Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Curso de Letras debate a aquisição e representação da escrita em aula magna

Curso de Letras debate a aquisição e representação da escrita em aula magna

por Faculdade Metodista de Santa Maria — publicado 25/03/2009 09h23, última modificação 18/05/2016 16h35
Tema foi abordado a partir de projeto de pesquisa realizado pela Prof. Dr. Márcia Cristina Côrrea da UFSM

25/03/2009 09h23 - última modificação 18/05/2016 16h35

Curso de Letras debate a aquisição e representação da escrita em aula magna
A apresentação de dados e impressões sobre um projeto de pesquisa baseado na escrita foi o assunto em destaque na aula magna do curso de Letras da Faculdade Metodista. A 'oficina de escrita', trabalho coordenado pela Prof. Dr. Márcia Cristina Côrrea, da UFSM, se propõe a debater o ato de escrever, o que para muitos se torna complicado.

A pesquisa relatada foi usada na tese de doutorado da professora, que reuniu um grupo de pessoas para refletir, falar, escrever e representar a escrita. As conclusões do trabalho levaram ao entendimento de que com o passar dos anos escolares o desejo de escrever diminui e o objeto escrita torna-se um processo mecânico, sem significado e motivação.

Como reação a essa realidade, Márcia Côrrea observa que é preciso implementar propostas de interação na produção de textos em sala de aula. 'Sem intervenção de propostas interacionistas os futuros professores não conseguirão romper com o modelo da reprodução ‘ensino como aprendi’, perpetuando o ciclo do desprazer pela escrita'.

Experiências semelhantes às relatadas pela palestrante são vivenciadas também pelos(as) alunos(as) de Letras em fase de estágio, conforme os(as) próprios(as) acadêmicos(as). Dessa forma, houve uma interação e o debate sobre a melhor forma de atuar em relação a escrita.

Jornalista responsável e fotos: Ana Paula Nogueira