Equipes investiram na preparação na II Maratona de Argumentação Jurídica da FAMES
13/09/2016 10h43
A II Maratona de Argumentação Jurídica da Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES) teve a participação de duas equipes – Thémis e Alteridade no Direito. Os times, compostos por acadêmicos e egressos do Curso de Direito, debateram temas atuais da sociedade. O evento ocorreu em duas etapas, na noite de sexta-feira, 2 de setembro e na manhã de sábado, dia 3, tendo por local o Auditório Alice Denison. Os embates foram avaliados por uma comissão e a premiação – medalhas -, foi entregue no encerramento da atividade.
Professor Luís Carlos Gehrke fez o sorteio dos temas e do posicionamento das equipes em cada debate.
A Maratona é promovida semestralmente pelo Curso de Direito em parceria com o Núcleo de Prática Jurídica da FAMES. Nesta edição, participaram como avaliadores profissionais que já estão inseridos e atuando no mercado jurídico, sendo eles Ariani Avozani Oliveira, Lauren Raquel Barbosa da Costa e Vitalínio Lannes Guedes, na sexta-feira à noite e Alberto Barreto Goerch, Gabriel Mariano Schneider e Rafael Friedrich, no sábado pela manhã. Entre os comentários gerais, os integrantes da banca, nos dois dias de evento, enfatizaram a oportunidade que a Instituição propicia aos acadêmicos, tendo em vista a importância da oratória e da argumentação como ferramenta de trabalho.
Demais acadêmicos do Curso de Direito prestigiaram os colegas que estavam debatendo.
Conforme o professor do Curso de Direito e membro da comissão organizadora da Maratona, Luís Carlos Gehrke, os alunos tiveram uma preparação intensa para o evento, comprovada pelo empenho nos debates. “Eles trouxeram até dados estatísticos para dar credibilidade à argumentação”, acrescenta. A dinâmica da Maratona consiste na discussão de assuntos, sendo que um grupo se posiciona contrário e o outro favorável. Todavia, isso é definido somente no momento do embate, por meio de sorteio.
Maratona oportunizou aos acadêmicos experiência de exercício da oralidade em público.
Os temas desta edição foram: Maternidade Substitutiva Remunerada; Trabalho Infantil Artístico; Direitos Hereditários e ITunes; Imigração e Direitos Sociais; Poliamor no Estado Laico; Tornozeleiras Eletrônicas e Vagas no Sistema Penitenciário; Política de Cotas Raciais para Ingresso no Ensino Superior; Regulamentação Trabalhista da Prostituição; Legalização da Maconha; Serviço Militar Obrigatório da Mulher; Facultatividade de Voto e Regulamentação dos Jogos de Azar.
Medalhas foram entregues ao final do segundo dia de Maratona.
A equipe vencedora da II Maratona de Argumentação Jurídica da FAMES foi Alteridade no Direito e o grupo Thémis ficou na segunda colocação. Ambos foram premiados com medalhas. Ao final do evento, os participantes estavam satisfeitos com a experiência de exercício da oralidade, além da vivência prática da vida profissional.
Avaliação geral da II Maratona é positiva
A comissão organizadora da atividade avalia positivamente esta segunda edição. “Apesar do reduzido número de equipes, não faltou empenho e propósito de envolvimento e dedicação daqueles que se dispuseram a participar”, afirma o professor Luís Carlos Gehrke. A III Maratona está prevista para o primeiro semestre de 2017, com o desafio de congregar maior número de discentes e egressos.
O egresso do curso de Direito da FAMES, Patrick Meneghetti, define a Maratona como uma das melhores iniciativas da graduação juntamente com a Instituição. Ele defendeu a equipe Thémis e garante que o estímulo à argumentação e oratória é fundamental na formação profissional. “O mais interessante é o empenho dos acadêmicos, que se deixam envolver pelos casos como parte das suas vidas”, acrescenta.
Equipe Thémis, segunda colocada.
Para a acadêmica do quarto semestre do Curso de Direito, Cinthia Mincolla, que integrou a equipe Alteridade no Direito, a Maratona é uma oportunidade de fomentar debates pertinentes da rotina acadêmica. “Esses eventos fazem um grande diferencial para nós, alunos, pois podemos exercitar a oratória e discutir temas expondo diferentes olhares e opiniões”, conclui.
Equipe campeã, Alteridade no Direito.
Confira a composição das equipes participantes da II Maratona:
Alteridade no Direito
- TAIS SALTON;
- ISRAEL CANTERLE DOS SANTOS PIRES;
- VERA LUCIA MARTINS DOS SANTOS VEIGA RIOS;
- CINTHIA CAMILO MINCOLLA;
- PRISCILA PIRES FERREIRA;
- ROBSON AUGUSTO DE ALMEIDA;
- SAMUEL VICTOR DA SILVA SILVA;
- ANDREA CRISTINA SILVA BASSO;
- EVERTON MACHADO PEREIRA (EGRESSO).
Thémis
- JÉSSICA BORTOLUSSI MARQUES;
- CARMEN ALMEIDA FAVIERO DOS SANTOS;
- BRUNA VERÔNICA RECH MACHADO DA SILVA;
- ANELIZE NUNES BORGES;
- CATHERINE PADOIN HENRIQUE;
- CLÁUDIO DA SILVA JÚNIOR;
- JOSÉ PANTALEÃO PIRES;
- SABRINA BRUM;
- PAULO BRUNNO BORBA GARCIA;
- PATRICK COSTA MENEGHETTI (EGRESSO).
Assessoria de Imprensa