Curso de Sistemas de Informação da FAMES realiza Aula Magna
por Faculdade Metodista de Santa Maria
—
publicado
15/09/2010 08h31,
última modificação
18/05/2016 16h36
Atividade abordou o gerenciamento de projetos de software no dia 13 de setembro
15/09/2010 08h31 - última modificação 18/05/2016 16h36

O gerenciamento de projetos de software foi o assunto abordado pela Prof. Dr. Lisandra Manzoni Fontoura, da UFSM, na Aula Magna do curso de Sistemas de Informação da Faculdade Metodista de Santa Maria. A Atividade, realizada em 13 de setembro na instituição, tratou de temas relativos à tomada de decisão, negociação, gestão de pessoas, liderança e competências, agregando a visão gestora ao processo de criação de softwares.
Segundo a palestrante, quando os gerentes possuem indicadores a tomada de decisão é facilitada. O papel do gerente é negociar com a equipe, com o cliente e parceiros. Cada vez está mais difícil gerenciar projetos, pois as tecnologias e as necessidades dos clientes mudam rapidamente, destacou Lisandra.
A principal característica na gestão de projetos está, conforme a professora, na liderança. Além disso, é necessário um conhecimento técnico e administrativo, tanto da parte financeira como de recursos humanos da empresa. Liderar, comunicar de forma eficaz, se relacionar, negociar, motivar e influenciar na organização são competências de um gerente de projetos, observou.
Jornalista responsável e fotos: Ana Paula Nogueira
Segundo a palestrante, quando os gerentes possuem indicadores a tomada de decisão é facilitada. O papel do gerente é negociar com a equipe, com o cliente e parceiros. Cada vez está mais difícil gerenciar projetos, pois as tecnologias e as necessidades dos clientes mudam rapidamente, destacou Lisandra.
A principal característica na gestão de projetos está, conforme a professora, na liderança. Além disso, é necessário um conhecimento técnico e administrativo, tanto da parte financeira como de recursos humanos da empresa. Liderar, comunicar de forma eficaz, se relacionar, negociar, motivar e influenciar na organização são competências de um gerente de projetos, observou.
Jornalista responsável e fotos: Ana Paula Nogueira