Curso de Direito desenvolve projetos de extensão que beneficiam comunidade e estudantes
por Faculdade Metodista de Santa Maria
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publicado
21/09/2010 07h11,
última modificação
18/05/2016 16h36
Trabalho nas áreas de Conselho Tutelar, Mediação Familiar e Direito do Consumidor é desenvolvido por acadêmicos(as) sob a supervisão de professores(as)<br>
21/09/2010 07h11 - última modificação 18/05/2016 16h36
A Faculdade Metodista de Santa Maria tem como proposta acadêmica ser uma instituição que estimula a participação dos(as) acadêmicos(as) em diferentes espaços sociais. Dessa forma, o Núcleo Extensionista Jurídico, vinculado ao curso de Direito, estimula os(as) alunos(as) a uma prática junto a comunidade em áreas de atuação diversificadas.
Atualmente, três projetos de extensão estão em andamento no Instituto Metodista de Ação Social (IMAS), no bairro Noal: interface entre os conselhos tutelares, poder executivo municipal e o curso de direito da FAMES; mediação familiar - o afeto como melhor alternativa para a solução dos conflitos intrafamiliares e o núcleo de atendimento jurídico especializado em direito do consumidor e previdenciário.
Os projetos, ao mesmo tempo em que propiciam a prática jurídica aos(às) acadêmicos(as), auxiliam na resolução dos problemas da comunidade. Assim, professores(as) e alunos(as) bolsistas e voluntários(as) integram um processo de troca de conhecimento e aprendizado.
O projeto de mediação familiar, por exemplo, direciona suas ações em atividades de conscientização da sociedade sobre a importância da conciliação e de um bom convívio familiar e tem sido a principal demanda atendida no IMAS. O cliente que busca nossos serviços faz o preenchimento de uma ficha e recebe a orientação jurídica. Todo esse processo é feito pelos alunos, diz a professora Angélica Cerdotes, coordenadora do projeto de mediação familiar.
A parte estrutural do processo, como confirmação de audiência, organização de pastas, encaminhamento de documentos ao fórum, entre outros trabalhos, também é atribuição dos(as) estudantes sob a orientação dos(as) professores(as). Bárbara Axt, acadêmica de Direito e bolsista do núcleo, observa que a prática da assistência jurídica aliada ao aprendizado teórico traz aos(às) alunos(as) qualificação e desenvoltura no exercício da advocacia. Em contrapartida, aos cidadãos esta ferramenta abre as portas para a consciência individual e a cidadania.
Desde 2007, outro projeto também tem papel importante no IMAS, o que trata do Conselho Tutelar. O diferencial de atuação desse projeto, coordenado pela professora Joseane Pedroso, é o fato do atendimento domiciliar nas casas que o Conselho encaminha. As questões do Conselho Tutelar são relacionadas a direito da família, Estatuto da Criança e do Adolescente. Junto dos alunos, controlo os processos e vou orientando, observa a docente.
Os(As) acadêmicos(as) que desejam participar dos projetos como bolsista, devem estar atentos aos editais que são publicados a cada semestre. Já para ser voluntário(a), basta preencher um termo e iniciar o trabalho. Enquanto estiver fazendo sucesso e os trabalhos forem realizados com êxito, vamos continuar com todos os projetos, destaca a professora Joseane Pedroso.
Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Estagiária de Jornalismo e fotos: Ingrid Bravo
Atualmente, três projetos de extensão estão em andamento no Instituto Metodista de Ação Social (IMAS), no bairro Noal: interface entre os conselhos tutelares, poder executivo municipal e o curso de direito da FAMES; mediação familiar - o afeto como melhor alternativa para a solução dos conflitos intrafamiliares e o núcleo de atendimento jurídico especializado em direito do consumidor e previdenciário.
Os projetos, ao mesmo tempo em que propiciam a prática jurídica aos(às) acadêmicos(as), auxiliam na resolução dos problemas da comunidade. Assim, professores(as) e alunos(as) bolsistas e voluntários(as) integram um processo de troca de conhecimento e aprendizado.
O projeto de mediação familiar, por exemplo, direciona suas ações em atividades de conscientização da sociedade sobre a importância da conciliação e de um bom convívio familiar e tem sido a principal demanda atendida no IMAS. O cliente que busca nossos serviços faz o preenchimento de uma ficha e recebe a orientação jurídica. Todo esse processo é feito pelos alunos, diz a professora Angélica Cerdotes, coordenadora do projeto de mediação familiar.
A parte estrutural do processo, como confirmação de audiência, organização de pastas, encaminhamento de documentos ao fórum, entre outros trabalhos, também é atribuição dos(as) estudantes sob a orientação dos(as) professores(as). Bárbara Axt, acadêmica de Direito e bolsista do núcleo, observa que a prática da assistência jurídica aliada ao aprendizado teórico traz aos(às) alunos(as) qualificação e desenvoltura no exercício da advocacia. Em contrapartida, aos cidadãos esta ferramenta abre as portas para a consciência individual e a cidadania.
Desde 2007, outro projeto também tem papel importante no IMAS, o que trata do Conselho Tutelar. O diferencial de atuação desse projeto, coordenado pela professora Joseane Pedroso, é o fato do atendimento domiciliar nas casas que o Conselho encaminha. As questões do Conselho Tutelar são relacionadas a direito da família, Estatuto da Criança e do Adolescente. Junto dos alunos, controlo os processos e vou orientando, observa a docente.
Os(As) acadêmicos(as) que desejam participar dos projetos como bolsista, devem estar atentos aos editais que são publicados a cada semestre. Já para ser voluntário(a), basta preencher um termo e iniciar o trabalho. Enquanto estiver fazendo sucesso e os trabalhos forem realizados com êxito, vamos continuar com todos os projetos, destaca a professora Joseane Pedroso.
Jornalista responsável: Ana Paula Nogueira
Estagiária de Jornalismo e fotos: Ingrid Bravo
