Curso de Letras da FAMES realiza Aula Magna e Jornada Acadêmica
por Faculdade Metodista de Santa Maria
—
publicado
05/10/2010 14h43,
última modificação
18/05/2016 16h36
Mais de quinze trabalhos foram apresentados no evento entre os dias 30/09 e 01/10<br>
<br>
05/10/2010 14h43 - última modificação 18/05/2016 16h36

A partir do tema Ensinar e aprender línguas estrangeiras na era digital O que precisamos saber? a professora da UFSM, Vanessa Ribas Fialho, conversou com estudantes e profissionais da área de Letras na Aula Magna do curso realizada no dia 30 de setembro na FAMES. A proposta era discutir as possibilidades e desafios dos(as) professores(as) de língua estrangeira no contexto digital.
Nós não estamos falando do futuro, e sim sobre o que acontece hoje nas salas de aula, destacou Vanessa no início de sua fala. Outro ponto abordado foi a questão da indisciplina em sala de aula e do modelo de escola existente que resiste a passagem do tempo. Não basta apenas fazer um círculo em sala, é preciso mudar diretrizes, enfatizou.
Com base em estudos e pesquisas, a professora ainda mostrou aos(às) participantes o lado positivo dos jogos eletrônicos, do cinema e da televisão no processo educativo, observando que eles estimulam e exercitam a coordenação motora, a memória visual, a paciência e a análise do enredo das narrativas, entre outros.
Após a palestra, iniciaram as apresentações de trabalhos. Ao todo, 18 comunicações foram apresentadas entre os dias 30 de setembro e 01 de outubro. Na abertura da atividade a Diretora da FAMES, professora Luciana Dias, ressaltou que eventos como esse materializam o que a instituição procura definir nos seus documentos institucionais. A proposta da FAMES é vanguardista. Nós somos uma faculdade e não precisamos fazer pesquisa, mas nós queremos fazer pesquisa. Que vocês sejam instigados a ter o conhecimento como objetivo de vida, desejou.
Jornalista responsável e fotos: Ana Paula Nogueira
Nós não estamos falando do futuro, e sim sobre o que acontece hoje nas salas de aula, destacou Vanessa no início de sua fala. Outro ponto abordado foi a questão da indisciplina em sala de aula e do modelo de escola existente que resiste a passagem do tempo. Não basta apenas fazer um círculo em sala, é preciso mudar diretrizes, enfatizou.
Com base em estudos e pesquisas, a professora ainda mostrou aos(às) participantes o lado positivo dos jogos eletrônicos, do cinema e da televisão no processo educativo, observando que eles estimulam e exercitam a coordenação motora, a memória visual, a paciência e a análise do enredo das narrativas, entre outros.
Após a palestra, iniciaram as apresentações de trabalhos. Ao todo, 18 comunicações foram apresentadas entre os dias 30 de setembro e 01 de outubro. Na abertura da atividade a Diretora da FAMES, professora Luciana Dias, ressaltou que eventos como esse materializam o que a instituição procura definir nos seus documentos institucionais. A proposta da FAMES é vanguardista. Nós somos uma faculdade e não precisamos fazer pesquisa, mas nós queremos fazer pesquisa. Que vocês sejam instigados a ter o conhecimento como objetivo de vida, desejou.
Jornalista responsável e fotos: Ana Paula Nogueira