Você está aqui: Página Inicial / Notícias / Curso de Letras da FAMES realiza Aula Magna e Jornada Acadêmica

Curso de Letras da FAMES realiza Aula Magna e Jornada Acadêmica

por Faculdade Metodista de Santa Maria — publicado 05/10/2010 14h43, última modificação 18/05/2016 16h36
Mais de quinze trabalhos foram apresentados no evento entre os dias 30/09 e 01/10<br> <br>

05/10/2010 14h43 - última modificação 18/05/2016 16h36

Curso de Letras da FAMES realiza Aula Magna e Jornada Acadêmica
A partir do tema “Ensinar e aprender línguas estrangeiras na era digital – O que precisamos saber?” a professora da UFSM, Vanessa Ribas Fialho, conversou com estudantes e profissionais da área de Letras na Aula Magna do curso realizada no dia 30 de setembro na FAMES. A proposta era discutir as possibilidades e desafios dos(as) professores(as) de língua estrangeira no contexto digital.

“Nós não estamos falando do futuro, e sim sobre o que acontece hoje nas salas de aula”, destacou Vanessa no início de sua fala. Outro ponto abordado foi a questão da indisciplina em sala de aula e do modelo de escola existente que resiste a passagem do tempo. “Não basta apenas fazer um círculo em sala, é preciso mudar diretrizes”, enfatizou.

Com base em estudos e pesquisas, a professora ainda mostrou aos(às) participantes o lado positivo dos jogos eletrônicos, do cinema e da televisão no processo educativo, observando que eles estimulam e exercitam a coordenação motora, a memória visual, a paciência e a análise do enredo das narrativas, entre outros.

Após a palestra, iniciaram as apresentações de trabalhos. Ao todo, 18 comunicações foram apresentadas entre os dias 30 de setembro e 01 de outubro. Na abertura da atividade a Diretora da FAMES, professora Luciana Dias, ressaltou que eventos como esse materializam o que a instituição procura definir nos seus documentos institucionais. “A proposta da FAMES é vanguardista. Nós somos uma faculdade e não precisamos fazer pesquisa, mas nós queremos fazer pesquisa. Que vocês sejam instigados a ter o conhecimento como objetivo de vida”, desejou.

Jornalista responsável e fotos: Ana Paula Nogueira