavia, isso é definido somente no momento do embate, por meio de sorteio.

Maratona Jurídica 2016/2

Maratona oportunizou aos acadêmicos experiência de exercício da oralidade em público. 

Os temas desta edição foram: Maternidade Substitutiva Remunerada; Trabalho Infantil Artístico; Direitos Hereditários e ITunes; Imigração e Direitos Sociais; Poliamor no Estado Laico; Tornozeleiras Eletrônicas e Vagas no Sistema Penitenciário; Política de Cotas Raciais para Ingresso no Ensino Superior; Regulamentação Trabalhista da Prostituição; Legalização da Maconha; Serviço Militar Obrigatório da Mulher; Facultatividade de Voto e Regulamentação dos Jogos de Azar.

Maratona Jurídica 2016/2

Medalhas foram entregues ao final do segundo dia de Maratona.

A equipe vencedora da II Maratona de Argumentação Jurídica da FAMES foi Alteridade no Direito e o grupo Thémis ficou na segunda colocação. Ambos foram premiados com medalhas. Ao final do evento, os participantes estavam satisfeitos com a experiência de exercício da oralidade, além da vivência prática da vida profissional.

Avaliação geral da II Maratona é positiva

A comissão organizadora da atividade avalia positivamente esta segunda edição. “Apesar do reduzido número de equipes, não faltou empenho e propósito de envolvimento e dedicação daqueles que se dispuseram a participar”, afirma o professor Luís Carlos Gehrke. A III Maratona está prevista para o primeiro semestre de 2017, com o desafio de congregar maior número de discentes e egressos.

O egresso do curso de Direito da FAMES, Patrick Meneghetti, define a Maratona como uma das melhores iniciativas da graduação juntamente com a Instituição. Ele defendeu a equipe Thémis e garante que o estímulo à argumentação e oratória é fundamental na formação profissional. “O mais interessante é o empenho dos acadêmicos, que se deixam envolver pelos casos como parte das suas vidas”, acrescenta.

Maratona Jurídica 2016/2

Equipe Thémis, segunda colocada.

Para a acadêmica do quarto semestre do Curso de Direito, Cinthia Mincolla, que integrou a equipe Alteridade no Direito, a Maratona é uma oportunidade de fomentar debates pertinentes da rotina acadêmica. “Esses eventos fazem um grande diferencial para nós, alunos, pois podemos exercitar a oratória e discutir temas expondo diferentes olhares e opiniões”, conclui.

Maratona Jurídica 2016/2

Equipe campeã, Alteridade no Direito.

Confira a composição das equipes participantes da II Maratona:

Alteridade no Direito

- TAIS SALTON;

- ISRAEL CANTERLE DOS SANTOS PIRES;

- VERA LUCIA MARTINS DOS SANTOS VEIGA RIOS;

- CINTHIA CAMILO MINCOLLA;

- PRISCILA PIRES FERREIRA;

- ROBSON AUGUSTO DE ALMEIDA;

- SAMUEL VICTOR DA SILVA SILVA;

- ANDREA CRISTINA SILVA BASSO;

- EVERTON MACHADO PEREIRA (EGRESSO).

Thémis

- JÉSSICA BORTOLUSSI MARQUES;

- CARMEN ALMEIDA FAVIERO DOS SANTOS;

- BRUNA VERÔNICA RECH MACHADO DA SILVA;

- ANELIZE NUNES BORGES;

- CATHERINE PADOIN HENRIQUE;

- CLÁUDIO DA SILVA JÚNIOR;

- JOSÉ PANTALEÃO PIRES;

- SABRINA BRUM;

- PAULO BRUNNO BORBA GARCIA;

- PATRICK COSTA MENEGHETTI (EGRESSO).

 

Assessoria de Imprensa